Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 207 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d

A concepção interpretativa de gestão caracteriza-se por considerar como elementos prioritários na análise dos processos de organização:

Em uma das alternativas a seguir, há uma corrente teórica cuja metodologia usada é a exposição e demonstração verbal da matéria e/ou por meio de modelos. Essa tendência educacional, usada em sala de aula, é denominada:

Ao propor uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos, Paulo Freire condenava o ensino oferecido pela ampla maioria das escolas, que ele qualificou de:

Nesta tendência pedagógica há uma constante problematização da realidade, assim como das relações do homem com o meio e com outros indivíduos, objetivando sempre a progressiva transformação social:

“Clovis iniciou sua aula lendo um texto sobre o tema a ser trabalhado no dia. Em seguida, apresentou a seus alunos sua interpretação e comentou sobre semelhanças e diferenças deste com outros autores. Os alunos deveriam fazer suas anotações e, em seguida, responder aos exercícios sobre o texto.” A metodologia da aula de Clovis tem inspiração no modelo:

A pedagogia , que surge no final dos anos 1970 e início dos 1980, se põe como uma reação de alguns educadores que não aceitam a pouca relevância que a pedagogia libertadora dá ao aprendizado do chamado saber elaborado, historicamente acumulado, que constitui parte do acervo cultural da humanidade.

Assinale a alternativa que completa corretamente a lacuna do texto.

A teoria Humanista tem como precursor:

Qual teoria de aprendizagem e desenvolvimento humano defende que o brincar é a atividade principal da criança?

Para Dermeval Saviani a pedagogia histórico-crítica é aquela empenhada em posicionar a educação a serviço da transformação das relações de produção humana. Sendo assim, a relação encontrada entre a educação e o aspecto social é bem definida pela alternativa:

"Cabe ao educador evidenciar em sua prática pedagógica um agir que não acabe reproduzindo apenas conteúdos programáticos, mas sim um pensar e agir reflexivo."
(OLIVEIRA et al., 2015)

A tendência pedagógica a que se refere esse fragmento de texto é a:

De acordo com concepção tradicional da educação, cabe à escola:

“Em cada Tendência pedagógica é possível identificar características que as distinguem e revelam um modo de pensar a educação e o processo de aprendizagem."

Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas abaixo.

Nas tendências ___________________ e ______________ a questão central é aprender viver a junto - aprender a ser, o professor deixa de ser autoritário e é considerado facilitador ou mediador do processo educativo a relação entre educador e educando é horizontal e o aprendiz é considerado um sujeito crítico, reflexivo e autônomo.

Considerando o assunto do texto precedente, julgue o item que se segue, a respeito dos fundamentos e das tendências pedagógicas do ensino de arte no Brasil.

O princípio da leitura como interpretação cultural resulta das pesquisas do estudioso Tom Hudson.

O professor deixa de ser um mero expositor e assume o papel de elaborar situações desafiadoras da aprendizagem. Os conteúdos escolares passam a adequar-se aos interesses, ritmos e fases de raciocínio do aluno. Sua proposta metodológica tem como característica os experimentos e as pesquisas. O professor passa a respeitar e a atender as necessidades individuais dos alunos. A aprendizagem é construída através de planejamentos e testes. São características da seguinte tendência:

Amanda, professora do 2º ano de uma escola de ensino fundamental, tem adotado um discurso extremamente nocivo para o processo ensino aprendizagem. Tem feito as seguintes afirmações: “Leila tem cabeça fraca; João é fraco igual ao pai; a fruta não cai longe do pé; filho de peixe peixinho é”. Assim os mitos e provérbios populares foram tomando conta do discurso desta professora. As afirmações feitas pela professora Amanda podem ser enquadrados em qual teoria de aprendizagem?

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282