
Em relação ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens de 1 a 7.
Em “A atual inflação alta, o baixo crescimento, a dívida elevada e o ambiente de alta fragmentação” (linhas 11 e 12), tem-se um sujeito composto que concorda com a forma verbal “reduzem” (linha 12).

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens de 8 a 13.
De acordo com o texto, o colesterol é algo que remete a algo ruim e que não traz benefícios para o organismo humano.

No que se refere ao texto e a seus aspectos linguísticos, julgue os itens de 8 a 13.
No terceiro parágrafo, a palavra “ele” trata-se de um pronome pessoal na 3.a pessoa do singular, que foi utilizado para substituir o substantivo “colesterol”.
Em “por mais que quisesse conter a emoção, não conseguia.”, a construção destacada, possui um valor semântico de:
Em “Bondade vivia intensamente cada história que narrava, e Maria-Nova, cada história que escutava.”, ocorrem duas vírgulas.
Sobre o emprego delas, assinale a alternativa correta.
A última frase do texto sintetiza um pouco das reflexões que vinham sendo apresentadas.
Nela, percebe-se o predomínio da seguinte função da linguagem:
Infere-se das ideias do texto 1A1-I que uma diferença entre conhecimento pseudocientífico e conhecimento científico reside no fato de este último se
Assinale a opção correta acerca das relações de concordância no texto 1A1-I.
No trecho “Também na feira de artesanato, nos jardins onde há crianças, nos concertos... Mas elas aparecem assustadoras nas torcidas de futebol e no tráfego”, do texto 2A1-I, as palavras “Também” e “Mas” introduzem, respectivamente, ideia de
No texto O futuro do plástico, o segundo bloco estrutural (A ilha transparente, parágrafos 5 a 9) pode ser internamente dividido em três partes menores: primeira parte (parágrafo 5); segunda parte (parágrafos 6 a 8); e terceira parte (parágrafo 9). O fator que individualiza cada uma dessas partes é seu modo de organização discursiva predominante.
Os modos de organização discursiva predominantes em cada uma dessas três partes são, respectivamente:
“Estamos expostos ao plástico antes mesmo de nascer. E, ao chegar a este mundo, somos bombardeados por ele. Literalmente.”(2º parágrafo)
Nesta passagem, retirada do segundo parágrafo do texto O futuro do plástico, o advérbio “literalmente” não significa “de modo literal”.
Em vez disso, ele é empregado para:
“No método tradicional, isso não acontece: o plástico perde qualidade após cada reciclagem” (16º parágrafo)
As duas orações acima não estão ligadas por um conector (e sim pelo sinal de dois-pontos). Apesar disso, é correto afirmar que a segunda oração contrai, em relação à primeira, valor semântico de:
“A primeira coisa a dizer a respeito disso é que a ciência básica por trás do mecanismo do aquecimento global – ou mudança climática, para quem quiser a versão mais sofisticada do problema – é bem simples, direta, nada controversa e está estabelecida há séculos.” (Texto 1, 1º parágrafo).
No trecho sublinhado acima, são enumeradas quatro palavras ou expressões que funcionam como sinônimos contextuais: “bem simples”, “direta”, “nada controversa” e “estabelecida há séculos”.
No contexto do texto 1, o enfileiramento desses quatro itens produz o efeito de:
O texto 2 apresenta não apenas o mesmo tema geral do texto 1 (o negacionismo em relação ao aquecimento global), mas também o mesmo modo de organização discursiva predominante: em ambos os casos, trata-se de textos argumentativos, como se pode verificar pela presença de uma tese central e de argumentos que a sustentam.
A passagem do texto 2 que melhor sintetiza sua tese central é: