Com relação ao uso das estruturas linguísticas ou da grafia das palavras, assinale o trecho em que o texto adaptado de Júlio Miragaya, Desindustrialização e baixo crescimento econômico (Correio Braziliense, 23 de abril de 2012), foi transcrito corretamente.
Leia o seguinte texto para responder às questões 7 e 8.
Assinale a opção que fornece uma continuidade gramaticalmente correta e coerente para a argumentação do texto.
Por um desses quiproquós da vida cultural, a tradicionalização, ou a referência à tradição, tornou-se um tema dos mais presentes na poesia contemporânea brasileira, quer dizer, a que vem sendo escrita desde meados dos anos 80.
O fragmento em que o elemento por (ou pelo/pela) estabelece a mesma relação semântica do elemento por do fragmento acima é
Assinale a alternativa cuja sequência verbal destacada constitui um exemplo de tempo composto.
Atenção: As questões de números 6 a 11 baseiam-se no texto abaixo. 

... o tema das mudanças climáticas pressiona os esforços mundiais para reduzir a queima de combustíveis.
A mesma relação entre o verbo grifado e o complemento se reproduz em:
Atenção: As questões de números 6 a 11 baseiam-se no texto abaixo. 

A referência ao que diz o ex-ministro Delfim Netto
Atenção: As questões de números 6 a 11 baseiam-se no texto
abaixo. 
O verbo que, dadas as alterações entre parênteses propostas para o segmento grifado, deverá ser colocado no plural, está em:
Não implica, tampouco, autoconsciência crítica ou consciência histórica, nem a necessidade de identificar se existe uma tendência (5.° parágrafo)
>
No fragmento acima, as orações de identificar e se existe uma tendência são, respectivamente,
Texto I para as questões de 01 a 12. 


Assinale a alternativa em que o elemento destacado NÃO tenha o mesmo sentido que o de trans-, em transvalorada (L. 31)
A globalização é o estágio supremo da internacionalização. O processo de intercâmbio entre países, que marcou o desenvolvimento do capitalismo desde o período mercantil dos séculos 17 e 18, expande-se com a industrialização, ganha novas bases com a grande indústria nos fins do século 19 e, agora, adquire mais intensidade, mais amplitude e novas feições. O mundo inteiro torna-se envolvido em todo tipo de troca: técnica, comercial, financeira e cultural. A produção e a informação globalizadas permitem a emergência de lucro em escala mundial, buscado pelas firmas globais, que constituem o verdadeiro motor da atividade econômica.
SANTOS, M. o país distorcido. São Paulo: Publifolha, 2002 (adaptado).
No estágio atual do processo de globalização, pautado na integração dos mercados e na competitividade em escala mundial, as crises econômicas deixaram de ser problemas locais e passaram a afligir praticamente todo o mundo. A crise recente, iniciada em 2008, é um dos exemplos mais significativos da conexão e interligação entre os países, suas economias, políticas e cidadãos.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. O processo de desregulação dos mercados financeiros norte-americano e europeu levou à formação de uma bolha de empréstimos especulativos e imobiliários, a qual, ao estourar em 2008, acarretou um efeito dominó de quebras nos mercados.
PORQUE
II. As políticas neoliberais marcam o enfraquecimento e a dissolução do poder dos Estados nacionais, bem como asseguram poder aos aglomerados financeiros que não atuam nos limites geográficos dos países de origem.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
o compromisso assumido pelos legisladores, explicitado no texto acima, é condizente com o fato de que
Assinale a alternativa em que todas as palavras estão grafadas corretamente.
LEIA O TEXTO A SEGUIR PARA RESPONDER A QUESTÃO.
A repetição presente na segunda estrofe sugere:
Assinale a alternativa correta quanto à ortografia.
Assinale a alternativa correta.