No processo de avaliação de projetos educacionais na Instituição de Ensino Superior, NÃO se deve levar em consideração:
Para desenvolvimento da escola é importante que os professores conhecem metodologias de avaliação e usam esse conhecimento para desenvolver avaliações coerentes e consistentes. No contexto da “gestão escolar” essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
O treinamento é um processo cíclico e contínuo, que envolve as etapas de investigação da situação, as estratégias para a solução, a implementação e execução da ação e a avaliação dos resultados obtidos. Contudo, o processo de treinamento deve ser visualizado com cuidado. A investigação da situação é muito importante para que o treinamento não represente um desperdício ou simples perda de tempo.
São elementos fundamentais a serem considerados no processo de investigação:
Para desenvolvimento da escola é importante que os professores sejam experientes no manejo de turmas e no acompanhamento do trabalho individual e de grupos. No contexto da “gestão escolar" essa caracterização pode ser corretamente associada ao seguinte requisito:
No âmbito da Gestão Educacional, a existência de plano de carreira para o magistério e para os profissionais de serviço e apoio escolar constitui um indicador do seguinte cenário educacional:
O processo de gestão de uma escola é composta de três grandes processos geridos. Não é um deles:
“Sabe-se que nem todos conseguem levar do princípio ao fim seus projetos de vida. Todos os projetos concorrem por seu tempo, dinheiro e sua energia para serem concluídos. Em consequência, às vezes, temos que priorizar alguns e abandonar ou postergar outros. Nas empresas, por exemplo, não é diferente, apenas tornamos este processo menos intuitivo e mais estruturado. Podemos perceber que o planejamento e a execução de projetos vêm sendo praticados e realizados há milhares de anos pelas civilizações"
(IFOMEP. Disponível em: http://www.ifomep.org.br/ ava/cursos/aperfeicoamento/gerenciamento_projetos/ apoio1.pdf. Acesso em: 27 de ago.2017, às 12h48).
A respeito da acepção e finalidades de projetos:
I. Intenciona contribuir para a solução de problemas,transformar ideias e oportunidades em ações.
II. Pode ser iniciado para aproveitar uma oportunidade,para atender a um pedido do cliente, a um avanço tecnológico, a uma exigência legal ou a uma necessidade social ou ambiental.
III. Não são relevantes para qualquer profissão ou a especialidade a que se dedique, pois sua estrutura e especificidade não atendem determinados contextos.
IV. Empreendem técnicas e conceitos da administração e gestão de projetos.
V. A maior diferença entre as operações e um projeto não está na continuidade e na repetição das operações.
Estão corretas as afirmativas:
Ana, uma Assistente de Gestão Escolar em uma escola municipal de Guarulhos, no desempenho de suas atribuições de atendimento ao público, é questionada por uma mãe sobre a razão de o Município não manter escolas de ensino superior. A funcionária responde corretamente que, de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei Federal n 9.394/96,
A Assistente de Gestão Escolar recebe o questionamento de uma mãe sobre a disciplina de Ensino Religioso em sua escola, afirmando que alguns colegas de seu filho não participam das aulas. A Assistente, baseando-se na Constituição Federal de 1988, eu seu artigo 210, responde corretamente à mãe que o Ensino Religioso constitui-se de disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental e
Com referência à gestão de conhecimento e à inteligência
organizacional, julgue os itens a seguir.
A inteligência organizacional distingue-se da inteligência empresarial e a complementa na tomada de decisões táticas e estratégicas.