Com relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto CB2A1AAA, julgue o item a seguir.
Segundo o texto, é implausível considerar que o trabalho com o patrimônio se converta em uma ação política.
A respeito dos aspectos linguísticos e textuais do texto CB2A1AAA, julgue o item que se segue.
Sem prejuízo dos sentidos originais do texto, o verbo “fabricar" (ℓ.7) poderia ser substituído por forjar.
Acerca das ideias e dos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o item seguinte.
Os autores do texto defendem que é preciso lutar contra a segmentação de interesses para que a cidade possa servir a todos.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o próximo item.
No trecho “vivemos um divórcio entre política e poder" (ℓ.23), a palavra “divórcio" poderia ser substituída por apartamento, sem alteração dos sentidos originais do texto.
Com relação aos aspectos linguísticos do texto CB2A1BBB, julgue o próximo item.
As vírgulas empregadas após as palavras “flexibilidade” (ℓ.26) e “novo” (ℓ.29) justificam-se pela mesma regra de pontuação.
Com relação às ideias e às estruturas linguísticas do texto apresentado, julgue o item a seguir.
Conclui-se do texto que evitar a abordagem do estranho teria deixado o narrador impassível.
Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
A correção gramatical do texto seria mantida caso fosse suprimido o vocábulo “esta" no trecho “que da África continuamente estão passando a esta América" (ℓ. 3 e 4), embora o sentido desse trecho fosse alterado.
Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item que se segue.
Seria mantida a correção gramatical do texto caso a vírgula empregada logo após “viver” (ℓ.10) fosse substituída por ponto e vírgula.
No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.
A expressão “o emblema da pátria" (ℓ.6) remete a “Congresso Nacional" (ℓ. 4 e 5).
No que diz respeito aos aspectos linguísticos do texto CB1A1AAA, julgue o item a seguir.
O trecho “um ‘oásis’ plantado no planalto central” (ℓ.25) acrescenta uma explicação à expressão “projeto moderno” (ℓ.24).
Analise as orações que seguem e responda o que se pede.
“Há quem me julgue perdido, porque ando a ouvir estrelas.
Só quem ama tem ouvido para ouvi-las e entendê-las". (Olavo Bilac)
Assinale a alternativa correta considerando o complemento do verbo “andar":
Assinale a alternativa correta, considerando o adequado preenchimento dos vazios abaixo, com as expressões CESSÃO / SEÇÃO / SESSÃO – AONDE / ONDE: I – Comprei meu livro na ____________ de Histórias em Quadrinhos. II – Depois da ____________ de cinema, vamos ao Shopping. III – _____________ de direitos autorais, não é algo comum. IV – Vais ___________? V - ______________ estás?
Analise o enunciado, abaixo e, em seguida, responda ao que se pede. “O populista abusa dos aforismos, simplifica temas complexos, recorre a frases de efeito” […]. I- Há no enunciado uma relação semântica com sentenças de autoria anônima e, fortemente, ligada à tradição popular. II- As expressões aforísticas podem ser consideradas como frases feitas ou discurso do Outro, sempre citado ou renunciável. III- A linguagem do populista não representa um valor social que funciona em contextos discursivos distintos. Está CORRETO o que se afirma apenas em:
Leia os enunciados a seguir e responda ao que se pede. 1.“A atual estiagem já dura seis anos consecutivos e é a seca mais prolongada da história recente na região”. 2.“De acordo com o Monitor de Secas da Agência Nacional das Águas (ANA), mais de 65% do território nordestino se encontrava em caráter de 'seca excepcional', em dezembro de 2016”. 3.“E essa área já era 18% maior em comparação ao mesmo mês do ano anterior.” 4.“A maior parte da precipitação concentra-se em março, abril e junho, e a média para todo ano é inferior a 800mm e em algumas áreas fica perto de 500 litros.” Pode-se afirmar que: I- Todos apresentam traços semânticos relacionados a aspectos de temporalidade. II- Apenas 1, 2 e 4 apresentam elementos linguísticos demarcadores de tempo. III- Todos indicam, além de demarcadores de tempo, também, demarcadores de espaço. É CORRETO o que se afirma, em
Em “Mas não durante anos seguidos”, o termo “Mas” ( ) funciona como elemento de coesão que cria uma relação de contradição entre os segmentos do texto. ( ) apresenta um desvio de norma no nível de morfologia, comprometendo a argumentação do enunciado. ( ) exerce papel de encadeador discursivo que, associado ao termo negativo, determina a orientação argumentativa. Após o preenchimento adequado com V ou F a alternativa que melhor corresponde à associação é