No que tange aos documentos médico‐legais, julgue os itens subsequentes.
Discussão e conclusão são as partes mais importantes dos pareceres médico-legais.
Um crânio e diversos despojos humanos foram encontrados em um cemitério clandestino, durante operação da polícia civil do Estado de Alagoas. Com base nesse fato, o delegado de polícia encaminhou o material para exame no Instituto Médico-Legal.
A partir dessa situação hipotética, julgue os seguintes itens.
No que diz respeito ao processo de identificação, as suturas cranianas fornecem importantes informações quanto à idade da vítima.
Maria Alice compareceu à delegacia de polícia para narrar uma série de agressões das quais havia sido vítima. Durante seu depoimento, narrou aos policiais que seu marido, Pedro, tinha praticado agressões contra ela por meio de choques elétricos, queimaduras provocadas por garfos aquecidos no fogão da residência e socos que lhe produziram manchas roxas pelo corpo. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
As manchas roxas descritas por Maria Alice fazem referência às equimoses, que se conceituam como o extravasamento de sangue oriundo da rotura dos capilares sanguíneos nas malhas dos tecidos superficiais ou profundos, sem infiltração hemorrágica.
As ações desenvolvidas pelo Serviço de Tanatologia Forense consistem na execução das atividades de perícias oficiais médico-legais em cadáveres vítimas de morte violenta ou suspeita, além da identificação de corpos com identidade ignorada. Quanto a esse tema, assinale a alternativa que apresenta medidas de segurança durante o procedimento de necrópsia.
A vibração e o ruído gerados pela serra de craniotomia durante a abertura do crânio para a retirada do encéfalo são considerados riscos
No que se refere aos documentos médico-legais e sua importância pericial, o prontuário do paciente
Os fenômenos que acometem o corpo humano após a morte podem ter aspecto conservador ou destrutivo. Acerca desse tema, assinale a alternativa que classifica, respectivamente, os fenômenos conhecidos como saponificação, putrefação, maceração, adipoceração e calcificação.
A cronotanatognose é o processo técnico que permite ao perito aferir o tempo decorrido da morte por meio de características (sinais) cadavéricas. Nesse processo, um parâmetro biológico que viabiliza a cronotanatognose é a análise da(o)
Assinale a alternativa que apresenta a definição técnica da lesão conhecida como esgorjamento.
Tendo em vista que as lesões corporais estão compreendidas nos
dispositivos dos crimes contra a pessoa, julgue os próximos itens.
O espectro de Legrand du Saulle é utilizado para avaliar a
evolução das escoriações.
Considerando que, na perícia de crime contra a vida, quando
ocorre homicídio, o perito estuda a morte e todos os problemas
a ela relacionados, julgue os itens seguintes.
Hipóstase é o fenômeno observado duas a três horas após a
morte e caracteriza-se pela deposição do sangue nas partes
declivosas do cadáver, por força de atuação da gravidade.
No atendimento de um local de crime suspeito de ser “cemitério clandestino”, o perito criminal encontrou peças ósseas humanas que consistiam em 01 (um) crânio e 02 (duas) pelves completas. O crânio apresentava o osso frontal verticalizado, cristas orbitárias cortantes e apófise mastoide pouco proeminente. A primeira pelve era lisa e com inserções musculares com uma forma circular, e a segunda pelve possuía um ângulo subpubiano amplo e em forma de “U”. Dessa forma, tais características das peças ósseas, falam a favor de serem, respectivamente, do sexo:
Tendo como princípio a profundidade das lesões, assinale a alternativa correta em relação à classificação das queimaduras em medicina legal.
No que se refere ao papel da perícia na elucidação de delitos, julgue os itens subsequentes.
A perícia realizada no corpo de delito está relacionada ao exame dos objetos e não inclui a perícia no indivíduo morto ou vivo.
Em relação aos tipos de documentos utilizados na perícia bem como aos métodos de identificação policial ou judiciária, julgue o item que se segue.
No sistema dactiloscópico de Vucetich, a amputação de um dedo é assinalada com o número 0 (zero).