Com relação aos sentidos e a aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
De acordo com o segundo período do texto, o DAGV é um espaço destinado a alojar grupos vulneráveis, como idosos, homossexuais, mulheres, crianças e adolescentes, dando-lhes refúgio e proteção constante.
Texto 1 para responder à questão.
Com relação à tipologia textual, assinale a alternativa correta.
Texto 2 para responder à questão.
Em conformidade com as regras de acentuação gráfica, e considerando vocábulos do texto, assinale a alternativa que apresenta somente palavras oxítonas.
Texto 3 para responder à questão.
Assinale a alternativa correspondente à correta separação silábica de vocábulo do texto.
Leia os textos acima e as seguintes afirmações:
I. Texto 1 segue os padrões da gramática tradicional da língua portuguesa.
II. Texto 2 segue os padrões da gramática tradicional da língua portuguesa.
III. Ambos os textos 1 e 2 seguem os padrões da gramática tradicional da língua portuguesa.
Assinale a alternativa correta, de acordo com as afirmações acima:
Com relação às ideias do texto 2A1-II, julgue o item subsequente.
Considerando-se que, segundo o último parágrafo, o uso do sistema de aprendizagem de máquina deve “contribuir para cortes de gastos" (l. 11 e 12), é correto inferir do texto que esses gastos são ocasionados pelos analistas na operação humana.
Com relação às ideias do texto 2A1-II, julgue o item subsequente.
Tanto na linha 7 quanto na linha 9, o vocábulo “assim" confere sentido de conclusão às ideias do período em que é empregado.
Com relação às ideias do texto 2A1-II, julgue o item subsequente.
No período em que se insere, a palavra “regular" (l.4) tem a função de especificar a frequência com que determinadas pessoas tomam café com açúcar.
Qual a função de a e as neste trecho?
I. Como função sintática, são adjuntos adnominais.
II. Como função morfológica, são artigos.
III. Como função sintática, são adjuntos adverbiais.
IV. Como função morfológica, são preposições.
Na oração: “do alto da duna eu contemplava o trecho mais delgado da restinga", tendo em vista a norma culta, pode-se afirmar que:
Releia a frase do Texto I:
“Minha mãe e eu o esperávamos, preocupados e famintos."
Assinale a alternativa em que o pronome obliquo se refere ao mesmo termo que na frase destacada acima.
Nesse fragmento, Martins utiliza a repetição de uma mesma palavra, borboleta, como recurso coesivo. Na frase “Ocupava-se em voar pela noite de árvore em árvore", o autor utiliza outro recurso, com a mesma finalidade. Assinale a alternativa que indica o recurso utilizado nessa frase.
Nas frases a seguir, extraídas do texto de Rubem Alves, as preposições compõem estruturas sintáticas diversas, estabelecendo diferentes relações de sentido:
I – “Transcorridos os nove meses de gravidez, ele nasceu." (linha 3)
II – “Sabia de cor todas as informações sobre o mundo cultural." (linhas 19-20)
III – “E os outros casais, pais e mães dos colegas de Memorioso, morriam de inveja." (linhas 22-23)
IV – “Levado às pressas para o hospital de computadores [...]." (linha 42)
Assinale a afirmativa correta acerca dos termos introduzidos pela preposição DE.
Vidas secas apresenta uma voz narrativa em terceira pessoa que, no entanto, consegue matizar-se pelo uso estratégico de recursos ligados à polifonia.
Considerando a leitura do Texto II, percebe-se essa elaboração multiperspectivada e polifônica da voz narrativa no(a)
Uma das marcas mais típicas da narrativa machadiana é a expressão de uma mundividência em que a desilusão com a vida, com a sociedade e com o ser humano são as tônicas.
O Texto V apresenta, sutilmente, a visão desiludida do narrador em relação à existência humana e à vida, por meio da