
Quanto ao texto acima e a seus aspectos linguísticos, julgue o item 14.
No segundo parágrafo, deveria haver uma vírgula antes do “e”, em “Fraser não conteve as lágrimas em seu discurso e agradeceu ao diretor”, pois são orações com sujeitos diferentes.
O caráter narrativo do texto pode ser percebido pelo modo com que foi estruturado.
Quanto a essa estrutura, pode-se afirmar que:
A linguagem figurada também é empregada em “que tinha todo o lado direito do corpo esquecido”.
Com esse emprego, consegue-se:
O nome da personagem “Maria-Nova” é construído, morfologicamente, por meio da combinação de um substantivo com:
Cada uma das opções a seguir apresenta um trecho do texto 1A1-I seguido de uma proposta de reescrita.
No que diz respeito à colocação dos pronomes átonos, assinale a opção em que a proposta de reescrita preserva a correção gramatical do texto.
Assinale a opção que apresenta uma proposta de reescrita que mantém o sentido e a correção gramatical do seguinte trecho do texto 2A1-I: “As cidades voltarão a ser bonitas quando os motoristas compreenderem que o natural é andar a pé.”.
O texto acima, cujo tema central é o plástico, está organizado estruturalmente em três blocos: o primeiro bloco vai do parágrafo 1 ao 4 (e não tem subtítulo próprio); o segundo bloco vai do parágrafo 5 ao 9 (sob o subtítulo A ilha transparente); e o terceiro bloco vai do parágrafo 10 ao 17 (sob o subtítulo A bactéria mutante).
A alternativa que melhor captura, respectivamente, o subtema específico de cada bloco é:
“e descobriram que, nelas, ‘chovem’ mais de 1.000 toneladas de microplásticos por ano, o equivalente a 120 milhões de garrafas PET.” (2º parágrafo)
“e concluiu que cada adulto ingere em média 20 gramas de microplásticos, o equivalente a uma pecinha de Lego, por mês” (3º parágrafo)
As duas passagens acima ilustram o emprego de uma mesma estratégia discursiva, bastante comum em textos que buscam gerar impacto emocional.
Essa estratégia consiste no recurso a:
A concessão é uma estratégia argumentativa caracterizada por dois movimentos retóricos: inicialmente (movimento 1), o enunciador parece conceder razão ao seu oponente; em seguida (movimento 2), o enunciador refuta a tese desse mesmo oponente.
No que se refere ao texto 1, é correto afirmar que esses dois movimentos estão presentes, nessa ordem, no seguinte par de parágrafos:
“Esse apelo desesperado à ilusão ou à conspiração é comum em círculos pseudocientíficos – criacionistas usam-no para explicar a exclusão de suas crenças do currículo das ciências e homeopatas, acuados, também começam a se valer dele – mas não deveria ter lugar no debate sério sobre o que a melhor ciência disponível realmente diz.” (Texto 1, 15º parágrafo).
A alternativa em que a reescritura da passagem acima NÃO produz mudança substancial de significado nem apresenta desvio em relação à norma padrão é:
“Por isso, devemos nos manter alerta às decisões editoriais como as de Zero Hora e nos manifestar criticamente para que o jornalismo brasileiro não aja como se o colapso climático fosse questão de opinião.” (Texto 2, 6º parágrafo, último período).
O texto 2 é predominantemente argumentativo (no que se refere ao seu modo de organização discursiva) e desempenha majoritariamente as funções referencial e emotiva (no que se refere ao seu propósito comunicativo).
Seu último período, no entanto, subverte esse padrão, na medida em que evidencia uma predominância:
Assinale a alternativa em cujo trecho é destacada a mesma figura de linguagem evidenciada no poema.
Com base na gramática normativa, analise as informações dos excertos retirados do texto e, em seguida, assinale a alternativa correta.
A afirmação feita pela autora: “A história é práxis (como vimos,práxis significa um modo de agir no qual o agente, sua ação e o produto de sua ação são termos intrinsecamente ligados e dependentes uns dos outros, não sendo possível separá referência à função da linguagem cuja meta é explicar a própria linguagem centrada no próprio código.
A alternativa que corresponde a essa definição é a função
Assinale a alternativa em cujo verso desse poema a pessoa ou coisa, tendo em vista a ação verbal, recebe a ação.