O selamento de fóssulas e fissuras oclusais é uma intervenção já consagrada na literatura odontológica, podendo ser indicada como uma medida preventiva ou terapêutica para a cárie dentária. O uso indiscriminado do selante é uma preocupação da comunidade científica, uma vez que uma indicação errada pode resultar em um sobre tratamento e, até mesmo, favorecer o acúmulo de biofilme ao invés de preveni-lo. A correta indicação dos selantes na clínica odontológica se faz de maneira individualizada para o tratamento de
Com o objetivo de amenizar ou mesmo solucionar a doença cárie dental, surge, em meados dos anos 80, um procedimento que tem como princípio a mínima intervenção e a máxima preservação da estrutura dentária. Na realização dessa proposta terapêutica, não é indicado o uso de anestesia e nem de instrumentos rotatórios para a remoção da dentina cariada. O procedimento utilizado para o tratamento definitivo da cárie é a
A cavidade bucal pode ser acometida por lesões pigmentadas que, apesar de compartilharem características clínicas semelhantes, apresentam prognósticos diferentes. Nesse sentido, uma paciente de cor branca compareceu à clínica odontológica queixando-se de lesão escurecida, indolor, com 8 meses de evolução na mucosa vestibular, entre os dentes 35 e 36, cuja imagem radiográfica demonstrava presença de material radiopaco. Diante desse quadro, o provável diagnóstico clínico é
A infecção herpética primária acomete crianças e caracteriza-se, clinicamente, pela formação de múltiplas vesículas dolorosas que coalescem, rompem e formam crostas, que só cicatrizam no período de 7 a 10 dias. O agente etiológico da infecção herpética primária é o
Paciente com 11 anos de idade foi levado a uma unidade de saúde duas horas após um acidente ciclístico. Ao exame clínico, constatou-se uma fratura coronária no elemento dentário 21, sem exposição pulpar. Ao exame de palpação, o dente apresentava-se com mobilidade acentuada, sem deslocamento e havia discreto sangramento gengival. O responsável pelo paciente localizou o fragmento dentário. A decisão terapêutica correta a ser adotada para esse paciente é:
As indicações da extração de dentes decíduos correspondem ao princípio da necessidade cirúrgica, ou seja, quando realmente se faz necessário extrair um dente decíduo. Com relação às principais indicações da exodontia de dentes decíduos, é correto afirmar que a ocorrência de
O movimento da Promoção da Saúde avança no contexto mundial, incorporando-se como novo paradigma na conformação das funções essenciais da Saúde Pública. Com relação à promoção e à educação em saúde, é correto afirmar que
A correta limpeza dos artigos de uso odontológico expostos ao campo operatório constitui uma etapa fundamental para o controle do crescimento microbiano. Sobre a etapa de lavagem dos artigos de uso odontológico, assinale a alternativa incorreta.
A cárie e a doença periodontal têm alta prevalência na população brasileira, sendo consideradas um problema de saúde pública. O principal agente etiológico é o biofilme dentário. Uma adequada higienização é imprescindível para o controle do bioflime dentário e para prevenir essas doenças. Analise as seguintes afirmativas sobre o controle do biofilme dentário e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas. ( ) Diversos recursos são utilizados para o controle caseiro do biofilme dentário, como a escovaçã o dental manual ou elétrica, o uso de fio ou fita dental e o controle químico com antissépticos bucais. ( ) Ao indicar uma da técnica de higiene bucal, o método de escovação dos dentes deve adequar-se às condições do paciente, incluindo habilidade manual e faixa etária. ( ) As escovas dentá rias elé tricas são indicadas para pacientes que apresentam necessidades especiais ou algum tipo de dificuldade de habilidade manual para o uso de escovas convencionais. ( ) Uma correta técnica de higienização com escova de dente e dentifrício fluoretado remove o biofilme dentário de todas as faces dos dentes. Assinale a sequência correta.
Os cistos odontogênicos são encontrados na prática odontológica de forma relativamente comum. De acordo com sua origem, eles são subclassificados em cistos de desenvolvimento ou inflamatórios. Sobre suas características gerais, julgue as afirmações abaixo:
I- O cisto dentígero é definido como um cisto que se origina pela separação do folículo que fica ao redor da coroa de um dente incluso. Esse é o tipo mais comum de cisto odontogênico de desenvolvimento.
II- Os ceratocistos odontogênicos exibem uma área radiolúcida, com margens escleróticas frequentemente bem definidas. São classificados como cistos inflamatórios.
III- O cisto periodontal lateral é um tipo incomum de cisto odontogênico de desenvolvimento que ocorre tipicamente ao longo da superfície radicular lateral na região de pré-molares, caninos e incisivos laterais.
IV- Geralmente, os pacientes que apresentam cistos radiculares não exibem sintomatologia. O padrão radiográfico é idêntico ao do granuloma periapical podendo-se observar perda da lâmina dura ao longo da raiz adjacente e uma imagem radiolúcida arredondada circundando o ápice do dente acometido.
Está CORRETO o que se afirma apenas em:
A doença renal crônica é um importante problema de saúde que acomete inúmeras pessoas em todo o mundo. A incidência e prevalência têm aumentado progressivamente no Brasil. A incidência aumenta com a idade, afetando mais os homens que as mulheres e tem a hipertensão arterial sistêmica, glomerulonefrites e diabetes como principais causas da doença. Algumas regras devem ser observadas durante o atendimento odontológico de nefropatas. Analise as afirmativas e marque a alternativa CORRETA.
Enumere as classificações de cavidade segundo que Black.
Assinale a alternativa que preenche a correspondência CORRETA.
Para a realização de uma restauração com resina composta nanohíbrida, cavidade oclusal, em um primeiro pré-molar superior esquerdo, devem ser utilizados
Ao organizar a câmara escura portátil para revelação de películas radiográficas individuais, no consultório odontológico, deve-se posicionar corretamente os líquidos na sequência de trabalho. Para o processamento manual deve-se obedecer às seguintes etapas:
O Líquido Sinovial é um líquido bastante viscoso, rico em um polissacarídeo não sulfatado, o ácido hialurônico, que fundamentalmente lubrifica o interior da articulação. O Líquido Sinovial exerce uma série de funções, EXCETO: