Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d

“Metodologias ativas são estratégias de ensino centradas na participação efetiva
dos estudantes na construção do processo de aprendizagem, de forma flexível,
interligada e híbrida.” (MORAN, 2018).

Partindo da concepção apresentada, NÃO consiste numa estratégia relacionada
às metodologias ativas:

No artigo Os novos espaços de atuação do professor com as tecnologias, José Manuel Moran defende que, do ponto de vista metodológico, o professor precisa aprender a equilibrar processos de organização e de “provocação” na sala de aula. Segundo ele, uma das dimensões fundamentais do educar é ajudar a encontrar uma lógica dentro do caos de informações que temos, organizar em uma síntese coerente (mesmo que momentânea) as informações dentro de uma área de conhecimento, possibilitando com isso a compreensão. O autor apresenta também uma segunda dimensão pedagógica, a qual

Para Ortega e Del Rey (2002), o combate e a prevenção à violência na escola demandam estratégias educativas que promovam melhoria da convivência na comunidade escolar.

Sobre essas estratégias educativas propostas pelas autoras, assinale a alternativa incorreta.

Zabala e Arnau (2010) ressaltam que, para o ensino das competências, existem condições gerais sobre como devem ser as estratégias metodológicas, em vez de uma metodologia própria.

Relacione a COLUNA II com a COLUNA I, associando as variáveis metodológicas mencionadas por esses autores com as características de cada uma.

COLUNA I

1. Sequências didáticas
2. Relações interativas
3. Organização social da aula
4. Organização dos conteúdos

COLUNA II

( ) Configura-se pela forma de estruturar os alunos em aula e a dinâmica grupal determinada.
( ) Apresenta no enfoque globalizador a estruturação das atividades de aprendizagem segundo a lógica das matérias, partindo de uma situação próxima à realidade do aluno.
( ) Apresenta a forma de encadear e articular as diversas atividades no decorrer de uma unidade didática.
( ) Delega ao professor a função, entre outras, de proporcionar canais de comunicação que regulem os processos de negociação, de
participação e de construção.

Assinale a sequência correta.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282