INSTRUÇÕES: A questão diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la.
“Em vez de atacar os vírus em si – que têm centenas de variações e estão em constante mutação – o novo tratamento tem como alvo o hospedeiro infectado." (linhas 3 a 6). Analisando-se o trecho acima retirado do Texto, manteria a correção gramatical e o sentido original caso efetuássemos a seguinte alteração no período:
INSTRUÇÕES: A questão diz respeito ao TEXTO. Leia-o atentamente antes de respondê-la.
Analise os trechos abaixo.
I - “... o novo tratamento tem como alvo o hospedeiro infectado." (linhas 4 a 6)
II - “O tratamento bloqueia uma proteína nas células do corpo..." (linhas 7 e 8)
III - “Os pesquisadores do Imperial College, em Londres, trabalham na criação de um novo formato..." (linhas 15 e 16)
Os verbos destacados estão empregados no presente do indicativo em:
Leia o texto abaixo e responda à questão.
De acordo com o texto, homofobia é:
O texto a seguir se refere à questão.
(TEIXEIRA, Nelson. O grande livro dos provérbios. Belo Horizonte: Editora Leitura, 2000. Texto modificado)
Os pares de provérbios citados no último parágrafo do texto:
A letra de música a seguir se refere à questão.
De acordo com o texto, o índio perdeu:
Assinale a frase gramaticalmente correta:
”Todas as palavras proparoxítonas são acentuadas.” Assinale a alternativa em que todas as palavras atendam a essa regra gramatical:
No terceiro quadrinho, em “ele morreu aquecido e seguro", as palavras “aquecido" e “seguro", juntamente com a forma verbal “morreu",
Leia as afirmativas a seguir:
I. No período "Conhecemos mais pessoas quando estamos viajando", existem seis palavras. Cada uma delas exerce uma determinada função nas orações. Em análise sintática, cada palavra da oração é chamada de termo da oração. Termo é a palavra considerada de acordo com a função sintática que exerce na oração.
II. Não se deve confundir sujeito simples com a noção de singular. Diz-se que o sujeito é simples quando o verbo da oração se refere a apenas um elemento, seja ele um substantivo (singular ou plural), um pronome, um numeral ou uma oração subjetiva.
III. Pronomes pessoais são aqueles que substituem os substantivos, indicando indiretamente as pessoas do discurso. Quem fala ou escreve assume os pronomes eu ou nós, usa os pronomes tu, vós, você ou vocês para designar a quem se dirige e ele, ela, eles ou elas para fazer referência à pessoa ou às pessoas de quem fala.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Do ponto de vista sociocultural, a língua padrão seria uma variante tida como aceitável pelos membros de uma sociedade, em situações de uso mais formal. Neste caso, outras variantes não teriam a mesma aceitação.
II. Como toda oração está centrada num verbo ou numa locução verbal, a maneira prática de saber quantas orações existem num período é contar os verbos ou locuções verbais e, em seguida, dividir por dois.
III. Os pronomes oblíquos tônicos são eventualmente precedidos por preposições, em geral as preposições a, para, de e com, embora esta última seja menos utilizada. Por esse motivo, os pronomes tônicos exercem a função de objeto indireto da oração. Além disso, possuem acentuação tônica fraca.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. O adjetivo acompanha o número do substantivo a que se refere, pois conhece os dois números no substantivo: o singular e o plural. Assim, afim de evitar ambiguidade e duplicidade de expressões morfológicas, os adjetivos adotam regras próprias de plural, distintas daquelas usadas pelos substantivos.
II. Quanto à função sintática, o substantivo exerce por excelência a função de sujeito (ou seu núcleo) da oração e, no domínio da constituição do predicado, as funções de objeto direto, complemento relativo, objeto indireto, predicativo, adjunto adnominal e adjunto adverbial.
III. Adjetivo é toda palavra que se refere a um substantivo, indicando-lhe um atributo. Flexionam-se em gênero, número e/ou grau. Sua função gramatical pode ser comparada com a do advérbio em relação aos verbos, aos adjetivos e a outros advérbios. Há três tipos de gradação na qualidade expressa pelo adjetivo: restritivo, opositivo e superlativo, quando se procede a estabelecer relações entre o que são ou se mostram duas ou mais pessoas.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia as afirmativas a seguir:
I. Adjetivo é a classe de lexema que se caracteriza por constituir a delimitação, isto é, por caracterizar as possibilidades designativas do substantivo, orientando delimitativamente a referência a uma parte ou a um aspecto do denotado.
II. Todo substantivo está dotado de gênero, que, no português, se distribui entre o grupo do masculino e o grupo do feminino. São masculinos os nomes a que se pode antepor o artigo o (o linho, o sol, o clima, o poeta, o grama, o pente, o raio, o prazer, o filho, o beijo) e são femininos os nomes a que se pode antepor o artigo a (a linha, a lua, a grama, a ponte, a poetisa, a filha, a dor).
III. Os pronomes podem apresentar-se como adjuntos do núcleo - capazes de funcionar como núcleo de sintagma nominal, à maneira dos substantivos - ou como absolutos, à maneira dos adjetivos, dos artigos e dos numerais.
Marque a alternativa CORRETA:
Leia o texto, para responder à questão.
Observe a relação temporal entre as situações expressas pelos verbos destacados nos seguintes trechos: (I) No dia 13 de janeiro de 1825, um condenado caminhava com passos firmes na direção da forca, no centro do Recife. (II) Ele tinha participado da revolta da Confederação do Equador. (III) Vestia o hábito da Irmandade da Madre de Deus.
É correto concluir que
Leia o texto, para responder à questão.
As palavras do texto que se associam por compartilharem um núcleo comum de sentido são: