Durante uma autópsia, na região do abdome da vítima, foram encontrados ferimentos punctórios. Qual instrumento pode ter causado esses ferimentos?
Acerca do conceito, da importância e das divisões da medicina legal, julgue os itens a seguir.
A medicina legal é uma disciplina que se constitui da soma de várias especialidades médicas e de outras áreas das ciências biológicas, cujos conceitos são utilizados no ramo do direito.
No que tange aos documentos médico‐legais, julgue os itens subsequentes.
O atestado é considerado o documento médico-legal mais minucioso de uma perícia médica.
Maria Alice compareceu à delegacia de polícia para narrar uma série de agressões das quais havia sido vítima. Durante seu depoimento, narrou aos policiais que seu marido, Pedro, tinha praticado agressões contra ela por meio de choques elétricos, queimaduras provocadas por garfos aquecidos no fogão da residência e socos que lhe produziram manchas roxas pelo corpo. Considerando essa situação hipotética, julgue os itens a seguir.
Segundo a classificação de Borri, as energias vulnerantes de etiologia mecânica são estudadas separadamente das energias vulnerantes de ordem física.
Tendo em vista que as lesões corporais estão compreendidas nos dispositivos dos crimes contra a pessoa, julgue os próximos itens.
Uma faca introduzida em um corpo é um instrumento perfurocortante e produz uma lesão perfuroincisa.
Considerando que, na perícia de crime contra a vida, quando ocorre homicídio, o perito estuda a morte e todos os problemas a ela relacionados, julgue os itens seguintes.
Hipóstase é o fenômeno observado duas a três horas após a morte e caracteriza-se pela deposição do sangue nas partes declivosas do cadáver, por força de atuação da gravidade.
No que se refere ao papel da perícia na elucidação de delitos, julgue os itens subsequentes.
O perito nomeado em questão criminal pela autoridade será obrigado a aceitar o encargo, não sendo possível escusa.
No que se refere ao papel da perícia na elucidação de delitos,
julgue os itens subsequentes.
A perícia realizada no corpo de delito está relacionada ao
exame dos objetos e não inclui a perícia no indivíduo morto
ou vivo.
Considerando que, na perícia de crime contra a vida, quando
ocorre homicídio, o perito estuda a morte e todos os problemas
a ela relacionados, julgue os itens seguintes.
Caso um corpo, ao ser encontrado, apresente rigidez de
membros superiores, da nuca e da mandíbula, assim como
livores relativamente acentuados, a estimativa do tempo de
morte será de duas horas.
Em Goiânia, a Polícia Civil de Goiás foi acionada após troca de tiros motivados por questões políticas. Uma das vítimas apresentava lesão de forma arredondada, com orla de escoriação, bordas invertidas, halo de enxugo, zona de tatuagem, zona de esfumaçamento, zona de queimadura, aréola equimótica e zona de compressão de gases.
O enunciado refere-se a
Em relação aos tipos de documentos utilizados na perícia bem como aos métodos de identificação policial ou judiciária, julgue o item que se segue.
Denomina-se parecer o relatório redigido por um dos peritos logo após o exame de corpo de delito.
No que diz respeito a lesões por ação contundente, por armas brancas e de fogo e por projéteis de arma de fogo comuns, julgue o próximo item.
A queimadura na pele produzida pela boca do cano de uma arma de fogo caracteriza o sinal de Werkgaertner.
Acerca do conceito, da importância e das divisões da medicina legal, julgue os itens a seguir.
Do ponto de vista didático, antropologia forense, traumatologia forense e asfixiologia forense são consideradas ramos da medicina legal geral.
Acerca dos peritos e das perícias médico-legais, julgue os itens a seguir.
As perícias podem ser conceituadas como um conjunto de procedimentos, de caráter técnico e médico, realizados em indivíduos vivos, cadáveres, esqueletos, animais e objetos, cuja finalidade é o esclarecimento de um fato de interesse da justiça.
Acerca da tanatologia forense, julgue os itens que se seguem.
As causas jurídicas da morte têm como objetivo o esclarecimento do tipo de doença ou da lesão que provocou a morte da vítima, para fins de lançamento dos dados no atestado de óbito.