Assinale a alternativa incorreta. Segundo Emília Ferreiro, os níveis / fases da escrita são:
O método de alfabetização que envolve aprender sobre as regras de escrita das palavras, que privilegia a apresentação das vogais e posteriormente das consoantes e trabalha a repetição dos sons referentes aos grafemas, chama-se método de:
Na prática da avaliação diagnóstica no processo de alfabetização e letramento é INCORRETO afirmar que essa:
Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Os três níveis de conhecimentos prévios que entram em jogo durante a leitura são:
Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Durante o trabalho da alfabetização, não podemos perder o foco de alguns aspectos: I. Ler para os alunos. II. Fazer com que os alunos leiam e escrevam, mesmo antes de fazê-lo convencionalmente. III. Tornar-se escriba dos educandos para que produzam textos oralmente. Quais estão corretos?
Dominar o sistema de escrita do português do Brasil não é uma tarefa tão simples. Trata-se de um processo de construção de habilidades e capacidades de análise e de transcodificação linguística. Um dos fatos que frequentemente se esquece é que estamos tratando de uma nova forma ou modo (gráfico) de representar o português do Brasil, ou seja, estamos tratando de uma língua com suas variedades de fala regionais, sociais, com seus alofones, e não de fonemas neutralizados e despidos de sua vida na língua falada local. De certa maneira, é:
De acordo com os métodos e teorias de alfabetização, a lacuna do trecho abaixo é corretamente preenchida por:
“O __________________________ produzido pela Psicolinguística Cognitivista, não traz tantas novidades metodológicas. Ele se baseia no ensino do sistema alfabético, associado ao sistema fonético e fonológico da língua falada. A Teoria Psicolinguística coloca que aprender a ler e escrever depende da linguagem."
Magda Soares (2002, p.39) afirma que "[ ... ] um indivíduo alfabetizado não é necessariamente um indivíduo letrado[ ... ]". O letramento consiste na (o):
Para responder às questão, considere o tema Alfabetização e Letramento do MEC.
Há fatores necessários para facilitar as ações da alfabetização. Nesse sentido, relacione a Coluna 1 à Coluna 2 referente a essas ações.
Coluna 1
1. Atividades significativas.
2. Capacitação docente.
3. Autoestima.
4. Intervenções.
Coluna 2
( ) O educador necessita conhecer o nível conceitual e as capacidades cognitivas de seus educandos para acreditar que níveis de conhecimentos variados constituem uma riqueza para o trabalho em sala de aula.
( ) É necessário que as atividades de leitura e escrita aconteçam de forma prazerosa, contextualizada, e de acordo com a realidade social dos educandos.
( ) O papel do alfabetizador é preponderante, e necessário, nas intervenções que faz para levar o educando a avançar no seu processo de construção de conhecimento.
( ) Fator relevante em qualquer processo de aprendizagem, para reavivar a confiança em suas capacidades de dar conta dos desafios e dificuldades que terão de vencer.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Para a autora Magda Soares:
“ Uma das principais consequências da absorção da obra de Emília Ferreiro na alfabetização é a recusa ao uso das cartilhas, durante o processo de alfabetização. Segundo ela, a compreensão da função social da escrita deve ser estimulada com o uso de textos de atualidade, livros, histórias, jornais, revistas. Para a psicolinguista, as cartilhas, ao contrário, oferecem um universo artificial e desinteressante. "
(Fonte adaptada: novaescola.org.br >acesso em 28 de agosto de 2018)
Com base no trecho acima e utilizando seus conhecimentos, é correto afirmar que Emília Ferreiro defende em sua teoria:
Nos últimos trinta anos, o conceito de alfabetização tem sido revisto, discutido e refinado entre aqueles que se dedicam a estudar o tema bem como entre os professores que atuam diretamente em sala de aula. Considerando alfabetização e letramento, leia as alternativas e assinale ( V ) para as sentenças verdadeiras e ( F ) para as sentenças falsas: ( ) Ser alfabetizado é ser letrado. Um conceito é o mesmo que o outro e os utilizamos quando nos referimos àqueles alunos que dominam os conhecimentos essências de letras, nomes, formas e números descrevendo-os minimamente. ( ) Indivíduo letrado é aquele que possui o conhecimento de letras e sílabas no sentido restrito da palavra, compreende seu uso e função social. ( ) O exercício da alfabetização amplia-se a medida que a criança faz uso desta prática social. Este processo é interno, objetivo e avança conforme o sujeito usa estes conceitos essenciais. ( ) Alfabetizar e letrar são ações distintas, mas não são inseparáveis; o ideal na escola é alfabetizar letrando, ou seja: ensinar a ler e escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita. A alternativa que contém a sequência CORRETA de cima para baixo:
Ferreiro e Teberosky afirmam em suas pesquisas que as crianças constroem hipóteses sobre a linguagem escrita. Essas hipóteses passam por alguns níveis. No nível de hipótese pré-silábico a leitura é realizada de modo:
Alunos que se encontram em hipótese de escrita de nível silábico:
Estudos recentes definem letramento como