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Marcos, Analista de Tecnologia da Informação de uma Universidade Federal, estava estudando os conceitos de orientação a objetos e desenvolveu as seguintes classes em Java:

Qual informação está inadequada sobre as classes desenvolvidas por Marcos?

Acerca de aspectos de linguagens de programação,

algoritmos e estruturas de dados e objetos, programação

orientada a objetos e arquitetura MVC, julgue os itens

subsequentes.

Uma das desvantagens da programação orientada a objetos está no fato de que seus programas são de difícil manutenção, uma vez que esse tipo de abordagem lida com problemas complexos.

Alguns tipos de banco de dados e certas ferramentas de desenvolvimento de software atualmente utilizam o paradigma da orientação a objetos. Assinale a afirmação correta quanto aos fundamentos da tecnologia de orientação a objetos.

Acerca da Orientação a Objetos, analise as afirmativas a seguir. I. Antes mesmo de ser possível manipular objetos é preciso definir uma classe, pois essa é a unidade inicial e mínima de código na Orientação a Objetos. É a partir de classes que futuramente será possível criar objetos. II. Antes do processo inicial de identificar as classes que devem ser manipuladas, surge a necessidade de detalhá- las. A classe é responsável por definir sua estrutura de dados e representar suas características, no entanto, não podem ser representadas a partir de substantivos. III. O método é o responsável por identificar e executar as operações que a classe fornecerá. Método é uma porção de código que é disponibilizado pela classe. IV. Um objeto é a representação de um conceito/entidade do mundo real, que pode ser física ou conceitual e possui um significado bem definido para um determinado software. Para esse conceito/entidade, deve ser definida inicialmente uma classe a partir da qual posteriormente serão instanciados objetos distintos. Assinale a alternativa CORRETA

No diagrama apresentado abaixo, o conceito de orientação a objetos utilizados é:

Acerca de aspectos de linguagens de programação,

algoritmos e estruturas de dados e objetos, programação

orientada a objetos e arquitetura MVC, julgue os itens

subsequentes.

Na programação orientada a objetos, a capacidade de um objeto de ser referenciado de várias formas é chamada de polimorfismo, ou seja, uma coisa com várias formas distintas.

Na orientação a objetos, o recurso que visa organizar em classes, denominadas de superclasses, todos os atributos e métodos comuns a vários tipos de objetos é o(a)

Sobre boas práticas em Orientação a Objetos, considerando o uso da linguagem Java, é correto afirmar que

Assinale a alternativa que, na programação orientada a objetos, representa a característica que permite prover uma única interface a entidades de diferentes tipos.

Sobre programação estruturada e programação orientada a objetos, é INCORRETO afi rmar que:

De acordo com as defi nições de

Programação Orientada a Objetos, o princípio do

encapsulamento destaca-se com as assertivas a

seguir:

I - Serve para controlar o acesso aos atributos e

métodos de uma classe.

II - Tem por signifi cado separar o programa em

partes, o mais isolado possível.

III - Tornar o software fácil de atualizar, mais

fl exível e de criar novas implementações.

IV - Representa uma forma efi ciente de proteger

os dados manipulados dentro da classe, além de

determinar onde a mesma poderá ser modifi cada.

Dentre as assertivas apresentadas, quais são

VERDADEIRAS:

Preencha as lacunas e, em seguida, assinale a alternativa correta. Uma classe _______________ é aquela que contém uma declaração de método vazia e definições concretas de métodos e variáveis de instância. Desta forma uma classe ___________ situa-se entre uma __________ e uma classe __________ . Da mesma forma que uma interface, esse tipo de classe não pode ser ____________ .

Na programação orientada a objetos, temos conceitos como Herança e Polimorfismo. Sobre esses conceitos analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).

I. Para evitar código redundante, o paradigma de orientação a objetos oferece uma estrutura hierárquica e modular para reutilização de código através de uma técnica conhecida como herança.

II. Herança permite projetar classes genéricas que podem ser especializadas em classes mais particulares, onde as classes especializadas reutilizam o código das mais genéricas.

III. Literalmente, “polimorfismo” significa “muitas formas”. No contexto e projeto orientado a objetos, entretanto, refere-se à habilidade de uma variável de objeto de assumir formas diferentes.

IV. Polimorfismo permite que os atributos de uma classe não tenham acesso diretamente.

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