Julgue os itens seguintes em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto.
A sequência “Novos letramentos são exigidos” (linha 14) poderia ser reescrita, de acordo com a prescrição gramatical e com o sentido original do texto, da seguinte forma: Exige-se novos letramentos.
Um mero vocativo – minha querida – uma explosão de emoções. Soubessem os gramáticos dos efeitos devastadores do termo, ele estaria entre os essenciais. No que se refere aos sentidos e aspectos gramaticais do texto, bem como à adequação da linguagem à comunicação oficial, julgue os próximos itens.
A expressão “dos efeitos devastadores do termo” complementa o sentido do substantivo “gramáticos”.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
Por sua característica dialógica e por seu conteúdo, o excerto de texto poderia compor uma carta pessoal.
A partir do texto acima, julgue os itens a seguir.
O trecho “E a dor, silêncio” (linha 8) é uma frase composta pela coordenação de dois substantivos.
No que se refere aos aspectos linguísticos e aos sentidos do
texto acima, assim como às funções da linguagem e à
tipologia textual, julgue os itens subsequentes.
No texto, o sentido da palavra “todo” em “todo membro da espécie humana” (linha 20) equivale a cada.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à
literatura brasileira, julgue os itens a seguir.
Nas formas verbais “abençoou” (linha 9) e “desabotoou” (linha 25), observa-se um hiato, de modo que cada uma das letras ‘o’ dessas palavras pertence a uma sílaba distinta dessas palavras.
No que se refere aos aspectos linguísticos do texto acima e à
literatura brasileira, julgue os itens a seguir.
A substituição de “dele” (linha 2) por sua prejudicaria a coesão do texto, por resultar em ambiguidade no que concerne ao referente do pronome.
Acerca do poema acima e de seus aspectos linguísticos, julgue os itens que se seguem.
Na quarta estrofe, a letra ‘s’ em “mas” representa, dada a sua posição silábica nessa palavra, o fonema /s/. Entretanto, no contexto em que ocorre no terceiro verso da quarta estrofe, essa letra é pronunciada como /z/.
Sobre o texto, analise os itens abaixo: I. Aprender um idioma à distância é benéfico para alunos que não possuem conhecimento na língua estrangeira, pois além de ser um método prático, o aluno adquire facilmente fluência no idioma estudado. II. Um curso à distância oferece ao aluno iniciante no idioma a capacidade para elaborar obras de literatura ou trabalhos mais técnicos. III. O aprendizado de qualquer idioma via internet é, sim, benéfico. No entanto, é importante levar em consideração o nível de conhecimento e fluência do aluno. Estão corretos:
Analise a oração a seguir: “ Na escola, os alunos leram os livros."
Na oração, o termo sublinhado exerce função sintática de:
O Texto abaixo refere-se a questão.
Todo texto é uma sequência de informações: do início até o fim, há um percurso acumulativo delas. Às informações já conhecidas, outras novas vão sendo acrescidas e estas, depois de conhecidas, terão a si outras novas acrescidas e, assim, sucessivamente. A construção do texto flui como um ir-e-vir de informações, uma troca constante entre o dado e o novo.
(Ubirajara Inácio de Araújo)
Em relação à função da linguagem, a leitura apresentada caracteriza-se como:
De acordo com a análise sintática, identifique o predicado nominal da frase: As garotas estão eufóricas com a notícia.
Quais são os elementos ou termos essenciais na constituição de uma oração?
Os tempos do verbo, em relação ao momento que falamos podem indicar ação no presente, passado ou futuro. Leia a frase e indique em que tempo verbal ela está:
No final de semana, faremos um passeio com a família no parque.
Assinale a frase em que o verbo haver apresenta o sentido de existir.