Na frase, O trecho acima faz parte do PREFÁCIO de Modernidade Líquida, uma das principais obras do polonês Zygmunt Bauman (1925-), professor emérito das universidades de Leeds (Inglaterra) e Varsóvia (Polônia) e um dos mais importantes sociólogos da atualidade [...]
O termo destacado pode ser substituído, sem alteração de sentido, por:
Leia com atenção:
I - Cabe ao respectivo sistema de ensino, à vista das condições disponíveis e das características regionais e locais, estabelecer parâmetro para atendimento do disposto neste artigo;
II - Cabe a cada instituição de ensino expedir históricos escolares, declarações de conclusão de série e diplomas ou certificados de conclusão de cursos, com as especificações cabíveis.
Sobre os itens acima:
O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de:
Analise o trecho a seguir.
O homem normal não é social da mesma maneira aos seis meses ou aos vinte anos de idade, e, por conseguinte, sua individualidade não pode ser da mesma qualidade nesses dois diferentes níveis. (Piaget, J. Études Sociologiques. Genebra - Paris, Droz, 1977, p. 242, em Português, Estudos Sociológicos. Rio de Janeiro, Forense, 1973).
A perspectiva apresentada ocorre uma vez que:
Analise o trecho a seguir.
Chegaste aqui cedo, pois és realmente muito madrugador; Maria, porém, veio ainda mais cedo, veio cedíssimo.
Ao conceituar-se, sequencialmente, os advérbios em destaque, pode-se observar que:
I - A palavra “aqui" acrescenta ao verbo “chegar" uma circunstância de lugar.
II - Com “realmente" se dá mais força à declaração contida na oração “és muito madrugador".
III - “Muito" modifica o adjetivo “madrugador", elevando-o ao grau superlativo absoluto; “ainda" intensifica a declaração “veio mais cedo".
IV - “Mais" modifica “cedo", levando-o ao grau superlativo de superioridade. (Kury, Adriano da Gama, Português básico e essencial, 2013, p. 174)
Portanto, consideram-se corretas as seguintes alternativas:
“A criança é muito linda."
Desempenha a função de advérbio na frase acima:
Segundo o dicionário brasileiro da Língua Portuguesa, ilícito significa algo que é contrário às leis e/ou à moral, podendo ser, tal sentido, compreendido por seu sinônimo:
INSTRUÇÃO: Leia o texto a seguir para responder a questão subsequente.
Considerando a perspectiva apresentada no texto, acerca da compreensão da cultura escrita e das capacidades, conhecimentos e atitudes relacionados, está correto afirmar que o processo de desenvolvimento da habilidade da escrita procura: I - Diferenciar-se em relação aos usos e funções sociais da escrita; II - Conhecer, utilizar e valorizar os modos de produção e de circulação da escrita na sociedade; III - Desenvolver capacidades necessárias para o uso da escrita no contexto escolar; IV - Saber usar objetos de escrita presentes na cultura escolar e desenvolver capacidades específicas para escrever. Considera-se correto o que está em:
Observe a oração a seguir.
“Em seguida, o seu proprietário foi localizado para que a reouvesse na Delegacia de Polícia civil."
É correto afirmar que o verbo em destaque:
Assinale a frase em que a forma sublinhada está corretamente grafada.
“Toda vez que pinto um retrato perco um amigo."
As formas verbais sublinhadas mostram perfeita concordância de tempos; as formas verbais a seguir que mostram inadequação são:
A frase abaixo em que os dois vocábulos sublinhados pertencem à mesma classe gramatical é:
Assinale a opção em que a palavra sublinhada está corretamente grafada.
Assinale a frase em que o pronome sublinhado substitui uma frase e não um termo.
Assinale a frase em que a qualificação expressa por um adjetivo foi explicada.