A palavra “deslizando” (l. 10), significando “deslocar(-se) em movimento contínuo (sobre ou ao longo de)” (HOUAISS, 2009), tem de ser grafada com Z. Assinale o período em que se observa um erro ortográfico relativo à alternância das consoantes S e Z entre vogais.
Levando-se em conta as regras de pontuação, examine a seguinte oração: ”Mas as mais belas histórias ali dentro, estavam intactas” (l. 07). Com base nessas regras, aponte a asserção verdadeira.
Analise este fragmento: “Lembro-me perfeitamente do primeiro ano, quando Dona Maria Augusta Toscano colocou nas minhas mãos um livro chamado As Mais Belas Histórias, de Lúcia Casasanta” (l. 04 e 05). Todos os verbos presentes em tal trecho são:
Sustentando-se unicamente no conteúdo do texto em análise, não é possível asseverar que:
Com relação ao emprego do adjetivo “pequenininho” (l. 03), é incorreto afirmar que:
A palavra “esmiuçar” (l. 02) apresenta, nesse fragmento, que verbo como sinônimo?
Com relação ao texto acima, é explícita a abordagem de um problema mundial. De acordo com os PCN, especificamente com os temas transversais, elegeram-se, com base nos preceitos constitucionais, princípios que norteiam a educação escolar. O problema mencionado no texto está relacionado a qual desses princípios?
Nos PCN, com relação à prática de produção de textos escritos, existem orientações acerca desse conteúdo, entre as quais a “utilização de mecanismos discursivos e linguísticos de coerência e coesão textuais, conforme o gênero e os propósitos do texto, desenvolvendo diferentes critérios: [...] de propriedade dos recursos linguísticos (repetição, retomadas, anáforas, conectivos) na expressão da relação entre constituintes do texto”. Quanto ao uso dos conectivos e a relação semântica existente entre os enunciados, inexistindo conectivos explícitos, considerando a necessidade de o professor transmitir tais conteúdos sem que o aluno precise memorizar um sem-número de conjunções, é exato afirmar que, em “Lado a lado, os dois grupos não se misturavam. Cada um sabia exatamente seu lugar” (l. 06), um aluno do nono ano deve ser conduzido a compreender que, entre esses dois períodos, se detecta a relação semântica de:
Considerando “a avaliação na prática educativa”, analise as assertivas seguintes e marque a alternativa correta.
I - Deve-se compreender a avaliação como um conjunto de ações organizadas a fim de se obterem informações acerca do que o
aluno aprendeu, de como esse aprendizado se deu e em que condições.
II - O processo de avaliação do aluno tem de acontecer durante todo o processo de ensino e de aprendizagem, não deve restringirse
a momentos específicos, ao final das etapas do ano letivo, por exemplo.
III - A avaliação tem de funcionar apenas como um meio de fazer que o docente analise, de modo crítico, sua prática educativa.
Considerando-se a significação e o contexto em que as práticas sociodiscursivas têm lugar e o fato de que “os homens e as mulheres interagem pela linguagem tanto numa conversa informal, entre amigos, ou na redação de uma carta pessoal, quanto na produção de uma crônica, uma novela, um poema, um relatório profissional” e de que “cada uma dessas práticas se diferencia historicamente e depende das condições da situação comunicativa, nestas incluídas as características sociais dos envolvidos na interlocução”, observe o trecho seguinte: “DECRETO-LEI Nº 2.805, DE 22 DE NOVEMBRO DE 1940, institui uma comissão para promover a ereção do monumento ao Duque de Caxias, na Capital do Estado de São Paulo” (http://www2.camara.leg.br, acesso em 10.03.16). Que opção se refere às condições de uso da língua com base nas características mencionadas?
Há muito tempo, busca-se, na sala de aula, o ensino de língua portuguesa
com base na variação linguística, a pluralidade dos falares, especialmente após a
criação dos PCN. A imagem ao lado (“Todas as línguas do Brasil") retrata um
mito, segundo Bagno (2002: 15), de que:

Para a compreensão efetiva desse quadrinho por parte de um aluno do
Ensino Fundamental II, na tentativa de levá-lo a captar a sua comicidade,
primeiramente, é relevante salientar que as duas personagens são loiras; em
seguida, deve-se considerar a fala de cada personagem: “Sabia que é preciso
3 ovelhas para fazer uma camisola?"; “Eu nem sabia que elas tricotavam!". É
imperioso que se lance mão de dois aspectos determinantes para ele alcançar
essa efetiva compreensão, ou seja, a significação e o contexto. Para atingir
esse objetivo, o aluno tem de:

Com relação ao emprego do sinal indicativo de crase, examine esta oração “nunca ia a parte alguma sem um termômetro” (l. 08) e marque a assertiva correta.
Com base nas regras de flexão nominal e flexão verbal e com base no aspecto semântico (o sentido das palavras e da interpretação dos enunciados de acordo com o contexto), observe o seguinte excerto “Eu nunca me esqueci da história daquela outra menina” (l. 19) e aponte a alternativa em que todas as palavras desse excerto foram corretamente flexionadas apenas em número, de acordo com o contexto.