Em meados do século XX, a tão aludida
Administração Científica do Trabalho de Taylor parte
da valorização do conhecimento científico, no sentido
da formulação de métodos objetivos de execução,
uniformes e heteroprescritos. Essa racionalização da
organização do trabalho, a partir da introdução de
normas e procedimentos sistemáticos e uniformes,
visava identificar e caracterizar a melhor e única
forma de execução do trabalho. Acreditava-se,
portanto, em uma possível adequação perfeita entre o
trabalho concebido pela gerência e a execução por
parte dos operadores. Entretanto, ao se aproximar do
trabalho humano em situações reais, a Ergonomia
revelou que o trabalho efetuado não correspondia ao
trabalho esperado. Essa defasagem entre o trabalho
prescrito e a forma como ele realmente é efetuado foi
amplamente incorporada à Psicologia do Trabalho e
possibilitou a construção de conceitos como o de
Inteligência Prática. A partir desse entendimento,
foram feitas as seguintes afirmativas:
I. Para a Ergonomia, a Atividade corresponde ao
trabalho prescrito, ou seja, a forma como o trabalho
é concebido.
II. Em acordo com a teoria dejouriana, o trabalhador,
ao constatar a impraticabilidade exata da prescrição,
inevitavelmente será afetado, inicialmente, por uma
experiência penosa – a experiência de fracasso.
III. O trabalhador, ao ser afetado pela impossibilidade
de seguir estritamente a prescrição, mobilizará sua
busca por solução. Nessa busca por soluções, o
trabalhador pode recorrer à Inteligência Prática.
IV. Cinco características metapsicológicas da
Inteligência Prática apresentadas na teoria
dejouriana são: a Inteligência Prática é
fundamentalmente enraizada no corpo; concede
maior importância aos resultados da ação do que ao
caminho empreendido para alcançá-los; está
presente em todas as atividades de trabalho; possui
poder criador; é amplamente difundida entre os
homens em seu aspecto potencial.
Assinale a alternativa correta:
Com relação às temáticas avaliação e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.
A gestão de desempenho diferencia-se da avaliação de desempenho, visto que aquela privilegia a etapa de planejamento, momento em que se considera, além dos objetivos e metas, o contexto material, psicossocial e técnico do trabalho realizado pelos funcionários.