Quanto aos pronomes constantes do último parágrafo, qual é a afirmação exata?
O autor do texto – Alberto Villas – estabeleceu uma relação entre si próprio e o escritor russo Vladimir Nabokov, porque:
Com base nas regras de flexão nominal e flexão verbal e com base no aspecto semântico (o sentido das palavras e da interpretação dos enunciados de acordo com o contexto), observe o seguinte excerto “Eu nunca me esqueci da história daquela outra menina” (l. 19) e aponte a alternativa em que todas as palavras desse excerto foram corretamente flexionadas apenas em número, de acordo com o contexto.
Quanto à regência do verbo deslizar no trecho “acompanhando a leitura com uma régua que ia deslizando” (l. 09 e 10), indique a alternativa cujo conteúdo está incorreto.
A palavra “deslizando” (l. 10), significando “deslocar(-se) em movimento contínuo (sobre ou ao longo de)” (HOUAISS, 2009), tem de ser grafada com Z. Assinale o período em que se observa um erro ortográfico relativo à alternância das consoantes S e Z entre vogais.
Levando-se em conta as regras de pontuação, examine a seguinte oração: ”Mas as mais belas histórias ali dentro, estavam intactas” (l. 07). Com base nessas regras, aponte a asserção verdadeira.
Quanto aos pronomes constantes do último parágrafo, qual é a afirmação exata?
O autor do texto – Alberto Villas – estabeleceu uma relação entre si próprio e o escritor russo Vladimir Nabokov, porque:
Levando-se em conta a teoria dos gêneros textuais, o texto Marginalzinho: a socialização de uma elite vazia e covarde, embora seja apenas um trecho, apresenta as características da tipologia de base narrativa e os traços de um gênero textual específico, de acordo com os quais é correto afirmar que se trata de:
O uso do texto Marginalzinho: a socialização de uma elite vazia e covarde em uma sala de aula do oitavo ano da escola pública, por exemplo, poderia suscitar controvérsia, uma vez que se trata de um tema polêmico (o preconceito social) e porque os alunos provavelmente se veriam como elementos da “massa escura”. Nesse contexto, essa ação requer do docente:
No tocante às tecnologias da informação e o ensino de língua portuguesa, os PCN preveem a utilização de alguns meios. Que instrumento não é mencionado por tais parâmetros?
Quanto à questão da variação linguística, é incorreto afirmar que:
A questão de uma prova, por óbvio, é um texto, e a sua compreensão é imprescindível para a sua resposta. Examine este quesito extraído de Moretto (2001): “Dê sua opinião: o que você faria para acabar com a situação da seca no Nordeste?”. Segundo esse autor, a resposta a essa questão foi a seguinte: “Nada, absolutamente nada, pois não gosto de nordestino e quero que todo mundo se lasque”. Com base unicamente nesse enunciado e nas estratégias de textualização, é correto afirmar que:
A tradição gramatical está estritamente ligada à concepção de que ela representa a arte de escrever com elegância e principalmente correção, apresentando um aspecto predominantemente prescritivo. Um dos grandes marcos para a sedimentação de tal conceito foi:
De acordo com o Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (AOLP 1990), o único dispositivo legal que regula a ortografia oficial
no Brasil, por meio do Decreto nº 6583, de 29/09/2008, é correto afirmar que: