Para Bion, os grupos funcionam em dois níveis: o nível da tarefa que envolve objetivos e regras conscientes e o nível da valência que inclui a dimensão afetiva e inconsciente do grupo.
Sobre a organização da esfera afetiva em suposições básicas, no nível da valência, assinale a alternativa correta.
De acordo com Pichon-Rivière (2009), a estrutura e a função de um grupo qualquer estão dadas pelo interjogo de mecanismos de assunção e atribuição de papeis, que representam modelos de condutas correspondentes à posição dos indivíduos nessa rede de interações. Na técnica do grupo operativo, podem emergir os seguintes papeis:
Marque a alternativa que correlaciona corretamente os papeis a suas descrições:
De acordo com Pichon-Rivière (2009), a estrutura e a função de um grupo qualquer estão dadas pelo interjogo de mecanismos de assunção e atribuição de papeis, que representam modelos de condutas correspondentes à posição dos indivíduos nessa rede de interações. Na técnica do grupo operativo, podem emergir os seguintes papeis: I. Coordenador II. Observador III. Porta-voz IV. Bode expiatório V. Líder VI. Sabotador ( ) Depositário dos aspectos positivos do grupo. ( ) Recolhe todo o material, expresso verbal e pré-verbalmente no grupo ( ) Depositário dos aspectos negativos ou atemorizantes do grupo ou da tarefa. ( ) Liderança da resistência à mudança. ( ) Denuncia o acontecer grupal, as fantasias que o movem, as ansiedades e necessidades da totalidade do grupo. ( ) Ajuda os membros a pensar, abordando o obstáculo epistemológico configurado pelas ansiedades básicas. Marque a alternativa que correlaciona corretamente os papeis a suas descrições:
Uma unidade social é considerada um grupo quando reúne os atributos:
A inteligência emocional, estratégia fundamental para a liderança de grupos, exige determinadas habilidades.
Sobre essas habilidades, analise os itens a seguir.
I. Autoconhecimento emocional.
II. Persuasão.
III. Habilidades em relacionamentos interpessoais.
Está correto o que se afirma em
Kinicki e Kreitner referem-se ao conceito de “coesão de grupo" para discorrer sobre um sentimento de nós que liga os integrantes do grupo. Esse conceito relaciona-se com os conceitos da obra de José Bleger de
Sobre as intervenções grupais é CORRETO afirmar:
A Teoria de Desenvolvimento do grupo de Bion (1961) afirma que os grupos funcionam em dois níveis, o nível da manifestação e o nível
Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.
No caso de problemática circunscrita a determinada unidade organizacional, grupos focais poderão ser utilizados para apreender as opiniões de cada participante sobre algum assunto e compará-las entre si, até que se encontre um padrão coletivo nas respostas verbalizadas.
Os setores de gestão de pessoas frequentemente se valem de métodos e técnicas de pesquisa aplicada para compreender a realidade dos trabalhadores para os quais prestam serviços nas organizações. A respeito desse assunto, julgue o item subsecutivo.
Um survey para identificar as percepções dos servidores do órgão sobre fenômeno de interesse organizacional deverá prever a definição de uma amostra por conveniência e o uso de técnicas estatísticas descritivas.
A respeito da comunicação e do relacionamento interpessoais, julgue os itens que se seguem.
As relações interpessoais são favorecidas quando as pessoas entendem que as condutas de outros em relação a elas são primordialmente resultado de características pessoais inerentes à personalidade de cada um, e não decorrentes de variáveis situacionais.
... “ O objeto de formação do profissional deve instrumentar o sujeito para uma prática de transformação de si, dos outros e do contexto em que estão inseridos. Defende ainda a ideia de que aprendizagem é sinônimo de mudança, na medida em que deve haver uma relação dialética entre sujeito e objeto e não uma visão unilateral, estereotipada e cristalizada... A aprendizagem é um processo contínuo em que comunicação e interação são indissociáveis, na medida em que aprendemos a partir da relação com os outros". (PICHON-RIVIÈRE, 1998)
A citação acima se refere a uma técnica muito utilizada em saúde mental que consiste em um trabalho com grupos, cujo objetivo é promover um processo de aprendizagem para os sujeitos envolvidos. A técnica acima descrita descreve:
Na psicanálise contemporânea, quer a individual quanto a grupal, os fenômenos da transferência e da contratransferência são considerados no processo analítico. No campo grupal, há distintas formas de a transferência se manifestar nos grupos, tanto a que é dirigida por um, individualmente, e todos diretamente em relação à pessoa do grupoterapeuta, quanto às transferências laterais, de cada um com
Dentre as diferentes modalidades grupais, encontra-se o “Grupo de Reflexão”, técnica que implica em que se trabalhe com as seguintes quatro funções do Ego: percepção, pensamento, conhecimento e
No trabalho com grupos, encontramos diversas correntes teóricas, uma delas é a psicanalítica. Embora Freud tenha realizado seus atendimentos individualmente, considera-se que o trabalho grupal seja possível, mantendo seus aspectos fundamentais na escuta das produções inconscientes e na relação transferencial, possibilitando a construção de um sujeito desejante, através do compartilhamento das experiências que ressoam nos integrantes do grupo. A utilização dos dispositivos grupais pela psicologia estaria justificada