Os profissionais do magistério da educação básica compreendem aqueles que exercem atividades de docência e demais atividades pedagógicas, incluindo a gestão educacional dos sistemas de ensino e das unidades escolares de educação básica, nas diversas etapas e modalidades de educação, e possuem a formação mínima exigida pela legislação federal das Diretrizes e Bases da Educação Nacional. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, NÃO é princípio da Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica:
De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, NÃO constituem cursos de formação inicial para os profissionais do magistério para a educação básica, em nível superior:
Sobre a estrutura e o currículo dos cursos de formação inicial de professores para a educação básica em nível superior, assinale a afirmativa INCORRETA
As Diretrizes e Bases da educação básicas afirmam que a universalização significa:
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica - DCNEB orientam a indissociabilidade entre educar, cuidar e brincar na Educação Infantil com continuidade nos primeiros anos do Ensino Fundamental. O cuidado implica em:
Conforme as Diretrizes Curriculares para o ensino fundamental (DCN), as escolas deverão estabelecer três princípios como norteadores e suas ações pedagógicas, qual das alternativas não descreve o princípio da DCN?
O Ministério da Educação – MEC –,
comprometido com a construção e a
disponibilização de referências para que a
professora da educação infantil seja autora de
uma prática pedagógica que respeite a criança e o
seu direito de frequentar creches e pré- escolas de
qualidade, elegeu como temas a serem
problematizados, a partir da Revisão das
Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação
Infantil (Parecer CNE/CEB 20/2009 e Resolução
CNE/CEB Nº05/2009 ), a leitura, a escrita e as
práticas pedagógicas destinadas a crianças de
zero a seis anos. Este texto foi elaborado a partir
de alguns encontros com especialistas da área
educacional, e esperam-se que sua discussão
incorpore, a partir de sua publicação no sítio
virtual do Ministério, mais contribuições, sobretudo
dos profissionais que atuam na educação básica.
Neste texto, a concepção que se pretende afirmar
como referência para o trabalho com a linguagem
escrita na educação infantil se baseia nos
seguintes pressupostos:
- A educação infantil tem uma identidade própria,
constituída a partir das características dos sujeitos
aos quais ela se destina ? as crianças e sua
forma de se relacionar com o mundo e de
construir sentido para o que experimentam.
II- O trabalho com a linguagem escrita deve
respeitar a criança como produtora de cultura. O
termo linguagem escrita refere-se, neste texto, às
produções que se realizam por meio da escrita e
aos resultados do uso social que se faz desse
objeto do conhecimento.
III- A brincadeira, forma privilegiada de a criança
se manifestar e produzir cultura, são o elemento
central para a constituição da ação educacional e
deve ser entendida como fonte de conhecimento
sobre a criança e sobre seu processo de
apropriação e de produção de cultura. Entendendo
a criança como um sujeito de direitos, a creche e a
pré-escola devem ser espaços de garantia do
direito à brincadeira.
De acordo com o apresentado acima assinale:
As Diretrizes Curriculares Nacionais são o conjunto de definições doutrinárias sobre princípios, fundamentos e procedimentos na Educação Básica que orientarão as escolas brasileiras dos sistemas de ensino, na organização, na articulação, no desenvolvimento e na avaliação de suas propostas pedagógicas. Associe as duas colunas, relacionando as Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental aos conceitos apresentados. (1) As escolas deverão estabelecer, como norteadores de suas ações pedagógicas. (2) Ao definir suas propostas pedagógicas, as escolas deverão explicitar o reconhecimento da identidade pessoal de alunos, professores e outros profissionais. (3) As escolas deverão reconhecer que as aprendizagens são constituídas na interação entre os processos de conhecimento, linguagem e afetivos, com o consequência das relações entre as distintas identidades dos vários participantes. (4) Em todas as escolas deverá ser garantida a igualdade de acesso dos alunos a uma Base Nacional Comum, de maneira a legitimar a unidade e a qualidade da ação pedagógica na diversidade nacional. ( ) Os Princípios Éticos da Autonomia, da Responsabilidade, da Solidariedade e do Respeito ao Bem Comum ( ) Indicam a necessidade imperiosa de se considerar, no processo educacional, a indissociável relação entre conhecimentos, linguagem e afetos, como constituinte dos atos de ensinar e aprender. ( ) Esta articulação permitirá que a Base Nacional Comum e a Parte Diversificada atendam ao direito de alunos e professores terem acesso a conteúdos mínimos de conhecimentos e valores, facilitando, desta forma, a organização, o desenvolvimento e a avaliação das propostas pedagógicas das escolas. ( ) E uma diretriz para a Educação Nacional, no sentido do reconhecimento das diversidades e peculiaridades básicas relativas ao gênero masculino e feminino, às variedades étnicas, de faixa etária e regionais e às variações sócio/econômicas, culturais e de condições psicológicas e físicas, presentes nos alunos de nosso país. A sequência CORRETA dessa associação é
As afirmações a seguir referem-se ao princípio da autonomia na capacitação do aluno. Analise a sua veracidade e se existe relação entre elas. A autonomia, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, é apresentada como capacidade a ser desenvolvida pelos alunos e como princípio orientador das práticas pedagógicas
PORQUE
O aluno, para refletir, participar e assumir responsabilidades, necessita inserir-se em um processo pedagógico, cuja opção metodológica, priorize estas ações e o considere construtor do próprio conhecimento.
Acerca do desenvolvimento de competências, julgue os itens subsequentes.
A competência consiste em um bom planejamento e na preparação dos recursos a serem utilizados na consecução dos objetivos estabelecidos.