Segundo Antônio Joaquim Severino no artigo intitulado “A busca do sentido da formação humana: tarefa da filosofia da educação”, publicado em 2006 na Revista Educação e Pesquisa, “a ideia-força que predomina na Filosofia da Educação na Antiguidade é que a dimensão política é inteiramente derivada da qualidade ética dos sujeitos pessoais. É por isso mesmo que, desde Sócrates, a ética é a força motriz de todo investimento pedagógico”.
Sobre a dimensão filosófica e sua relação com a educação na Antiguidade é correto afirmar que:
No que se refere aos fundamentos da educação em suas dimensões filosófica, social, cultural, política e pedagógica, julgue os itens subsequentes.
A educação é um fenômeno próprio dos seres humanos, assim,
compreender a natureza da educação é compreender a natureza
humana por meio das ferramentas culturais criadas pelo
homem.
De acordo com a obra O pêndulo das ideologias: a educação popular e o desafio da pós-modernidade, é correto afirmar que, para avançar, a Educação Popular (EP) precisa