Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 12 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d

Milena é uma assistente de aluno sem experiência anterior na função. Quando começou a trabalhar, deparou-se com um triplo processo de adaptação: o dela em um novo trabalho, o das crianças se adaptando à creche e de grande parte das famílias que estavam aprendendo a deixar seus filhos pela primeira vez em uma instituição educacional. Para enfrentar o desafio, Milena entendeu que precisava aprimorar a sua capacidade de comunicação, por isso, em sua rotina de atendimento às crianças e às famílias, ela se esforçou para desenvolver, principalmente, suas habilidades de:

Lúcia é uma assistente de aluno que tem perda parcial de audição e que trabalha em uma escola que inclui alunos com necessidade especiais. Ela está preparada para atender a todos os alunos porque compreende, na teoria e na prática, o que é ser diferente e ser tratado com igualdade de direitos. Por isso, em seu trabalho, procura orientar todos os alunos para que tenham atitudes:

Clarice, ao iniciar seu trabalho como assistente de aluno, terá que contribuir para que todos os estudantes na escola se sintam seguros e acolhidos por serem cada um deles singulares, valorizando cada estudante por suas características físicas, culturais e religiosas. Para conseguir agir dessa maneira, Clarice precisará refletir, analisar e avaliar como se desvencilhar:

Na Educação Infantil, a criança necessita do coletivo escolar até adquirir autonomia para cuidar de si, o que expõe de forma mais evidente a relação indissociável do educar e cuidar nesse ambiente. O assistente de aluno realiza a prática educativa nos espaços de recreação quando:

Marina, ao controlar a movimentação de alunos na entrada e na saída da escola e garantir a segurança de todos, orienta os pais e os estudantes sobre os cuidados na educação no trânsito, recomendando a eles que as crianças de até 10 anos de idade devem atravessar a rua:

João acompanhou os alunos no recreio e viu Pedro ficar por dois dias seguidos sentado em um banco do pátio quieto, triste e sozinho. Estranhou porque o menino é ativo, alegre e tem muitos amigos e amigas, então, perguntou como ele se sentia. Pedro disse que estava bem e não quis conversar mais. João sabe que toda criança tem direito a mudanças de humor, no entanto, João resolveu conversar com a professora de Pedro sobre a sua mudança de comportamento; a professora confirmou que o aluno estava diferente nos últimos dias. Por esses motivos, os dois foram conversar com a diretora sobre o receio que tinham de que o estudante estivesse sujeito a alguma situação de violência na escola ou fora dela. A atitude do assistente de aluno João demonstrou que ele:

Todo o coletivo escolar precisa colaborar para a organização e manutenção do ambiente escolar. O assistente de aluno, por assistir os alunos nas atividades programadas e de recreação, tem a possibilidade de colaborar com diversos problemas que afetam o ambiente, além disso, é um agente educacional muito próximo dos alunos, o que possibilita, em sua rotina de trabalho, orientá-los a terem condutas em prol do ambiente escolar que favoreçam:

A organização escolar no ensino fundamental tem como foco principal o processo de aprendizagem dos alunos. Por esta razão, o som, sob a forma de ruído e barulho intenso, pode se tornar um fator perturbador do ambiente escolar. Uma brincadeira ruidosa nos corredores das salas de aulas pode atrapalhar os demais alunos que estão tendo aula, porque o som ruidoso pode interferir no processo cognitivo por provocar:

O cotidiano da Educação Infantil tem por base as interações, a brincadeira e o prazer de aprender, garantindo experiências que ampliem a confiança e a participação das crianças nas atividades individuais e coletivas. No entanto, no momento de alimentação em uma creche, o assistente de alunos deve colaborar, garantindo que:

Os pais de Isabel chegaram atrasados na saída da escola para buscá-la. A assistente de aluno disse que todas as crianças já tinham ido embora acompanhadas por algum adulto, embora não soubesse responder quem levou Isabel para casa, devido ao tumulto que se formou na hora saída dos alunos. O descuido da assistente foi grave e injustificável, sobretudo, porque:

Os professores e os demais profissionais da educação infantil relacionam-se com a família dos alunos em diversas atividades promovidas pela escola, o que possibilita a instituição de ensino agregar experiências e saberes, articulando os dois contextos de desenvolvimento da criança. O diálogo resultante desse relacionamento permite compreender os pais como usuários diretos do serviço de educação e como representação:

Lídia é assistente de aluno e trabalha em uma creche. Está sempre atenta para manter a profilaxia na comunidade escolar, por isso se dedica aos cuidados de higiene das crianças e auxilia na campanha de vacinação da escola. Lídia sabe que, agindo desta maneira, ajuda a evitar epidemias como a de:

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282