Lev Vygotsky (1896-1934) psicólogo bielo-russo é leitura fundamental quando nos debruçamos no estudo da psicologia humana e sua relação com a escola. Suas obras são essenciais para a compreensão do desenvolvimento do sujeito no contexto escolar. Leia as afirmativas que apontam concepções deste autor no que tange ao desenvolvimento e aprendizagem: I- Desenvolvimento e aprendizagem são dois processos que se fundem no cérebro infantil, ocorre de forma abstrata e conexa. II- Aprendizagem e desenvolvimento são processos que mantem complexas inter-relações, há um entrelaçamento entre os dois aspectos. São processos independentes, mas que se complementam. III- Aprendizagem e desenvolvimento são processos sociais que mantém relações contraditórias e desvinculadas do contexto social. IV- Desenvolvimento e aprendizagem são processos que ocorrem diferentemente, o primeiro de cunho biológico e o segundo exclusivamente social e independente. Assinale somente a resposta CORRETA:
Professora Sandra chega à escola onde irá atuar, recebe orientações da Diretora Joana e, posteriormente, deverá elaborar um plano de aula, vinculado a Tendência Progressista “crítico social dos conteúdos”. Nesta direção, professora Sandra, deverá elaborar um plano de aula e saber que: I. O papel da escola é o de difundir conteúdos vivos, concretos e indissociáveis da realidade social. II. A função da pedagogia dos conteúdos é avançar no papel transformador da escola, a partir das condições existentes. III. Os métodos partem de uma relação direta com a experiência do aluno, confrontada com o saber trazido de fora. IV. A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se diretamente com o sistema produtivo. V. O sujeito através da linguagem se apropriar do conhecimento historicamente construído, reelaborando-o e, na sua interação com o meio e com os outros, constrói novos conhecimentos. Assinale a alternativa correta:
Quando uma escola afirma que: o aluno é sujeito historicamente situado. Constrói seu conhecimento através de suas relações com o mundo natural e social, sendo síntese das relações sociais de sua época. E o professor, por sua vez, é mediador e problematiza dor, atuando na zona de desenvolvimento proximal. O conteúdo é historicamente construído pela humanidade e reelaborado individual e coletivamente através das interações. A escola é dinâmica e interativa. A aprendizagem é o ponto de partida para o desenvolvimento. O erro é visto como parte do processo de construção do conhecimento. Podemos afirmar que esta escola tem como abordagem pedagógica a Teoria:
Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.
Conforme a teoria em questão, o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de desenvolvimento.
Leia as afirmativas a seguir: I. De acordo com as visões vigotskyana e bahktiniana, a fim de que se tenha uma aprendizagem significativa e profícua para o aluno, é importante que haja envolvimento dele nesse processo. II. É necessário que o professor conheça as crenças dos alunos, sentimentos e atitudes com relação ao seu aprendizado, já que o estudante é dotado de um sistema de crenças e um background, os quais influenciam no seu processo de aprendizagem. III. O aluno não deve ser um sujeito atuante e ativo no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, pois somente assim essa prática pode ser eficiente e satisfatória tanto para ele quanto para o professor. IV. Ter conhecimento da individualidade dos aprendizes, das suas percepções, vontades e dificuldades faz com que o aprendizado seja profícuo, uma vez que, conforme a teoria vigotskiana, não há aprendizagem se ela não for significativa. Marque a alternativa CORRETA:
Seguindo a concepção de Vygotsky sobre a aprendizagem, é correto afirmar que a professora:
Vygotsky considera a relação entre aprendizagem e desenvolvimento como
Pensando nas múltiplas contribuições oferecidas pelas teorias de aprendizagem desenvolvidas ao longo do século XX, é correto afirmar que entre elas existem múltiplas abordagens da relação entre linguagem e cognição e é corretamente definida pela alternativa:
No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.
Para Vygotsky, por trás das palavras, existe uma gramática própria do pensamento, uma sintaxe dos sentidos das palavras. Essa gramática, essa sintaxe, origina-se nas formas sociais de interação verbal, mas é permeada por uma realidade psicológica individual.
O conhecimento científico socialmente construído e acumulado historicamente apresenta um modo:
No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.
Vygotsky concedeu um novo status epistemológico às atividades humanas, mostrando que, mais importante do que a linguagem, são os processos de pensamento.
Vygotsky foi um dos primeiros autores a diferenciar o processo de aprendizagem da criança e a formalização escolar. Para este autor, a aprendizagem começa no ingresso à escola. Nessa afirmação, fica claro que, para este teórico, o processo de formalização do conhecimento proposto pela escola:
De acordo com Vygotsky:
Acerca do conceito desenvolvido por Vygotsky acerca do pensamento generalizante, é correto afirmar que:
Segundo Moreira (1999, p.118), "para Vygotsky, o único bom ensino é aquele que está à frente do desenvolvimento cognitivo e o dirige." Com base nessa afirmativa e na teoria de Vygotsky, é correto afirmar sobre o processo de aprendizagem na escola que: