O estudo da morte na medicina legal é realizado pela Tanatologia forense; Dentro do estudo dos fenômenos cadavéricos, é CORRETO afirmar que:
Em relação aos mecanismos de ação, é INCORRETO afirmar que:
Em relação aos dispositivos legais sobre a remoção de órgãos, tecidos e partes do corpo humano para fins de transplante e tratamento, é CORRETO afirmar:
São causas médicas de óbito NÃO jurídicas:
Em um exame necroscópico, o médico legista observou na região posterior da perna direita uma lesão arroxeada, com presença de infiltração hemática nas malhas do tecido decorrente de ruptura de vaso sanguíneo. Dessa análise, é correto afirmar que se trata de
No que se refere à genética forense, julgue o próximo item.
As amostras de tecidos moles de um cadáver para possível exame de DNA devem ser acondicionadas em saco plástico limpo a temperatura entre 2 ºC e -8 ºC, para fins de armazenamento.
É INCORRETO afirmar que a Odontologia Legal é uma Especialidade que
A seguinte imagem mostra um orifício produzido por projétil de arma de fogo.

A orla escurecida, denominada orla de enxugo, resulta de
Julgue o próximo item de acordo com os preceitos éticos e legais a serem seguidos pelo perito na área da medicina.
As necropsias de interesse médico-legal, por força de lei, independem de autorização da família, da mesma forma que algumas de interesse apenas médico-sanitário.
Julgue o seguinte item, a respeito de lesões produzidas por projéteis de arma de fogo.
Todas as lesões produzidas por projéteis únicos de arma de fogo devem ser classificadas como perfurocontusas.
Com referência à classificação dos agentes vulnerantes, julgue o item a seguir.
Uma lesão com secção da artéria carótida comum esquerda, em alguns casos, pode ser denominada de esgorjamento, independentemente de ter sido produzida por ação cortante ou cortocontundente.
No que se refere à medicina legal, julgue o item que se segue.
O fato de uma vítima de agressão sobreviver à injúria corporal, mas, devido a isso, perder toda a função renal direita, sem acometimento do rim esquerdo, caracteriza o crime de lesão corporal de natureza leve.
A respeito de tortura e de exames periciais para diagnóstico de vítimas submetidas a tortura, tratamentos cruéis, desumanos ou degradantes, julgue o item subsequente.
Em caso de hipótese de tortura, a utilização da expressão “correspondência típica” em um relatório médico-legal indicará que o sinal ou sintoma não pode ter sido causado de qualquer outra forma senão a descrita.
Julgue o item subsequente, relativo à psicopatologia forense.
A esquizofrenia é uma das psicoses encontradas com mais frequência nos réus que se submetem a exame de imputabilidade penal, sendo esses periciandos, geralmente, considerados inimputáveis.
Um trabalhador de quarenta e oito anos de idade morreu após ter caído de um barracão com uma altura de três metros. O caso aconteceu em uma fábrica localizada em área industrial. O corpo de bombeiros foi até o local para atender a vítima, que havia batido a cabeça na queda e estava inconsciente. Equipes da polícia militar e do Instituto Geral de Perícias (IGP) da cidade onde ocorreu o acidente também atenderam à ocorrência.
Considerando as informações do texto anterior, julgue o próximo item, a respeito de infortunística.
O trabalhador que sobrevive a tais acidentes com sequelas e apresenta incapacidade total para o trabalho, sem possibilidade de reabilitação profissional, e que, por consequência, não tem mais condições de prover a sua subsistência pode ser aposentado por invalidez.