No que se refere à anatomia bucal e a noções de oclusão, julgue o item que se segue.
Os diastemas são considerados normais na primeira dentição, porque os dentes decíduos e o crescimento do esqueleto facial preparam espaço para que haja a erupção dos elementos permanentes na segunda dentição.
Tendo em vista que as manobras iniciais para vítimas de parada cardiorrespiratória, inseridas nos procedimentos de suporte básico de vida, devem mobilizar toda a equipe de odontologia e são consideradas essenciais no pronto atendimento satisfatório, julgue o item a seguir, relativo aos referidos procedimentos.
Nas manobras de ressuscitação cardiorrespiratória de criança, deve-se considerar uma profundidade de compressão sobre o esterno que seja de, pelo menos, um terço do diâmetro anteroposterior do tórax, ou seja, cerca de 2 pol (5 cm).
Com referência à execução de restaurações estéticas de preparos realizados na bateria anterossuperior de um paciente, julgue o item subsequente.
A inserção dos materiais estéticos poderá ser feita com as espátulas de alumínio anodizado, o qual evita que o compósito se agarre ao instrumento.
Com referência à execução de restaurações estéticas de preparos realizados na bateria anterossuperior de um paciente, julgue o item subsequente.
Para se avaliar a necessidade de ajuste em restauração, deve-se utilizar uma fita de papel carbono com espessura média entre 40 micras e 100 micras, acoplada a uma pinça de Miller.
Julgue o item que se segue, relativo a instrumentos comumente utilizados em consultório odontológico.
A pinça Rochester é a mais adequada para a contenção de intenso sangramento em área ampla.
Julgue o item que se segue, relativo a instrumentos comumente utilizados em consultório odontológico.
O cabo de bisturi número 7 tem perfil angulado, razão por que sua utilização facilita o acesso à região posterior da cavidade bucal.
Uma menina com seis anos de idade foi levada pela mãe para tratamento odontológico. Como estava realizando o tratamento em outro paciente, o cirurgião-dentista, visando agilizar o serviço, solicitou à sua auxiliar, técnica em saúde bucal com vinte anos de idade, que fizesse o primeiro contato com a criança e sua mãe, ainda na sala de espera.
Acerca dessa situação hipotética, julgue o item subsequente.
Para o preenchimento da ficha clínica, seria fundamental deixar a criança brincando, entretida com algo, e dirigir-se à mãe para esta responder com tranquilidade todos os questionamentos, de modo a se ter uma coleta de dados mais precisa e que retrate efetivamente a condição clínica da criança.
O diagnóstico e o planejamento da Cirurgia Ortognática incluem uma série de exames que vão desde o exame físico facial de perfil, frontal, intrabucal, a análise de modelos de estudo em gesso, as avaliações radiográficas, a documentação fotográfica até outros que sejam necessários.
No que diz respeito ao diagnóstico e ao planejamento em Cirurgia Ortognática, analise as afirmativas apresentadas e, em seguida, assinale a alternativa correta.
I. No sentido vertical, mensuramos a proporção dos três terços faciais (superior, médio e inferior).
II. Nas retrusões maxilares, as projeções malares e paranasais apresentam-se achatadas e côncavas.
III. A documentação fotográfica não tem importância do ponto de vista legal, mas tem importância para o planejamento, já que substitui o exame clínico facial.
IV. A análise dos modelos de gesso pode ser realizada em três planos do espaço: transversal, vertical e ântero-posterior.
Um paciente de 18 anos de idade, com indicação ortodôntica de remoção dos terceiros molares devido à falta de espaço para erupção, comparece à consulta com queixa de dores esporádicas na região retromolar direita, porém relata nunca ter realizado uma anestesia local antes.
Considerando a história, o exame físico e a avaliação radiográfica, será preciso atentar para
Um paciente de 29 anos, diabético tipo I, comparece ao serviço hospitalar com queixa de dor espontânea na região mandibular direita, aumento de volume submandibular direito e submentual, trismo e dificuldade de deglutição. Esse paciente relatou que os sintomas tiveram início uma semana antes de uma tentativa, sem sucesso, de remoção de um dente siso na região. Relatou ainda que o dente siso já havia inflamado outras vezes, mas os sintomas foram controlados por anti-inflamatório que ele possuía em casa.
Com base nos critérios estabelecidos para tratamento de infecções odontogênicas, assinale a alternativa correta.
A respeito dos benefícios do uso do Flúor, assinale a alternativa INCORRETA:
A respeito dos tipos de carie relacione as colunas a seguir:
1) Cárie coronária.
2) Cárie radicular.
3) Cárie recorrente.
( ) o tipo mais comum que ocorre tanto em criança como em adultos se localizam nas superfícies de mastigação ou entre os dentes.
( ) a deterioração pode ocorrer em volta das restaurações e coroas existentes. Isto porque estas áreas tendem a acumular placa, que acabam levando à deterioração.
( ) à medida que envelhecemos, as gengivas se retraem, deixando partes da raiz do dente expostas. Como não existe esmalte cobrindo as raízes do dente, estas áreas expostas se deterioram facilmente.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
Com relação aos recursos de manejo do comportamento da criança, julgue o seguinte item.
Ao primeiro contato com uma criança a partir de três anos de idade, o profissional já deve estar parcialmente paramentado para iniciar a dessensibilização da criança e introduzir a familiarização antes do tratamento odontológico. Gorro e máscara devem ser colocados à medida que, com a técnica de falar-mostrar-fazer, apresentam-se hierarquicamente os elementos odontológicos.
Julgue o próximo item, a respeito da estabilização protetora na primeira infância.
A estabilização protetora que restringe a liberdade de movimentos do paciente é uma alternativa viável para o manejo de crianças que apresentem comportamento não colaborativo.
Com relação aos procedimentos recomendáveis para o estabelecimento de uma boa relação profissional versus criança, imprescindíveis para o tratamento odontopediátrico, julgue o item que se segue.
O estabelecimento do contato visual (olho no olho) para dar instruções garante maior chance de a criança aprender a cooperar com os procedimentos odontopediátricos.