Com base no BPM CBOK, bem como na literatura pertinente, assinale a opção correta, acerca de gestão do negócio orientada por processos.
Sobre o BPM, considere:
I. É uma disciplina de gerenciamento e um conjunto de tecnologias habilitadoras.
II. Aborda um trabalho ponta a ponta e diferencia entre conjuntos de subprocessos, as tarefas, as atividades e as funções.
III. É um conjunto estático de processos com o foco no gerenciamento de processos de negócio ponta a ponta nas organizações.
IV. Requer um compromisso significativo da organização que frequentemente introduz novos papéis, responsabilidades e estruturas às organizações tradicionais orientadas a funções.
Está correto o que se afirma em
Em BPM, em relação a processos de negócio, considere:
I. Um processo é um conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas.
II. Os processos são disparados por eventos específicos e apresentam um ou mais resultados que podem conduzir ao término do processo ou a transferência de controle para outro processo.
III. Processos são compostos por várias tarefas ou atividades inter-relacionadas que solucionam ques- tões diversas e de cunho genérico.
Está correto o que se afirma em
Julgue os itens a seguir, acerca de noções de gestão de processos.
Em um cartório de tribunal, a limpeza das instalações é classificada como processo de apoio.
A gestão por processos tem sido aceita como um bom instrumento
para melhorar a gestão da organização. Em relação à gestão por
processos, julgue os próximos itens.
Um processo, que deve ser planejado para agregar valor, pode ser definido como um conjunto de atividades inter-relacionadas que transformam entradas (insumos) em saídas (produtos).
Acerca dessas informações, julgue os itens que se seguem.
No contexto do BPM, um processo é um conjunto definido de atividades ou comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar uma ou mais metas. Os processos possuem atributos e características que descrevem propriedades, comportamento, propósito, ou outros elementos de processo.
A Gestão moderna por Processos nasceu durante a Revolução da Qualidade, na década de 80 e a evolução da Gestão por processos passou por 4 ondas. A Primeira e a Segunda Ondas tiveram foco em gerenciar processos para atingir eficiência operacional e, em sequência, entraram em cena a Terceira e Quarta Ondas. Nesta última, os processos deveriam, de fato, ser uma função da estratégia. São focos da evolução da Gestão por Processos, EXCETO:
A respeito de conceitos e terminologias empregados no âmbito do
gerenciamento de processos de negócio, julgue os itens seguintes.
Os principais processos de negócio de uma instituição seguem normalmente uma estrutura interfuncional e horizontal, de forma transversal à estrutura vertical típica das organizações funcionalmente estruturadas.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos.
A gestão organizacional com base em processos pressupõe a estruturação da organização em torno do modo de realização do trabalho, com a preocupação voltada para o valor que cada atividade agrega à anterior.
Na gestão por processo, o conjunto de várias especialidades executadas em uma única operação com a finalidade de resolver problemas, de caráter temporário ou provisório, pois não agregam valor nenhum e consomem recursos variáveis, é denominada atividade
A respeito da gestão de processos, julgue os seguintes itens.
A gestão de processos inclui-se na visão sistêmica de administração pública, na qual predomina o foco na estrutura da organização.
A respeito da gestão de processos, julgue os seguintes itens.
As equipes trabalham com propósito claro e com senso de responsabilidade em relação a objetivos mensuráveis de desempenho, cujo principal indicador é a satisfação do cliente ou usuário.
Julgue os itens subsequentes, relativos à gestão de processos.
Gestão de processos e ações de gestão de qualidade, como as preconizadas pelas normas ISO, não guardam entre si qualquer correlação.
A metodologia de administração de processos que realiza o desenho de fluxogramas de todas as atividades executadas por todos os cargos pertencentes a força de trabalho com o objetivo de reconhecer as incongruências e corrigi-las em tempo é conhecida como