Assinale a opção cuja concordância, regência e crase estão de acordo com as regras da Gramática Normativa:
Considere as informações acerca da correspondência oficial:
I. Redação oficial é o meio utilizado para o estabelecimento de relações de serviço na administração pública e corresponde ao modo uniforme de redigir atos normativos e comunicações oficiais. A característica geral de um texto oficial no qual possibilita imediata compreensão pelo leitor é denominada de clareza;
II. Em uma redação oficial, a forma de tratamento “Vossa Santidade" é utilizado para se referir a bispos e cardeais;
III. Na redação de súmulas, dado seu caráter técnico, devem-se empregar, sempre que possível, jargões;
IV. Portaria é o instrumento pelo qual Ministros ou outras autoridades expedem instruções sobre a organização e o funcionamento de serviço, sobre questões de pessoal e outros atos de sua competência.
Estão corretas:
Leia o texto para responder à questão.

Marque a opção em que a indicação da classificação da oração destacada está correta:
Assinale o item que está de acordo com a Gramática Normativa quanto à regência, concordância e o sinal indicativo de crase:
Sobre a Correspondência Oficial é correto afirmar:
Texto para responder à questão.
Considerando as orações “o número de trabalhadores precoces corresponde a 5%" e “ Ajude a diminuir essa porcentagem", é correto afirmar que as formas verbais sublinhadas estão conjugadas, respectivamente, no
Texto para responder à questão.
Com base na leitura compreensiva do texto, é correto afirmar que o português Avelino Guedes Santos

Com base na análise do modo como estão organizadas as orações do texto, é correto afirmar que o autor
Texto para o item.
Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item.
“há dez anos" (linha 2) por dez anos atrás.
Texto para o item.
Considerando os mecanismos de coesão no texto, julgue o item quanto à correta correspondência entre o termo destacado e o respectivo elemento de referência.
“a", em “que a criticam" (linha 15): “Lei Maria da Penha" (linha 14).
Texto para o item.
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os item. Segundo a pesquisa mencionada no texto, 11% dos homens que cometem violência doméstica no Brasil justificam seu ato por ser a Lei Maria da Penha insuficiente para impedi‐los da agressão.
Texto para o item.
No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os item. A oração “ao falar com o agressor” (linha 20) expressa, em relação à oração anterior, circunstância de consequência.
Texto para o item.

Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue o item. O emprego do acento indicativo de crase em “à verdade” (linha 15) justifica‐se pela regência do verbo “atribuir” (linha 14) e pela anteposição de artigo definido ao termo “verdade”.
Texto para o item.

Considerando a correção gramatical e a coerência das substituições propostas para vocábulos e trechos destacados do texto, julgue o item.
“e sim, ao contrário," (linhas 25 e 26) por mas.
Texto para o item.

Julgue o item no que se refere à correção gramatical e à coerência da proposta de reescrita para cada um dos trechos destacados do texto.
“Na teoria, tanto a ciência como a religião estão interessadas acima de tudo na verdade" (linhas de 2 a 4): Teoricamente, ciência e religião interessariam‐se sobre tudo pela verdade.