Os vocábulos “apesar”, “firme”, “sem” e “talhos” recebem as respectivas classificações morfológicas:
O autor afirma que há uma necessidade de que reconheçamos “que não somos o umbigo do mundo”. Acerca da expressão empregada pelo autor pode-se afirmar que
“Para se ouvir de verdade, isso é, para nos colocarmos dentro do mundo do outro, é preciso colocar entre parêntesis, ainda que provisoriamente, as nossas opiniões.” (3º§) Em relação ao trecho destacado anteriormente, pode-se afirmar que as correções linguística e semântica estão preservadas na reescrita:
Assinale a alternativa correta. Em relação ao texto, pode-se perceber que:
Assinale a alternativa correta. A informação entre parênteses, presente no décimo oitavo parágrafo, revela:
Para compreender um texto, é fundamental a identificação adequada dos seus nexos coesivos. No Texto 1, para estabelecer relação entre a palavra “Tricolor" (1º parágrafo) e o clube de futebol gaúcho Grêmio, o leitor se orienta pelo seguinte trecho:
Considere o modo como o Texto 3 se organiza em seus aspectos discursivos e formais, e analise as afirmativas a seguir. I. O último parágrafo constitui a parte conclusiva: é o parágrafo em que se justificam e sintetizam os processos, e também a parte em que se determinam os encaminhamentos. II. O teor instrucional está bem marcado em formas verbais como “fica (...) interditado” e “devendo (...) perdurar”, as quais delimitam ações concretas. III. Indícios como, por exemplo, as referências à legislação indicam que as ações ajuizadas pelo Texto 3 emanam, de fato, de uma autoridade pública competente, e suas determinações têm, portanto, caráter obrigatório. IV. Fica evidente que o Texto 3 tem como interlocutores exclusivos os praças que compõem as tropas do Corpo de Bombeiros. Estão CORRETAS, apenas:
"Que rostos mais coalhados, nossos rostos adolescentes em volta daquela mesa: o pai à cabeceira, o relógio de
parede às suas costas, cada palavra sua ponderada pelo pêndulo, e nada naqueles tempos nos distraindo tanto
como os sinos graves marcando as horas..."Quanto à tipologia textual, o trecho acima, retirado do texto II, é predominantemente:
Embora seja narrado em terceira pessoa, nota-se que o texto acompanha a perspectiva:
Considerando a flexão verbal empregada na dinâmica do texto, para que se mantenha equivalência semântica, o verbo destacado em “E ela ali, fingindo prestar atenção na televisão” (5º§) poderia ser substituído por:
Apesar da revisão que é comum a esse gênero textual, percebe-se um desvio de concordância na seguinte passagem:
Escolha a alternativa CORRETA que apresenta coesão: