Leia o texto a seguir.
Uma mudança que já vem ocorrendo na prática em nossa língua, inclusive pelos praticantes da norma-padrão, é o verbo “namorar". A raiz desse verbo é “am", que significa “união". E sua ação pressupõe algo direto, em um reveza-mento constante de agente/paciente. É um verbo transitivo direto (claro, quando exigir complemento). Todavia, talvez porque psicologicamente nos neguemos a aceitar que a ação de namorar seja individual, o povo juntou certa preposi-ção a esse verbo, estabelecendo, assim, a companhia. [...] É praticamente impossível que a forma considerada correta se mantenha como tal.
Revista Língua Portuguesa. Edição 62, p. 20 (Adaptado).
Certas estruturas linguísticas vão sendo modificadas pelos falantes de acordo com a percepção que eles têm sobre elas, ainda que a norma-padrão costume manter suas prescrições. Assim, qual das frases a seguir, retiradas de jornais, é fruto da referida mudança na regência do verbo “namorar" e, portanto, está em desacordo com a norma-padrão?
Leia o texto.
Observe, nesse texto, o emprego dos verbos e dos modos em que estão conjugados e assinale a alternativa CORRETA.
No trecho “Tristeza, que Nilton de Souza criou em 1963 – consagrada três anos depois na voz de Jair Rodrigues –", o emprego do travessão serve para
A razão de a babá não ter ficado com o bebê da cadeira alta na ausência dos pais:
Assinale a alternativa correta quanto ao tipo de circunstância que a oração subordinada em destaque estabelece em relação à oração principal do período: Se os sintomas forem graves e frequentes, o único tratamento eficaz é a remoção cirúrgica da vesícula.
Releia o trecho a seguir. “Portanto, sem os pré-requisitos da lógica, não há lógica.” Com esse trecho, o autor busca
Releia o trecho a seguir. “[...] deve ter uma lógica, pois os protagonistas se esforçam em justificá-la.” A reescrita desse trecho que está de acordo com a norma-padrão é:
Releia o trecho a seguir.
“Se frases feministas associadas à imagem de Ryan Gosling influenciaram homens a se identificar mais do que outros [...]"
A palavra destacada confere ao trecho uma ideia
Analise esse trecho:
“Maria ficou para tia"
A oração possui o mesmo significado em:
Leia o trecho a seguir.
Obrigada mamãe! Mas..."
Assinale a alternativa em que a substituição do termo destacado altera o sentido do trecho.
Em relação ao paralelismo na frase “Nossa sociedade depende da lealdade entre nós e em negociarmos juntos”, ocorre contrariedade na estrutura sintática, isso ocorre porque o verbo “depende” possui:
Examine os exemplos a seguir:
I - Esperei-te longo tempo, mas nunca chegavas.
II - Nesses dias apáticos, nada me aborrece.
III - Quando verei-te outra vez?
IV - Tirei os sapatos quando cheguei, para não incomodar-te.
Indique a alternativa correta quanto ao uso dos pronomes átonos acima.
Na frase “Os sócios venderam a empresa a preço de banana”, ao transferir o tempo verbal para a voz passiva sintética, a estrutura do verbo ficará da seguinte forma: