“As substâncias presentes na lonomia causam dor, vermelhidão, dor de cabeça e inchaço imediatos." (linhas 3 a 4).
Assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE a função morfológica do termo sublinhado:
Este texto foi retirado do romance Vidas Secas, de Graciliano Ramos. Nele, são relatados os pensamentos de Fabiano. Há, então, duas vozes no texto: a do narrador, que conta o encontro de Fabiano com o soldado, e a de Fabiano, por meio da qual ficamos sabendo seus pensamentos.
A técnica usada pelo narrador para mostrar o que a personagem estava pensando é chamada de:
O período “tinha vontade de levantar o facão de novo" (linha 1) é atribuído, na forma como está, ao narrador.
Assinale a alternativa que exemplifica um período que, quando modificado, poderia ser atribuído à Fabiano.
Em: “Geralmente, o paciente posta essas selfies em suas redes sociais para receber aceitação por meio de likes e comentários.”., “essas” é usado porque
Observe a quinta estrofe: “Se você gritasse,/ se você gemesse,/se você tocasse/ a valsa vienense,/ se você dormisse,/ se você cansasse,/ se você morresse.../ Mas você não morre,/ você é duro, José!" Assinale a alternativa CORRETA sobre a construção de sentido e a linguagem.
Leia a oração apresentada e faça analise morfossintática corretamente.
Houve muito barulho.
I) A oração apresentada anteriormente é sem sujeito.
II) A oração apresentada anteriormente tem um sujeito oculto.
III) Na oração apresentada, “barulho" exerce a função de objeto direto.
IV) Na oração apresentada, “houve" é um verbo transitivo.
Assinale a alternativa CORRETA.
Assinale a alternativa CORRETA em que a vírgula empregada identifica o vocativo.
Assinale a alternativa em que a palavra em destaque na frase é um adjetivo.
Assinale a alternativa que represente uma sinonímia de palavra grifada de acordo com sentido do poema:
“Sozinho no escuro/ qual bicho-do-mato,/ sem teogonia,/ sem parede nua."
Leia o excerto a seguir: “Longa era a estrada que levava ao Eldorado de Jovelino: quase um ano consumiu ele em andança com a sua tribo, pernoitando em paióis de fazendas, em ranchos de beira caminho, em chiqueiros e currais, onde quer que lhe dessem pasto e pousada."
Leia o trecho retirado do texto e assinale a alternativa que corresponde o predicativo do sujeito. “O próprio Jovelino, entrado em anos, era agora um velho sacudido e bem disposto"
Leia o trecho a seguir." Não uma aranha, mas me parecia "a" aranha. Andando pela sua teia invisível, parecia transladar-se maciamente no ar." Assinale a alternativa CORRETA sobre a construção do sentido “uma" e “a" dentro o texto.
Assinale a alternativa que classifique os verbos das orações a seguir:
I) Ela caiu de cama.
II) Ele morreu.