A concepção interpretativa de gestão caracteriza-se por considerar como elementos prioritários na análise dos processos de organização:
Em uma das alternativas a seguir, há uma corrente teórica cuja metodologia usada é a exposição e demonstração verbal da matéria e/ou por meio de modelos. Essa tendência educacional, usada em sala de aula, é denominada:
Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Paulo Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas, que ele qualificou de:
Nesta tendência pedagógica há uma constante problematização da realidade, assim como das relações do homem com o meio e com outros indivíduos, objetivando sempre a progressiva transformação social:
“Clovis iniciou sua aula lendo um texto sobre o tema a ser trabalhado no dia. Em seguida, apresentou a seus alunos sua interpretação e comentou sobre semelhanças e diferenças deste com outros autores. Os alunos deveriam fazer suas anotações e, em seguida, responder aos exercícios sobre o texto.” A metodologia da aula de Clovis tem inspiração no modelo:
A pedagogia , que surge no final dos anos 1970 e início dos 1980, se põe como uma reação de alguns educadores que não aceitam a pouca relevância que a pedagogia libertadora dá ao aprendizado do chamado saber elaborado, historicamente acumulado, que constitui parte do acervo cultural da humanidade.
Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.
A teoria Humanista tem como precursor:
Qual teoria de aprendizagem e desenvolvimento humano defende que o brincar é a atividade principal da criança?
Para Dermeval Saviani a pedagogia histórico-crítica é aquela empenhada em posicionar a educação a serviço da transformação das relações de produção humana. Sendo assim, a relação encontrada entre a educação e o aspecto social é bem definida pela alternativa:
"Cabe ao educador evidenciar em sua prática pedagógica um agir que não acabe reproduzindo apenas conteúdos programáticos, mas sim um pensar e agir reflexivo."
(OLIVEIRA et al., 2015)
A tendência pedagógica a que se refere esse fragmento de texto é a:
De acordo com concepção tradicional da educação, cabe à escola:
“Em cada Tendência pedagógica é possível identificar características que as distinguem e revelam um modo de pensar a educação e o processo de aprendizagem."
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.
Nas tendências ___________________ e ______________ a questão central é aprender viver a junto - aprender a ser, o professor deixa de ser autoritário e é considerado facilitador ou mediador do processo educativo a relação entre educador e educando é horizontal e o aprendiz é considerado um sujeito crítico, reflexivo e autônomo.
Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item que se segue, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.
O princípio da leitura como interpretação cultural resulta das pesquisas do estudioso Tom Hudson.
O professor deixa de ser um mero expositor e assume o papel de elaborar situações desafiadoras da aprendizagem. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno. Sua proposta metodológica tem como característica os experimentos e as pesquisas. O professor passa a respeitar e a atender as necessidades individuais dos alunos. A aprendizagem é construída através de planejamentos e testes. São características da seguinte tendência:
Amanda, professora do 2º ano de uma escola de ensino fundamental, tem adotado um discurso extremamente nocivo para o processo ensino aprendizagem. Tem feito as seguintes afirmações: “Leila tem cabeça fraca; João é fraco igual ao pai; a fruta não cai longe do pé; filho de peixe peixinho é”. Assim os mitos e provérbios populares foram tomando conta do discurso desta professora. As afirmações feitas pela professora Amanda podem ser enquadrados em qual teoria de aprendizagem?