Para estes compositores, a música seria criação de deuses e semideuses, com poderes mágicos para curar doenças, purificar o corpo e o espírito, bem como operar milagres na Natureza. Estava fortemente associada às cerimônias religiosas. Monofônica (por vezes heterofônica) e sempre improvisada, a música que praticavam tinha uma proximidade grande com a poesia e a dança. Dois instrumentos (representados pictoricamente em vasos, ânforas e esculturas) estão quase sempre em uso, tocados separadamente, um de cada vez, principalmente em festivais, no teatro e em cultos religiosos. Assinale a alternativa que apresenta os compositores e os dois instrumentos aos quais o enunciado se refere.
Durante as duas últimas décadas do séc. XVII, dois tipos de música concertante foram bastante frequentes. Um requeria a presença de dois ou mais solistas que se destacavam dos demais membros da orquestra como protagonistas. Quanto ao outro tipo, o papel de protagonista ficava restrito a um único solista.
O enunciado refere-se
São obras de Igor Strawinsky para diferentes formações:
Em relação à modulação, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
I. A modulação é o deslocamento de uma tonalidade para outra. O modo mais simples de estabelecer uma tonalidade é a cadência.
II. As cadências mais decisivas são aquelas em que o acorde da dominante precede o da tônica. O acorde anterior ao da dominante pode ser construído sobre qualquer outro grau da escala.
III. Entre a tonalidade de origem e a de destino, acha-se uma zona que poderá pertencer tanto a uma como à outra. Ela pode consistir em um só acorde comum a ambas as tonalidades, ou em um grupo de acordes com significado tonal comum.
IV. A cadência frígia é mais indicada como cadência de passagem no decorrer de uma sequência harmônica ou como cadência final quando se deseja manter a conclusão aberta e indefinida.
V. As modulações que levam, com muita rapidez, as tonalidades distantes e inesperadas são conseguidas ao se fazer do último acorde da tonalidade de origem um acorde com alteração ampliada na tonalidade de destino.
Épocas distintas da música ocidental expuseram ideias diferentes sobre tipos de harmonia aceitáveis ou válidos. A esse respeito, assinale a alternativa INCORRETA.
Em relação aos acordes de 3 sons e colocando-se as tríades sobre os graus das escalas maiores e das escalas menores harmônicas, tem-se:
I. O acorde encontrado nos II, III e VI graus das escalas maiores é o acorde perfeito menor.
II. O acorde encontrado no VII grau das escalas maiores e no II e VII graus das escalas menores é o acorde de quinta aumentada.
III. O acorde encontrado no III grau das escalas menores é o de quinta diminuta.
IV. O acorde encontrado no V e no VI grau das escalas menores é o acorde perfeito maior.
Assinale a alternativa correta.
Sobre função tonal dos acordes, assinale a alternativa INCORRETA.
A respeito do Jazz, assinale a alternativa INCORRETA.
Considere as obras a seguir (itens I a V), todas pertencentes ao Modernismo (séc. XX). Classifique-as, respectivamente, de acordo com a técnica composicional ou estilo a partir da qual cada uma foi concebida.
I. Imaginary Landscape No. 4, de John Cage.
II. Mode de Valeurs et d’Intensités, de Olivier Messiaen.
III. Kontakte, de Karlheinz Stockhausen.
IV. Sinfonia dos Salmos, de Igor Strawinsky.
V. Variações para Orquestra Opus 31, de Arnold Schoenberg.
Dentre os compositores do Período Clássico, destaca-se pela enorme produção de obras sinfônicas. São 108 sinfonias dentre as quais as 12 últimas são conhecidas como Sinfonias Londres. Assinale a alternativa que apresenta o nome desse importante compositor austríaco.
Compositor russo compôs obras importantes como O Amor das Três Laranjas, Alexander Nevsky, Romeu e Julieta (Opus 64), Visões Fugitivas (Opus 22) e Pedro e o Lobo.
Assinale a alternativa que apresenta o nome do compositor dessas obras.