Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir.
No contexto geral do texto, as informações do 3º parágrafo revelam
Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir.
Considerando as regras de regência, o vocábulo sublinhado em o que representa mais da metade da população mundial (1º parágrafo) estará corretamente substituído, sem qualquer outra alteração no trecho, por
Atenção: Para responder à questão, considere o texto a seguir.
Considere o sentido veiculado pelas orações sublinhadas nos trechos que seguem:
Em 1989, andando com Tom pelo Central Park, em Nova York, ouvi-o identificar vários pássaros pela música que faziam... (1º parágrafo)
Em jovem, nas suas incursões pelo mato, Tom piava inhambus para matá-los. (2º parágrafo)
Estão integrados com tal naturalidade à orquestração que podem nem ser “escutados" pelos menos atentos. (3º parágrafo)
Nos contextos em que ocorrem, as orações sublinhadas exprimem, respectivamente, circunstâncias de
A correção do segmento dado é preservada caso se substitua o elemento sublinhado pelo que está entre parênteses no seguinte caso:
Atentando para o sentido do contexto, o segmento Cartas, cartas! deve ser entendido sobretudo como expressão
O texto a seguir serve de referência para a questão.

A transitividade das ocorrências do verbo “reconheceram" (linhas 25 e 26) no sétimo parágrafo do texto de referência NÃO coincide com a do indicado em:
O texto a seguir serve de referência para a questão.

Acerca das regras de acentuação gráfica aplicadas a palavras do texto de referência, avalie cada uma das cinco sentenças seguintes como (V) VERDADEIRA ou (F) FALSA.
I – ( ) No terceiro e no quarto parágrafos, faz-se uso do vocábulo “têm", que se refere nos dois casos a sujeitos cujos núcleos estão no plural. Flexionando os respectivos núcleos para o singular, o acento diferencial circunflexo deve mudar para agudo, grafando-se “tém".
II – ( ) É aplicável a mesma justificativa para se acentuar as palavras “raízes", “artífices" e “país".
III – ( ) As palavras “áreas", “ciência" e “missão" recebem acento gráfico por serem paroxítonas terminadas em ditongo crescente.
IV – ( ) As palavras “histórico", “emblemático", “agrotécnicas" e “tecnológica" recebem acento gráfico por serem proparoxítonas.
V – ( ) Substituir “sairá" por “saíra" implicaria em alterações significativas na compreensão do enunciado, dentre elas a mudança do tempo verbal do futuro do presente para o pretérito maisque-perfeito, ambos do modo indicativo.
Na ordem respectiva dos itens I, II, III, IV e V, está CORRETA a sequência:
O texto a seguir serve de referência para a questão.

Em relação ao quinto parágrafo do texto de referência, é INCORRETO afirmar que:
Há presença de forma verbal na voz passiva e pleno atendimento às normas de concordância na seguinte frase:
Está plenamente adequada a correlação entre os tempos e os modos verbais na frase:
O emprego da pontuação e a observância do sinal de crase estão adequados na frase:
Plataformas digitais possibilitam acesso, abertura e transparência às operações de governos locais / e provavelmente irão mudar a forma como os governos interagem com as pessoas. (4º parágrafo)
Entre as ideias separadas por barra nessa passagem do texto, se estabelece relação de, respectivamente,
Está redigido em conformidade com a concordância da norma-padrão o livre comentário sobre o texto:
Com a alusão ao provérbio o que os olhos não veem o coração não sente, reforça-se a ideia de que
No contexto global do texto, a palavra processo, no último parágrafo, refere-se a