Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 72 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • Certo
    • Errado
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • Certo
    • Errado
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • Certo
    • Errado
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

Lev Vygotsky (1896-1934) psicólogo bielo-russo é leitura fundamental quando nos debruçamos no estudo da psicologia humana e sua relação com a escola. Suas obras são essenciais para a compreensão do desenvolvimento do sujeito no contexto escolar. Leia as afirmativas que apontam concepções deste autor no que tange ao desenvolvimento e aprendizagem: I- Desenvolvimento e aprendizagem são dois processos que se fundem no cérebro infantil, ocorre de forma abstrata e conexa. II- Aprendizagem e desenvolvimento são processos que mantem complexas inter-relações, há um entrelaçamento entre os dois aspectos. São processos independentes, mas que se complementam. III- Aprendizagem e desenvolvimento são processos sociais que mantém relações contraditórias e desvinculadas do contexto social. IV- Desenvolvimento e aprendizagem são processos que ocorrem diferentemente, o primeiro de cunho biológico e o segundo exclusivamente social e independente. Assinale somente a resposta CORRETA:

Professora Sandra chega à escola onde irá atuar, recebe orientações da Diretora Joana e, posteriormente, deverá elaborar um plano de aula, vinculado a Tendência Progressista “crítico social dos conteúdos”. Nesta direção, professora Sandra, deverá elaborar um plano de aula e saber que: I. O papel da escola é o de difundir conteúdos vivos, concretos e indissociáveis da realidade social. II. A função da pedagogia dos conteúdos é avançar no papel transformador da escola, a partir das condições existentes. III. Os métodos partem de uma relação direta com a experiência do aluno, confrontada com o saber trazido de fora. IV. A escola atua no aperfeiçoamento da ordem social vigente, articulando-se diretamente com o sistema produtivo. V. O sujeito através da linguagem se apropriar do conhecimento historicamente construído, reelaborando-o e, na sua interação com o meio e com os outros, constrói novos conhecimentos. Assinale a alternativa correta:

Quando uma escola afirma que: o aluno é sujeito historicamente situado. Constrói seu conhecimento através de suas relações com o mundo natural e social, sendo síntese das relações sociais de sua época. E o professor, por sua vez, é mediador e problematiza dor, atuando na zona de desenvolvimento proximal. O conteúdo é historicamente construído pela humanidade e reelaborado individual e coletivamente através das interações. A escola é dinâmica e interativa. A aprendizagem é o ponto de partida para o desenvolvimento. O erro é visto como parte do processo de construção do conhecimento. Podemos afirmar que esta escola tem como abordagem pedagógica a Teoria:

Com base na teoria sociocultural de Vygotsky, julgue o item subsequente.

Conforme a teoria em questão, o adulto não deve solicitar que a criança realize tarefas que estejam acima de seu nível de desenvolvimento.

Leia as afirmativas a seguir: I. De acordo com as visões vigotskyana e bahktiniana, a fim de que se tenha uma aprendizagem significativa e profícua para o aluno, é importante que haja envolvimento dele nesse processo. II. É necessário que o professor conheça as crenças dos alunos, sentimentos e atitudes com relação ao seu aprendizado, já que o estudante é dotado de um sistema de crenças e um background, os quais influenciam no seu processo de aprendizagem. III. O aluno não deve ser um sujeito atuante e ativo no processo de ensino-aprendizagem de Língua Inglesa, pois somente assim essa prática pode ser eficiente e satisfatória tanto para ele quanto para o professor. IV. Ter conhecimento da individualidade dos aprendizes, das suas percepções, vontades e dificuldades faz com que o aprendizado seja profícuo, uma vez que, conforme a teoria vigotskiana, não há aprendizagem se ela não for significativa. Marque a alternativa CORRETA:

Seguindo a concepção de Vygotsky sobre a aprendizagem, é correto afirmar que a professora:

Vygotsky considera a relação entre aprendizagem e desenvolvimento como

Pensando nas múltiplas contribuições oferecidas pelas teorias de aprendizagem desenvolvidas ao longo do século XX, é correto afirmar que entre elas existem múltiplas abordagens da relação entre linguagem e cognição e é corretamente definida pela alternativa:

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Para Vygotsky, por trás das palavras, existe uma gramática própria do pensamento, uma sintaxe dos sentidos das palavras. Essa gramática, essa sintaxe, origina-se nas formas sociais de interação verbal, mas é permeada por uma realidade psicológica individual.

O conhecimento científico socialmente construído e acumulado historicamente apresenta um modo:

No campo da psicologia da educação, os estudos de Vygotsky se destacaram no Brasil principalmente a partir da década de 1980. Acerca dos conceitos estudados por Vygotsky e sua influência nos processos de ensino e de aprendizagem, julgue o item a seguir.

Vygotsky concedeu um novo status epistemológico às atividades humanas, mostrando que, mais importante do que a linguagem, são os processos de pensamento.

Vygotsky foi um dos primeiros autores a diferenciar o processo de aprendizagem da criança e a formalização escolar. Para este autor, a aprendizagem começa no ingresso à escola. Nessa afirmação, fica claro que, para este teórico, o processo de formalização do conhecimento proposto pela escola:

De acordo com Vygotsky:

Acerca do conceito desenvolvido por Vygotsky acerca do pensamento generalizante, é correto afirmar que:

Segundo Moreira (1999, p.118), "para Vygotsky, o único bom ensino é aquele que está à frente do desenvolvimento cognitivo e o dirige." Com base nessa afirmativa e na teoria de Vygotsky, é correto afirmar sobre o processo de aprendizagem na escola que:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282