No âmbito dos estudos sobre a maturidade, o pesquisador E. Erikson, cunhou o conceito de generatividade o qual pode ser entendido como:
Na perspectiva do conceito de “Âncora de Carreira”, ao tomar uma decisão de movimentação profissional, de ocupação de um cargo com escopo essencialmente distinto das experiências anteriores (por exemplo: de função técnica-especialista para outra de caráter administrativo), é possível que alguns profissionais rejeitem a proposta. Considerando a premissa teórica em questão, o motivo mais aderente para a recusa da mudança de cargo é
Um psicólogo da companhia é o responsável pelo projeto de criação da Academia Corporativa desde a proposição do conceito de Academia até a sua implementação. Para isso, deverá definir as premissas para planejar a implementação do projeto: I. Desenvolvimento interno, reduzindo o conhecimento explícito. II. Consultores externos, absorvendo o conhecimento tácito. III. Consultores internos, transformando conhecimento tácito em explícito. IV. Consultores externos, desenvolvimento externo de talentos. V. Desenvolvimento interno, transformando conhecimento explícito em tácito. São premissas essenciais para planejar a implementação do projeto APENAS as que constam em
O processo de observação, aprendizagem e melhoria das práticas organizacionais pela comparação com as práticas adotadas por outra organização, é denominado
O uso de taxionomias de objetivos educacionais facilita também
É relevante para o gestor o conhecimento das diferenças entre coaching e mentoring, presentes em boa parte da literatura sobre o assunto.
Em relação a esses conceitos, assinale a afirmativa correta.
Na comparação entre o mentoring e o coaching, assinale a afirmativa correta.
A diretora de recursos humanos de uma empresa fabricante de autopeças quer avaliar os resultados dos projetos de desenvolvimento de pessoas realizados no ano anterior. O foco principal desses projetos foi o treinamento para melhoria do desempenho no nível dos cargos, e os projetos utilizaram métodos diversos, como participação em cursos externos, aprendizagem prática e exercícios de simulação. A diretora poderia utilizar como indicadores de avaliação dos resultados dessas iniciativas, no nível dos cargos: