O texto é construído com base no seguinte modo de organização do discurso:
A frase “Alguns avanços também precisam ser reconhecidos” poderia ser reescrita do seguinte modo:
“Crianças que caminham para a escola têm mais concentração para desenvolver atividades complexas”. O trecho destacado exerce, no conjunto da frase, a função de introduzir uma:
Na frase “Para a maior parcela, que se locomove a pé e de transporte coletivo, há insegurança, medo e a certeza de que o pedestre é considerado um intruso, um invasor do espaço” (2º parágrafo), o uso da voz passiva provoca o seguinte efeito de sentido:
No segundo parágrafo, a última frase expressa, em relação à anterior, uma relação de:
“Crianças que caminham para a escola têm mais concentração para desenvolver atividades complexas”. O trecho destacado exerce, no conjunto da frase, a função de introduzir uma:
Na frase “Para a maior parcela, que se locomove a pé e de transporte coletivo, há insegurança, medo e a certeza de que o pedestre é considerado um intruso, um invasor do espaço” (2º parágrafo), o uso da voz passiva provoca o seguinte efeito de sentido:
De acordo com o texto, um aspecto negativo da publicidade infantil reside em:
Aleitura do trecho permite considerar a presença de sódio em alimentos como:
Em “para reduzir a exposição das crianças à publicidade de alimentos” (2º parágrafo), a expressão “à publicidade de alimentos” pode ser substituída, mantendo o acento grave, por:
Em “para combatê-la” (1º parágrafo), o pronome retoma a seguinte expressão:
De acordo com a norma-padrão da Língua Portuguesa, assinale a alternativa correta em relação à ocorrência de crase.