As contribuições da Psicologia para a prática educativa pode se constituir de diferentes formas: a começar pela sua pluralidade de sistemas teóricos, perpassando as possibilidades de diálogo teórico dentro e fora do seu campo de conhecimento e, ainda, o diálogo com a prática educativa, que pode ser mediado pelo próprio professor, quando este faz uso da psicologia e de outros conhecimentos com a finalidade de promover intervenção pedagógica.
Com base neste texto, sobre as contribuições da Psicologia da Educação para a pedagogia, é correto afirmar que
Na história da psicologia e da educação, a compreensão do que é uma criança – de como uma criança constrói desenvolvimento e como a linguagem se articula a esse processo – modificou-se nestas ciências e nas práticas sociais. Se uma visão instrumental da linguagem a colocava como uma coisa que estava fora do sujeito e que este acrescentava a si mesmo como mais uma aquisição, a qual funcionava como uma soma de elementos estanques que iam compor o construto maior do desenvolvimento do pensamento, alguns autores passam a atribuir novos contornos a tal perspectiva, mostrando como os processos cognoscitivos irão funcionar ao modo de uma equilibração majorante. Isso significa que o modo de funcionamento da linguagem articulada ao pensamento do sujeito se refaz a cada nova etapa, incorporando as aquisições anteriores em níveis de complexidade crescentes e reorganizando-as de maneira que a díade pensamento e linguagem se apresenta sutilmente estruturada. Nesse contexto, Piaget, Wallon e Vygotsky mostram que o conhecimento se dá a partir do sujeito em sua ação no mundo e conferem a esse processo sujeito-mundo uma dialeticidade ímpar nas teorizações sobre como conhecê-lo. Particularmente, para teoria walloniana:
I. Existem quatro fatores universais que explicam o desenvolvimento humano: maturação; experiência física com objetos; experiência social; e, equilibração.
II. Sua teoria psicogegética adota um enfoque interacionista, destacando a importância dos processos relativos à gênese da consciência na infância em interface com o desenvolvimento humano. Pauta-se na premissa de que tal processo baseia-se na articulação entre características genéticas e condições de existência.
III. O desenvolvimento ocorre pela apropriação ativa do conhecimento disponível em seu meio social, um processo que depende, inicialmente, de como esse conhecimento é organizado e apresentado ao indivíduo. A direção do desenvolvimento baseia-se não apenas nas condições às quais está exposto, mas também em sua percepção de mundo, que será mediadapelo outro.
IV. Os processos “desenvolvimentais” são decompostos em estágios com características específicas, as quais são responsáveis pela aquisição de novas maneiras de pensar, sentir e agir. As configurações pilares do desenvolvimento humano são: conjunto cognitivo; conjunto motor; conjunto afetivo; dimensão instrumental; e, dimensão expressiva.
Está correto o que se afirma apenas em
Leia com atenção:
I - Criação do Laboratório de Psicologia Experimental na Escola Normal de São Paulo, mais tarde transferido para a cátedra de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Letras;
II - Helena Antipoff, através da Sociedade Pestalozzi, instala escola na Fazenda do Rosário;
III - Lei nº 4.119.
A ordem cronológica dos momentos da Psicologia brasileira, acima, é:
A Psicologia do Desenvolvimento se caracteriza como a área que estuda o desenvolvimento humano. Assinale a alternativa correta sobre a Psicologia do Desenvolvimento.
Muitos acidentes que acontecem com as crianças ocorrem dentro de casa ou no local onde a criança permanece a maior parte do tempo. Por essa razão, é necessário que o educador conheça formas de prevenir esses acidentes, tomando alguns cuidados.
Acerca desses cuidados, assinale a alternativa incorreta.
O associacionismo, cuja expressão mais relevante é o behaviorismo, influenciou as teorias da aprendizagem ao considerar
Os métodos de ensino são ações desenvolvidas pelo professor pelas quais se organizam as atividades de ensino dos alunos para atingir objetivos do trabalho docente em relação a um conteúdo específico relacionado com a educação.
A esse respeito, relacione a COLUNA II de acordo com a COLUNA I, associando os métodos / teorias de ensino com o seu respectivo conceito.

Assinale a sequência CORRETA.
Um dos principais sociólogos que contribuiu para os estudos da área da Sociologia da Educação foi Pierre Bourdieu. Ele desenvolveu os conceitos relacionados às Teorias da Reprodução. Tais teorias defendem que a escola é um “aparelho ideológico do Estado” responsável por reproduzir as estruturas presentes na sociedade. Uma das contribuições mais relevantes desenvolvida por Bourdieu é o conceito de Violência Simbólica. Sobre esse conceito, assinale a definição correta.
No Brasil, o WISC (Escala de Inteligência Wechsler para Crianças), na qualidade de teste para prova de inteligência, é um instrumento de uso exclusivo do:
Na formação continuada com os professores o pedagogo Henrique desenvolveu um estudo de caso que possibilitou a compreensão de não mais se identificar a família pela existência do matrimônio, formalidade que deixou de ser seu único traço originário. Deste modo, os professores se respaldaram na Psicologia Social a fim de considerarem que:
De acordo com os novos paradigmas da Psicologia Social a família é unida por últiplos laços capazes de manter os membros moralmente, materialmente e reciprocamente durante uma vida e durante as gerações Neste sentido podemos conceituar família como sendo:
A Psicologia Social apresenta fundamentos que colaboram com atitudes edificantes do pedagogo escolar, no sentido de não fazer julgamentos por padrões generalizantes que nem sempre respondem às demandas de determinadas famílias que o procuram. Diante desta reflexão as análises não devem se tornar:
A preocupação com os problemas de aprendizagem teve origem em:
Ao avaliar a competência funcional da Comunicação Aumentativa e Alternativa, o professor do Atendimento Educacional Especializado deverá observar e registrar:
Podemos agrupar os estudos da Psicologia do Desenvolvimento didaticamente em quatro fases, conforme sistematizaram Biaggio e Monteiro (1998). Leia atentamente os itens a seguir e depois assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas. I) ____________ fase. As primeiras décadas foram marcadas por estudos fortemente influenciados por teorias behavioristas e teorias da Aprendizagem Social. Posteriormente, houve o fortalecimento das Teorias Piagetianas no campo do desenvolvimento. Nos últimos anos, assistiu-se à chegada dos pressupostos cognitivistas à Psicologia do Desenvolvimento, reativando o interesse nas bases biológicas do comportamento. II) _____________ fase. Por causa das guerras e de suas consequências, caracterizou-se pela escassez de investimentos em pesquisas. O interesse pelo estudo da criança ainda prevaleceu centrado no estabelecimento das variáveis que afetam o desenvolvimento. III) _____________ fase. A Psicologia do Desenvolvimento assume uma posição interdisciplinar, e o estudo do desenvolvimento passa a considerar todo o ciclo da vida. Os objetos de estudo permanecem, mas se observa a utilização de novos paradigmas e métodos de pesquisa. IV) _____________ fase, marcada pelos estudos do desenvolvimento intelectual, da maturação e do crescimento. Apesar de se estudarem, nesse período, o envelhecimento e a adolescência, o estudo sobre a criança era o alvo das atenções e dos investimentos.