Texto 01: A filosofia da assertividade
Assertividade é filosofia de vida; é mais do que um comportamento, pois engloba valores, atitudes, pensamentos e sentimentos frente à vida. O comportamento é a forma de expressar essa filosofia de vida. Assertividade é uma filosofia de relacionamento humano, que busca soluções ganha-ganha.
Assertividade é o “ingrediente” dos relacionamentos saudáveis que não negam nem temem o conflito, mas que veem o conflito como uma possibilidade de crescimento.
Quando conseguimos expressar nossos pensamentos, sentimentos e vontades sem agredir o outro, sentimo-nos leves e satisfeitos. Esse bem-estar é o resultado da comunicação assertiva, constituída por pensamentos, sentimentos e ações que afirmam nosso eu.
Isto significa que nós podemos ocupar o espaço a que temos direito sem invadir o espaço do outro. Podemos atingir nossos objetivos e metas profissionais e pessoais com persistência, adotando, porém, uma postura ética.
Viver de forma assertiva é manter-se em equilíbrio no justo meio-termo entre dois extremos inadequados, um por excesso (agressão), outro por falta (submissão). A assertividade clarifica as relações, propiciando uma comunicação ética entre as pessoas. A linguagem assertiva, verbal e não verbal, utiliza signos que exprimem a verdade, autorrespeito e respeito pelos outros, buscando uma solução para os conflitos que satisfaça aos interesses das partes envolvidas. A técnica assertiva “aposta” na mudança do comportamento passivo ou agressivo para um comportamento maduro e honesto, adaptado a todos os tipos de personalidade com os quais nos relacionamos.
Referência: COELHO, Nazilda. Comunicação Assertiva. Governo do Estado de Pernambuco, Secretaria de Administração, Centro de Formação dos Servidores e Empregados Públicos do Poder Executivo Estadual. Recife: Cefospe, 2020. p. 15.
Leia o Texto 01 a seguir e responda à questão.
Aspas são sinais distintivos de pontuação. No Texto 01, temos dois usos de aspas em “ingredientes” e “aposta”.
A justificativa adequada para o uso de aspas no Texto 01 é:
Um político francês declarou o seguinte: “Eu respeito o direito de as mulheres terem sua profissão, mas acho que a profissão de mãe de família deve ser remunerada, é uma missão de saúde pública”.
A última oração desse pequeno texto – é uma missão de saúde pública – traz a ideia de uma:
Observe o pequeno texto narrativo:
“Bruno passava por uma loja lotérica e sentiu um forte impulso que o obrigou a entrar e jogar; saiu esperançoso com o bilhete, mas três dias depois descobriu que estava pobre como antes.”
A afirmação adequada sobre esse pequeno texto narrativo é:
Numa argumentação, encontramos distintos tipos de dedução e de explicação; o raciocínio abaixo, que pode ser visto como pragmático, é:
A frase abaixo que apresenta o maior número de vocábulos pertencentes ao campo semântico da Justiça é:
Todas as opções abaixo mostram segmentos de um texto argumentativo, mais precisamente processos de seu desenvolvimento, marcados pelos conectores sublinhados; assinale a opção em que o exemplo dado está corretamente classificado:
A frase abaixo em que o pronome O mostra uma função diferente da que exerce nas demais, por substituir uma frase e não um nome é:
Entre os segmentos textuais abaixo, pertencentes a Machado de Assis, aquele em que o emissor estabelece uma relação direta com o destinatário, é:
Todas as frases abaixo foram construídas com o interrogativo quanto, quanta, quantos, quantas. A forma adequada de reescrever uma dessas frases, mantendo-se o seu sentido original, é:
A frase abaixo que exemplifica corretamente o tipo de raciocínio, previamente indicado, é:
Todas as frases a seguir se iniciam pelo conector “Segundo”; as frases modificadas procuram retirar esse conector, mantendo-se o sentido original. A opção em que a modificação proposta mostra inadequação, é:
Assinale a alternativa que apresenta a transcrição INCORRETA do trecho abaixo, retirado do texto.
“o modelo fordista de escola precisa mudar”
Considerando o emprego do acento indicativo de crase, assinale a alternativa que preenche, correta e respectivamente, as lacunas pontilhadas das linhas 04, 11 e 14.
Considerando a palavra “resiliência” (l. 35), analise as assertivas a seguir e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) O substantivo “resiliência” poderia ser substituído, sem prejuízo ao sentido do texto, por “suscetibilidade”.
( ) Caso a palavra se referisse a um objeto concreto, poder-se-ia tomar seu significado como “elástico”.
( ) O adjetivo formado a partir desse substantivo é invariável.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Considerando a pergunta presente nas linhas 11-14, assinale a alternativa que apresenta a correta introdução à sua resposta.