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No que concerne à formatação de documentos oficiais, assinale a alternativa INCORRETA.

O termo e-mail pode ser definido de três formas diferentes: I. e-mail é um gênero textual; II. e-mail é um sistema de transmissão de mensagens eletrônicas; III. e-mail é um endereço eletrônico. Em relação à definição de e-mail como gênero textual (I), é correto afirmar que

A mensagem em redação oficial é o instrumento de comunicação oficial entre Chefes dos Poderes Públicos.

Sobre a finalidade das mensagens, analise as afirmativas abaixo.

I. Mensagem pode ter finalidade de encaminhamento de proposta de emenda constitucional.

II. Mensagem pode ter finalidade de indicação de autoridades.

Assinale a alternativa correta.

O uso adequado dos Pronomes de Tratamento na Redação Oficial assegura o princípio da formalidade e padronização das comunicações. 

Indique a opção que apresenta INADEQUAÇÃO no uso do Pronome de Tratamento. 

O Texto a seguir refere-se aos itens 16 a 25.

OFÍCIO Nº 155/2017/CMNS
                                                                              Nova Serrana-MG, 03 de maio de 2017.

A Sua Excelência o Senhor
José de Souza
Prefeito
Prefeitura de Nova Serrana-MG


Assunto: Solicitação


                         Senhor Prefeito,
1                       Com cordiais cumprimentos deste gabinete, venho solicitar a Vossa Excelência maior detalhamento e justificativa sobre os processos licitatórios 56/2017, pregão presencial 27/2017 (empresa, planejamento e organização de práticas esportivas para a festa do trabalhador) e 28/2017, PL 57/2017, RP 19/2017 (aquisição de picolés).
2                       Tendo em vista a necessidade de transparência e de otimização dos recursos públicos sob nossa responsabilidade, e ante as demandas tão complexas e urgentes em nosso município, solicito mais informações sobre as questões supracitadas.
3                       Diante do exposto, deixo meus votos de estima e consideração.

                          Respeitosamente,

                                             João da Silva
                                                Vereador


Adaptado de: https://www.novaserrana.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/1559/comunicado--respostas-de-oficios. Acesso em: 16 mar. 2022.

Considerando os aspectos linguísticos e semânticos do texto, julgue o seguinte item.

Em “[...] ante as demandas tão complexas e urgentes [...]”, o termo destacado é um advérbio de intensidade, sendo possível a
seguinte reescrita do excerto: “ante as demandas bastante complexas e urgentes”.

O Texto a seguir refere-se aos itens 16 a 25.

OFÍCIO Nº 155/2017/CMNS
                                                                              Nova Serrana-MG, 03 de maio de 2017.

A Sua Excelência o Senhor
José de Souza
Prefeito
Prefeitura de Nova Serrana-MG


Assunto: Solicitação


                         Senhor Prefeito,
1                       Com cordiais cumprimentos deste gabinete, venho solicitar a Vossa Excelência maior detalhamento e justificativa sobre os processos licitatórios 56/2017, pregão presencial 27/2017 (empresa, planejamento e organização de práticas esportivas para a festa do trabalhador) e 28/2017, PL 57/2017, RP 19/2017 (aquisição de picolés).
2                       Tendo em vista a necessidade de transparência e de otimização dos recursos públicos sob nossa responsabilidade, e ante as demandas tão complexas e urgentes em nosso município, solicito mais informações sobre as questões supracitadas.
3                       Diante do exposto, deixo meus votos de estima e consideração.

                          Respeitosamente,

                                             João da Silva
                                                Vereador


Adaptado de: https://www.novaserrana.mg.gov.br/portal/noticias/0/3/1559/comunicado--respostas-de-oficios. Acesso em: 16 mar. 2022.

Considerando as orientações referentes à Redação Oficial, julgue o seguinte item.

O excerto “Com cordiais cumprimentos deste gabinete, venho solicitar a Vossa Excelência [...]” pode ser reescrito como “Solicito a Vossa Excelência”, o que o tornaria mais adequado em relação aos critérios de objetividade e concisão da Redação Oficial.

A respeito da redação de expedientes, julgue o item a seguir.  

Para documentos que sigam o padrão ofício, a numeração é obrigatória a partir da segunda página

A coesão e a coerência são atributos da redação oficial e estão devidamente preservadas no enunciado:

Os manuais de redação asseveram que a ordem direta dos termos nas orações é necessária e imprescindível à compreensão das comunicações oficiais, tal como se apresenta em:

Em relação ao uso dos fechos nas correspondências oficiais, julgue o seguinte item.

Recomenda-se o emprego de Respeitosamente como fecho de correspondências oficiais cujo destinatário ocupe cargo superior ao do remetente e de Atenciosamente para os demais casos.

Segundo o Manual de Redação da Presidência da República, em caso de signatário do sexo feminino em comunicações oficiais, deve-se seguir determinado procedimento. Aplicando-o às alternativas a seguir, assinale a que apresente tal procedimento corretamente. 

Documentos oficiais são aqueles que vem de atos oficiais e apresentam atos da administração pública. Assinale a alternativa correta no que diz respeito aos documentos oficiais: 

No caso da redação oficial, quem comunica é sempre o serviço público (este/esta ou aquele/aquela Ministério, Secretaria, Departamento, Divisão, Serviço, Seção); o que se comunica é sempre algum assunto relativo às atribuições do órgão que comunica; e o destinatário dessa comunicação é o público, uma instituição privada ou outro órgão ou entidade pública, do Poder Executivo ou dos outros Poderes. 
(Manual de Redação da Presidência da República, 2018, p.16.)

Qual dos atributos da Redação Oficial mais contribui para a afirmativa acima?

O Manual de Redação da Presidência da República 2018, com o qual as normas de redação do estado de Santa Catarina concordam, faz menção às formas de encerramento das comunicações oficiais, que estão estreitamente relacionadas à hierarquia administrativa do 
emissor e do receptor. Assim, ficam estabelecidas as formas para autoridades brasileiras.

No caso de uma correspondência ser endereçada a autoridade de igual hierarquia, deve ser usada a expressão: 

No encerramento de um documento oficial, segundo as regras estabelecidas pelo Manual de Redação Oficial do Governo de Santa Catarina, emprega-se:

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