A alternativa em que a concordância verbal está INCORRETA é:
Leia os itens seguintes:
I. Um bom exemplo desse entrosamento, deu-se semana passada.
II. A população, quando pode, busca o que não lhe é garantido pelos governos.
III. Não basta que sejam sensíveis, que busquem recursos, que debatam o problema.
O emprego da vírgula está CORRETO:
Leia o texto a seguir e responda à questão.
De acordo com o texto, é correto afirmar: I. A utilização de órgãos para pesquisas ou para salvar outras pessoas é prática justificada nas sociedades ocidentais. II. A reportagem demonstra a tensão existente entre os avanços da medicina e o campo ético da sociedade. III. A venda de órgãos por parte dos hospitais a laboratórios farmacêuticos é aceita em alguns países desenvolvidos. IV. Sociedades ocidentais são flexíveis em relação à doação de órgãos para fins científicos. Assinale a alternativa correta.
Leia o texto a seguir e responda à questão.
A frase inicial do segundo parágrafo (linhas 15 a 17) apresenta uma ambiguidade, a qual pode ser eliminada através de uma reescritura.
Considere as afirmativas a seguir.
I. O caso expôs as diferenças na maneira de ver a morte entre cientistas, que encaram o cadáver como objeto de estudo, e familiares, para os quais a inviolabilidade do corpo tem valor cultural e emocional arraigadíssimo.
II. O caso expôs diferentes maneiras de ver a morte: cientistas consideram um cadáver como objeto de estudo; para os familiares, a inviolabilidade do corpo tem valor cultural e emocional arraigadíssimo.
III. O caso expôs que a morte dos cientistas, os quais veem o cadáver como objeto de estudo, é diferente da morte dos familiares, que atribuem ao corpo inviolabilidade e valor cultural e emocional arraigadíssimo.
IV. O caso expôs as diferenças da morte dos cientistas e dos familiares. Os primeiros consideram o cadáver como objeto de estudo; os segundos atribuem uma inviolabilidade ao corpo e um valor cultural e emocional arraigadíssimo.
Assinale a alternativa em que as afirmativas eliminam a ambiguidade.
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Considere a frase: “Porém, o mundo, a sociedade e, por seu turno, os crimes e as maneiras de se cometê-los evoluíram" (linhas 7 e 8).
Assinale a alternativa a seguir que a substitui corretamente.
Leia o texto abaixo e responda à questão.
Assinale a alternativa correta com relação ao texto.
Leia o texto abaixo e responda à questão.
Em “Hoje sou mais REFLEXIVA [...]” § , o termo destacado funciona, sintaticamente, como:
Leia o texto a seguir e responda à questão.
Considere o trecho “No mundo real, os exemplos da literatura especializada orbitam recorrentemente em torno de crimes que deixam vestígios, mormente do homicídio..." (linhas 3 a 5).
Qual das alternativas a seguir substitui os termos grifados, sem alterar o sentido do texto?
Assinale a opção em que o trecho do texto apresenta a sua ideia principal.

Assinale a opção que mantém a correção gramatical e a coerência entre as ideias do texto ao substituir a palavra “pujança”(ℓ.8), destacada no texto abaixo.

Assinale a opção que corresponde a erro gramatical na transcrição do texto abaixo.

Em relação ao texto, assinale a opção correta

A argumentação do texto se organiza como uma tomada de consciência(l.12) em torno de dois eixos; assinale a opção que caracteriza, respectivamente, esses dois eixos.
Assinale a opção segundo a qual provoca-se incoerência entre os argumentos e/ou incorreção gramatical ao fazer a alteração sugerida na pontuação do texto.
Assinale a opção em que ocorre erro na transcrição e adaptação do texto de Conjuntura Econômica, de setembro de 2010 vol. 64 n. 9.
O mecanismo de câmbio flutuante, quando acompanhado de razoável mobilidade de capitais, provê um meio automático através do qual o equilíbrio se configura(a). Elevações de consumo ou investimento da parte de residentes geram pequenas elevações de juros que majoram a entrada de capitais externos, desta forma valorizando(b) a moeda doméstica. Tal valorização reduz as exportações e aumenta as importações, meio pelos quais(c) se compensa, liquidamente, a preços possivelmente constantes, o acréscimo inicial de procura por bens e serviços provocado por possíveis expansões de absorção interna. Tudo pode ocorrer muito bem até o ponto em que(d) os déficits na conta corrente do balanço de pagamentos passem(e) a gerar um montante do passivo externo líquido do país, que dá início a um processo de desconfiança dos provedores de crédito líquido em moeda estrangeira. Quando isso ocorre, há uma necessidade de reverter tais déficits, configurando, em última instância, que o sucesso no combate à inflação no período inicial pode ter significado, em boa parte, uma transferência de problemas para o futuro.