De acordo com Ilma Veiga, o currículo refere-se
Durante os encontros para a preparação do ano letivo em uma escola, alguns tópicos foram considerados como os mais importantes. Entre eles, destaca-se o conhecimento da realidade dos estudantes e, por isso, no planejamento das atividades, foi preciso levar-se em conta
O ensino será ministrado com base nos seguintes princípios:
(__) - Pluralismo de ideias;
(__) - Unicidade de concepções pedagógicas;
(__) - Respeito à liberdade;
(__) - Desvalorização da experiência extraescolar.
Levando-se em consideração que V significa verdadeiro e F significa falso, a sequência das proposições acima é:
Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo.
As próximas gerações de novos griôs serão formadas em espaços reconhecidos pela comunidade como territórios de referências de suas memórias.
Considerando a Educação para a Diversidade, a Cidadania e a Educação em e para os Direitos Humanos, assinale a alternativa que apresenta uma das dimensões das políticas afirmativas.
Os griôs (termo derivado da palavra francesa griot) são contadores de narrativas da África e de afrodescendentes. No caso brasileiro, essa expressão também contempla práticas de narração feitas por indígenas. Essas práticas de tradição oral, na contramão da supremacia da tradição escrita ocidental dos colonizadores, preservam os costumes e as crenças de suas comunidades.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da educação em contexto étnico e da inserção dos griôs no processo educativo.
Registrar os mestres griôs na comunidade local e dar condições para que eles dialoguem com diferentes espaços culturais são ações que favorecem um processo educativo de reconhecimento da especificidade de ser griô.
Um professor foi convidado para ministrar um curso de inglês para os funcionários de uma empresa. Em seu contrato de trabalho estava prevista remuneração para a realização de aulas, a produção própria de uma apostila, o planejamento e a preparação das aulas. Transcorridos 5 dias de aulas, o coordenador do curso percebeu que alguns textos da apostila elaborada pelo professor eram cópia literal de outra publicação encontrada na Internet.
Considerando os fatos, o coordenador conversou com o professor e afastou-o do curso, levando o caso para ser analisado pelo Departamento Jurídico da empresa. Esta resolução está
A relação Currículo e Diversidade está presente na maior parte dos documentos escolares, além de ser encontrado na regulação do setor educacional. Assinale a opção que melhor completa a sentença: Assumir a diversidade do currículo significa
A respeito do assunto Currículo e Diversidade, trabalhado
pelo MEC, classifi que os itens em Verdadeiro (V) ou Falso
(F) e assinale a opção correta.
( ) Certos saberes que não encontram um lugar defi nido
nos currículos oficiais podem ser compreendidos como
uma ausência ativa e, muitas vezes, intencionalmente
produzida.
( ) Há, na educação brasileira, uma monocultura do
saber, que privilegia o saber científi co (transposto
didaticamente como conteúdo escolar) como único e
legítimo.
( ) Os movimentos sociais, conquanto sujeitos políticos,
podem ser vistos como produtores de saber. Este
tem sido considerado enquanto tal pelo campo
educacional.
( ) A inserção da diversidade nos currículos implica
compreender as causas políticas, econômicas e
sociais de fenômenos como etnocentrismo, racismo,
sexismo, homofobia e xenofobia.
( ) Há diversos conhecimentos produzidos pela
humanidade que ainda estão ausentes nos currículos
e na formação dos professores.
Do ponto de vista cultural, a diversidade pode ser
entendida como a construção histórica, cultural e social das
diferenças. As diferenças são também construídas pelos
sujeitos sociais ao longo do processo histórico e cultural,
nos processos de adaptação do homem e da mulher ao
meio social e no contexto das relações de poder. Sendo
assim, mesmo os aspectos tipicamente observáveis,
que aprendemos a ver como diferentes desde o nosso
nascimento, só passaram a ser percebidos dessa forma,
porque nós, seres humanos e sujeitos sociais, no contexto
da cultura, assim os nomeamos e identificamos.
Em relação ao conceito de diversidade e sua relação com
o currículo, assinale a opção incorreta.
Em relação à diversidade cultural, pode-se afirmar que práticas educativas são coerentes quando se considera que