Sustentando-se unicamente no conteúdo do texto em análise, não é possível asseverar que:
Em uma aula de produção textual, o uso do fragmento em análise (Marginalzinho: a socialização de uma elite vazia e covarde), como um texto motivador, conduziria o professor à possibilidade de trabalhar vários tópicos, à exceção:
Em “altíssimo” (l. 01), vê-se o emprego do superlativo absoluto sintético. O ensino desse conteúdo gramatical – o grau do adjetivo – implica:
Em conformidade com os PCN, no início dos anos 80, com base, por exemplo, nos estudos que se desenvolveram em variação linguística e em psicolinguística, entre as críticas mais recorrentes ao ensino tradicional de língua portuguesa, destacava-se:
Com relação à leitura de textos escritos, entre as sugestões didáticas apresentadas pelos PCN e orientadas para a formação de leitores, está a “leitura autônoma”, a qual:
O conjunto de regras que os falantes dominam e que lhes permite o emprego normal da língua é denominado de:
A missão de ensinar a ler é árdua, assim como a de aprender a ler; por conseguinte, professor e aluno veem-se envolvidos em um processo que requer deles paciência, determinação e boa vontade. Em referência às estratégias dessas missões, não se deve afirmar que:
No excerto “Correria mais riscos, viajaria mais, contemplaria mais entardeceres, subiria mais montanhas, nadaria mais rios” (l. 03 e 04), todas as formas verbais estão no:
Levando-se em conta o contexto em que os verbos estão inseridos, qual é a alternativa em que as formas verbais extraídas do texto têm a mesma regência?
Quanto aos pronomes constantes do último parágrafo, qual é a afirmação exata?
O autor do texto – Alberto Villas – estabeleceu uma relação entre si próprio e o escritor russo Vladimir Nabokov, porque:
Assinale a afirmativa que apresenta concordância verbal ou nominal, de acordo com a norma padrão da Língua Portuguesa:
A respeito da estrutura e interpretação do texto, é possível afirmar que é:
Na frase “matei-o com um objeto direto na cabeça”, a respeito do emprego da palavra “direto”, é possível afirmar que:
A respeito da interpretação do sentido do texto, é correto afirmar que: