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Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • Certo
    • Errado

Em meados do século XX, a tão aludida Administração Científica do Trabalho de Taylor parte da valorização do conhecimento científico, no sentido da formulação de métodos objetivos de execução, uniformes e heteroprescritos. Essa racionalização da organização do trabalho, a partir da introdução de normas e procedimentos sistemáticos e uniformes, visava identificar e caracterizar a melhor e única forma de execução do trabalho. Acreditava-se, portanto, em uma possível adequação perfeita entre o trabalho concebido pela gerência e a execução por parte dos operadores. Entretanto, ao se aproximar do trabalho humano em situações reais, a Ergonomia revelou que o trabalho efetuado não correspondia ao trabalho esperado. Essa defasagem entre o trabalho prescrito e a forma como ele realmente é efetuado foi amplamente incorporada à Psicologia do Trabalho e possibilitou a construção de conceitos como o de Inteligência Prática. A partir desse entendimento, foram feitas as seguintes afirmativas:
I. Para a Ergonomia, a Atividade corresponde ao trabalho prescrito, ou seja, a forma como o trabalho é concebido.
II. Em acordo com a teoria dejouriana, o trabalhador, ao constatar a impraticabilidade exata da prescrição, inevitavelmente será afetado, inicialmente, por uma experiência penosa – a experiência de fracasso. III. O trabalhador, ao ser afetado pela impossibilidade de seguir estritamente a prescrição, mobilizará sua busca por solução. Nessa busca por soluções, o trabalhador pode recorrer à Inteligência Prática.
IV. Cinco características metapsicológicas da Inteligência Prática apresentadas na teoria dejouriana são: a Inteligência Prática é fundamentalmente enraizada no corpo; concede maior importância aos resultados da ação do que ao caminho empreendido para alcançá-los; está presente em todas as atividades de trabalho; possui poder criador; é amplamente difundida entre os homens em seu aspecto potencial.
Assinale a alternativa correta:

Com relação às temáticas avaliação e gestão de desempenho, julgue os itens subsequentes.

A gestão de desempenho diferencia-se da avaliação de desempenho, visto que aquela privilegia a etapa de planejamento, momento em que se considera, além dos objetivos e metas, o contexto material, psicossocial e técnico do trabalho realizado pelos funcionários.

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