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O conceito de caminho-objetivo para liderança concentra- se em vários tipos de comportamento do líder e de fatores

Três características foram identificadas nos líderes transformacionais: o carisma, o estilo intelectual e

Robert Blake e Jane Mouton propuseram uma classificação de estilos de liderança em que definiram duas dimensões de comportamento do líder: a preocupação com

Abraham Maslow, a partir de sua atuação como psicólogo clínico, elaborou um modelo a fim de explicar as necessidades essenciais para um desenvolvimento psicológico sadio. Ele incorporou a ênfase de MacClelland na importância da aceitação social, do controle pessoal, do reconhecimento e da realização, mas avançou vários passos ao propor conjuntos de necessidades adicionais e sugerindo classificá-los segundo uma ordem

Liderança e poder são elementos interligados no processo de influenciar pessoas, sendo que o poder é a força no direcionamento dos sistemas e das situações sociais, por meio dos recursos organizacionais, e pode se classificar em diferentes tipos no ambiente organizacional. O poder inerente à estrutura organizacional, como um cargo ou uma função pré-definidos e compartilhados na cultura da empresa, corresponde ao poder

Acerca dos diferentes temas de estudo do comportamento
organizacional, julgue os itens que se seguem.

A liderança, um fenômeno que deriva da influência interpessoal, ocorre a partir das bases de poder como experiência, referência, legitimidade, recompensa e coerção.

Várias perspectivas são consideradas para o estudo e compreensão da liderança. A abordagem do comporta- mento pressume que

Acerca do comportamento humano nas organizações, julgue os itens subsequentes.

A relação de dependência interpessoal entre dois indivíduos é um elemento importante para a compreensão do poder e da liderança nas organizações.

O poder de liderança pode ter origem em duas fontes: o poder de posição e o poder pessoal. O poder de posição pode ser dividido em três subtipos: o poder

Liderança e poder são temas mutuamente dependentes, pois o poder para o líder é um meio de facilitar a realização das metas do grupo. Avalie as assertivas abaixo:

I. A liderança não requer compatibilidade entre as metas e sim uma relação de dependência entre o líder e os liderados.

II. A especialização tornou-se uma das mais poderosas fontes de poder à medida que a tecnologia foi crescendo nas organizações.

III. A relação de dependência que mantém o poder é aumentada quando o recurso que é controlado é importante, escasso e insubstituível.

IV. No poder de referência, o grupo concorda com as orientações, pois tratará benefícios positivos.

Robert Blake e Jane Mouton desenvolveram um modelo de estilo de liderança no contexto de um gráfico, em que as várias combinações entre uma preocupação com pessoas e uma preocupação com a produção definem os cinco principais estilos de liderança. O estilo de liderança denominado por eles como 1.9 envolve a

Um dos mais importantes modelos contingenciais da liderança através da Teoria da Correspondência do Líder foi descrito por Fiedler (1967). Trabalhando com grupos cujos líderes poderiam ser facilmente identificados, acreditava que o desempenho destes podia ser medido utilizando-se da seguinte escala:

Segundo a abordagem que discrimina diversas modalidades de liderança, um líder focado apenas nas tarefas, que toma decisões individuais e desconsidera a opinião dos liderados é consideradoumlíder:

A teoria da trajetória-meta indica que os líderes podem influenciar, de diversas maneiras, a satisfação, a motivação e o desempenho dos membros do grupo. Um líder a fim de atingir tais metas pode ter de adotar diferentes estilos de liderança em função do que a situação exigir. Foram identificados quatro tipos distintos de comportamento do líder: liderança diretiva, de apoio, participativa e

Na literatura encontramos vários conceitos e teorias sobre liderança. Analise as assertivas abaixo sobre o tema e assinale a alternativa CORRETA:

I. O grid gerencial de Blake & Mouton baseia-se na orientação que o líder tem para o desenvolvimento dos liderados, valorizando a experimentação, buscando novas ideias e gerando mudanças.

II. Os líderes autocráticos centralizam em si mesmos o poder e a tomada de decisão, estruturando toda a situação de trabalho.

III. Na teoria situacional de Hersey & Blanchard, a liderança de sucesso é alcançada na escolha do estilo de liderança adequado ao grupo, concentrando-se nos seguidores.

IV. A teoria Caminho - Objetivo propõe que o desempenho do grupo depende da combinação entre o estilo de interação do líder e o grau em que a situação dá controle e influência ao líder.

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