O autor do texto – Alberto Villas – estabeleceu uma relação entre si próprio e o escritor russo Vladimir Nabokov, porque:
Com relação ao emprego do adjetivo “pequenininho” (l. 03), é incorreto afirmar que:
A palavra “esmiuçar” (l. 02) apresenta, nesse fragmento, que verbo como sinônimo?
A palavra “deslizando” (l. 10), significando “deslocar(-se) em movimento contínuo (sobre ou ao longo de)” (HOUAISS, 2009), tem de ser grafada com Z. Assinale o período em que se observa um erro ortográfico relativo à alternância das consoantes S e Z entre vogais.
Levando-se em conta as regras de pontuação, examine a seguinte oração: ”Mas as mais belas histórias ali dentro, estavam intactas” (l. 07). Com base nessas regras, aponte a asserção verdadeira.
O sistema fonológico da língua portuguesa falada no Brasil apresenta alguns embaraços (sobretudo para os alunos) quando se estão estudando as regras de ortografia. Nesse caso, a palavra ”desprezo” (l. 09) pode ser considerado exemplo desse tipo de dificuldade para o discente, porque:
Na palavra “corpos” (l. 08), tem-se a flexão de número do substantivo corpo. Além da marca do plural, a desinência nominal -s, observa-se a modificação do timbre da vogal tônica, isto é, fechado no singular [o] e aberto no plural [?]. A essa mudança dá-se o nome de:
Segundo os PCN, a proposta feita à escola é organizar o ensino de língua portuguesa a fim de que o aluno desenvolva os seus conhecimentos discursivos e linguísticos, com base nas habilidades abaixo relacionadas. Assinale a habilidade que não faz parte dessa proposta.
Levando-se em conta a definição e as características de letramento constantes dos PCN, qual é a asserção falsa quanto a esses aspectos?
No tocante ao ensino da norma culta na escola e à variação linguística, marque a asserção cujo teor é correto.
É inegável que a língua portuguesa, como qualquer idioma, passa por mudanças, adaptações motivadas pelo uso, pelos falantes obviamente. Com base na articulação entre morfologia e sintaxe, menciona-se a mudança (não tão recente) no sistema pronominal do português. Quanto a isso, equivoca-se quem afirma que:
Analise este fragmento: “Eu fui uma dessas pessoas que viveu sensata e produtivamente cada minuto da sua vida” (l .05 e 06). Com base nas classes de palavras, qual é a assertiva incorreta?
Com base na análise deste trecho “mais problemas reais e menos imaginários” (l. 05), os adjetivos destacados têm entre si uma relação de:
Analise este fragmento: “Lembro-me perfeitamente do primeiro ano, quando Dona Maria Augusta Toscano colocou nas minhas mãos um livro chamado As Mais Belas Histórias, de Lúcia Casasanta” (l. 04 e 05). Todos os verbos presentes em tal trecho são:
Sustentando-se unicamente no conteúdo do texto em análise, não é possível asseverar que: