Com relação aos sentidos e aos aspectos linguísticos do texto CB1A1-I, julgue o seguinte item.
No segundo parágrafo, a palavra “volatilidade” foi empregada com o mesmo sentido de inconstância.
A respeito das ideias e dos aspectos linguísticos do texto precedente, julgue o item.
A correção gramatical do texto seria mantida se a forma verbal ‘existem’ (quarto parágrafo) fosse substituída pela forma no singular — existe —, caso em que o verbo passaria a ser considerado impessoal.
Texto para o item.

Texto para o item.

Texto para o item.


Com referência às ideias e aos aspectos linguísticos do texto apresentado, julgue o item a seguir.
No primeiro parágrafo, “o estabelecimento” (último período) retoma “A Casa das Tintas” (terceiro período).

No que se refere às ideias e aos aspectos linguísticos do texto anterior, julgue o item que se segue
Quanto à tipologia textual, predomina no texto o tipo dissertativo-expositivo

Com relação às ideias do texto 2A2-I, julgue o item seguinte.
Depreende-se do texto que as consequências da seca atingem, da mesma forma, todos aqueles que vivem em regiões afetadas pela estiagem.

Com relação às ideias do texto 2A2-I, julgue o item seguinte.
De acordo com o texto, a crítica que Graciliano Ramos faz em seu romance recai sobre a ação opressora do próprio ser humano sobre outros seres humanos menos favorecidos.

No que se refere aos aspectos linguísticos do texto 2A2-I, julgue o item que se segue
O termo “esmoreceram” (quinto parágrafo) está empregado no texto com o mesmo sentido de enfraqueceram
O trecho em que a palavra destacada expressa uma opinião do autor é
O grupo de palavras que atende às exigências relativas ao emprego ou não do hífen, segundo o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, é
Ao abordar perspectivas de evolução na carreira, o texto destaca que a(s)
A palavra destacada funciona como um elemento de coesão retomando um antecedente, promove a continuidade do texto e exerce uma função sintática, na seguinte passagem:
A palavra capaz de substituir o elemento em destaque no trecho “... e, sim, o sal” (parágrafo 2) sem alteração de sentido é