Historicamente, quem fornece seu DNA para pesquisa genômica é predominantemente de ascendência europeia, •o que cria lacunas no conhecimento sobre os genomas no resto do mundo", registra o Instituto Nacional de Pesquisa do Genoma Humano (NHGRI, na sigla em inglês), nos EUA. (linhas 32 a 34)
No período acima, é correto afirmar que há
“Mantenha-se simples, bom, puro, sério, livre de afetação, amigo da justiça, temente aos deuses, gentil, apaixonado, vigoroso em todas as suas atitudes. Lute para viver como a filosofia gostaria que vivesse. Reverencie os deuses e ajude os homens. A vida é curta.”
Há uma série de pensamentos que aparecem mencionados ou estão implícitos nesse pequeno segmento de texto; entre as recomendações abaixo, aquela cujo conteúdo está ausente da mensagem desse segmento é:
Texto I
Texto para as questões 1 a 19

...esse tipo de tragédia pode fazer com que pessoas que lidam com problemas psicológicos tenham momentos de crise intensificados. (linhas 15 e 16)
As duas ocorrências do QUE no segmento acima se classificam, respectivamente, como
I. O grupo de estudantes gritava (ou gritavam) palavras de ordem na manifestação.
II. A maioria dos funcionários preferiu (ou preferiram) o aumento de salário.
III. Fui eu quem fez (ou fiz) a entrevista.
IV. Foi (ou foram) ao cinema a mãe, o pai e as filhas.
Justificam-se pela mesma regra de concordância verbal as frases:
O objeto indireto é um termo da oração que complementa o sentido do verbo transitivo indireto.
Assinale a opção em que o pronome pessoal oblíquo exerce a função de objeto indireto.
“Justiça é consciência, não uma consciência pessoal, mas a consciência de toda a humanidade. Aqueles que reconhecem claramente a voz de suas próprias consciências normalmente reconhecem também a voz da justiça”.
Esse pequeno texto pertence ao gênero argumentativo; sobre sua estruturação pode-se afirmar que:
Em todas as frases abaixo está presente uma metáfora; a frase em que a metáfora aparece objetivamente explicada é:
Em todas as frases abaixo há uma forma negativa de um verbo, que pode ser substituída por um outro verbo, que já inclui o sentido negativo (ex. não continuar = parar).
A frase abaixo em que essa substituição foi feita de forma adequada é:
Todas as frases abaixo se apoiam em outros textos bastante conhecidos (intertextualidade); a frase que está isenta da presença de outro texto desse tipo é:
A relação lógica expressa pelo conector sublinhado está corretamente indicada na seguinte frase:
“A banalização das artes e da literatura, o triunfo do jornalismo sensacionalista e a frivolidade da política são sintomas de um mal maior que afeta a sociedade contemporânea...”.
A frase abaixo em que o vocábulo “mal” mostra a mesma classe gramatical que tem na frase acima, é:
Observe o seguinte texto: “Em caso de incêndio não espere que o fogo se apague por si mesmo, pois isso pode durar muito tempo. Enfrente a combustão, jogando sobre ela, inicialmente, um balde de gasolina; em seguida atire tudo o que estiver à sua volta. Quanto mais cedo o combustível for consumido, mais rapidamente o fogo se apagará. Mas preste atenção nos vizinhos... que sempre podem chamar os bombeiros”.
Todos os textos mostram um tom, certas características que traduzem um estado afetivo particular. No caso do texto acima, o tom predominante é:
“Disse meu primo: -Eu gostei de estar presente hoje nesta feira de artesanato!” Se reescrevêssemos essa frase, iniciando pelas palavras “No dia de ontem, meu primo declarou que...”, a forma adequada de terminar a frase, com a passagem do discurso direto para o discurso indireto, seria:
Observe o retrato de um personagem de uma narrativa: “Dvorak era alto, em relação a seus companheiros de grupo. Sua cabeça tinha uma forma quadrada, com cabelos compridos; uma barba grossa lhe cobria todo o rosto, quase não deixando ver seus lábios grossos e uma pequena cicatriz no queixo. Os olhos eram pequenos, mas irrequietos, cheios de curiosidade por aquele imenso mundo que o cercava e que nem sempre compreendia”.
Sobre essa descrição, é correto afirmar que:
“Até hoje debate-se a utilidade ou não da política de fechamento de atividades econômicas em face da pandemia da covid-19. Os dois lados da questão mostram exemplos comprovadores de suas teses. Independentemente de quem está com a razão, a verdade é que o prejuízo econômico foi enorme e, quem sabe, inevitável”.
A afirmação adequada sobre a estruturação e significado desse pequeno texto argumentativo, é: