Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 2250 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

Paciente C. T. S., 16 anos, gênero masculino, fez uma radiografia panorâmica de rotina, na qual foi identificada uma lesão radiolúcida, unilocular, de margens regulares e limites bem definidos na região do dente 36, que estava vital. A lesão era assintomática e não apresentava efeitos sobre os dentes adjacentes. Após a exposição cirúrgica, observou-se uma cavidade óssea vazia, sem revestimento epitelial. Diante do exposto, pode-se formular como primeira hipótese diagnóstica:

A figura a seguir mostra as faces do mesmo dente.


Qual dente é este?

A técnica de restauração com amálgama de uma cavidade classe I, simples, oclusal, na face oclusal dos dentes molares é um procedimento relativamente simples. De acordo com o contexto, assinale a alternativa correta.

A atenção a grupos específicos é uma das ações previstas na política nacional de saúde bucal. São ações previstas no atendimento ao grupo de gestantes, EXCETO:

Julgue os itens abaixo e assinale a opção correta: I- Esterilização é o procedimento responsável pela completa destruição de todas as formas de vida microbiana, incluindo os esporos. II- Desinfecção é o procedimento pelo qual há eliminação de micro-organismos na forma vegetativa. III- A desinfecção é realizada em superfícies inanimadas (equipamentos e superfícies). IV- Após a lavagem do instrumental, ele deve ser acondicionado em embalagens apropriadas de metal com tampa antes de levá-lo para autoclave ou estufa.

Marque V(verdadeira) ou F(falsa) para as seguintes afirmações e depois relacione corretamente com a resposta

certa:

( ) O gesso deve ser manipulado conforme as recomendações do fabricante.

( ) Os moldes não devem ser lavados sob água corrente para eliminar sangue e saliva.

( ) O molde deve ser vazado com pequenas porções de gesso e sob vibração para evitar a inclusão de bolhas de ar.

( ) Existem 3 tipos de godiva usada em odontologia: a leve, a pesada e a fluída.

A esterilização de instrumentais odontológicos é indispensável a fim de evitar infecção cruzada entre os pacientes. Com relação aos diversos meios de esterilização de instrumentais utilizados, marque a alternativa que indica uma maneira CORRETA de realizar esse procedimento.

Com relação à anatomia dentária do elemento 37, marque a alternativa CORRETA:

A doença infecto-contagiosa que tem sido considerada de maior risco para a equipe de saúde bucal e apresenta alto índice de morbidade é:

De acordo com o diagrama preconizado para a posição de trabalho do cirurgião-dentista e seus auxiliares (TSBs e ACDs), segundo a Norma ISSO 4073, quando o(a ) TSB está na posição de 3 horas, ele(a ) se encontra:

Sobre a composição físico-química do esmalte/dentina/saliva, bem como suas implicações clínicas no início e progressão da cárie dentária, assinale a alternativa CORRETA:

Durante exame clínico e radiográfico de uma paciente de sexo feminino, 20 anos, observou-se a seguinte situação: - Paciente de baixa atividade de cárie, com a presença de todos os elementos dentais. - Restaurações de amálgama classe I, oclusal, nos elementos 37 e 46 íntegras com adequadas forma e função. - Restauração de resina Classe I oclusal do elemento 26 com adequadas forma e função. - Imagens radiolúcidas em esmalte nas superfícies proximais mesial e distal de todos os molares. Com relação a plano de tratamento das imagens radiolúcidas encontradas, assinale a alternativa CORRETA:

A eficácia de fluoretos no controle da cárie dentária é inegável. Com relação ao mecanismo do flúor, nesse mecanismo de controle julgue os itens abaixo: I - O flúor tem capacidade de ativar a precipitação de minerais perdidos na estrutura dental II - O flúor tem a capacidade de diminuir a desmineralização e ativar a remineralização III - A fluoretação das águas é fundamental, porque através da ingestão de água há incorporação de flúor ao dente, deixando-o indissolúvel aos ataques ácidos. É(são) VERDADEIRO(s), apenas, os itens constantes na letra:

Julgue os seguintes itens, relativos ao funcionamento dos

equipamentos médico-odontológicos e aos cuidados necessários ao

bom uso desses equipamentos.

Tanto o acionamento do compressor pistão lubrificado quanto

do compressor isento de óleo ocorrem por meio de uma correia

no motor elétrico, a qual deve ser lubrificada com óleo

periodicamente para evitar desgaste prematuro.

Em relação ao reparo e à manutenção de equipamentos

odontológicos, julgue os itens a seguir.

A realização de manutenção preventiva ou corretiva em

qualquer equipamento médico-odontológico dispensa a

realização de testes de segurança e calibração.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282