Os TEXTOS 15 e 16 representam, respectivamente, os seguintes gêneros discursivos:
Considerando as ideias e os aspectos linguísticos do texto, julgue os itens que se seguem.
O segmento “assim como tem mudado as gravadoras” (linhas 5 e 6) poderia ser reescrito, sem prejuízo para a correção gramatical e para a coerência textual, da seguinte forma: e também tem mudado as gravadoras.
Julgue os itens seguintes em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto.
A substituição da vírgula empregada após “digital” (linha 8) por ponto final, com o devido ajuste de maiúscula e minúscula, constituiria eficiente recurso enfático, sem prejuízo da correção gramatical e da coerência textual.
Julgue os itens seguintes em relação às ideias e aos aspectos linguísticos do texto.
O período compreendido entre as linhas 23 e 25 é linguisticamente adequado para compor exposição de motivos acerca de uma reforma do sistema educacional brasileiro.
Leia o TEXTO 04 e responda às questões 4 e 5.
TEXTO 04
O GIGOLÔ DAS PALAVRAS
Quatro ou cinco grupos diferentes de alunos do Farroupilha estiveram lá em casa numa
mesma missão, designada por seu professor de Português: saber se eu considerava o estudo da
Gramática indispensável para aprender e usar a nossa ou qualquer outra língua. Cada grupo
portava seu gravador cassete, certamente o instrumento vital da pedagogia moderna, e andava
arrecadando opiniões. Suspeitei de saída que o tal professor lia esta coluna, se descabelava
diariamente com as suas afrontas às leis da língua, e aproveitava aquela oportunidade para me
desmascarar. Já estava até preparando, às pressas, minha defesa (“Culpa da revisão! Culpa da
revisão!"). Mas os alunos desfizeram o equívoco antes que ele se criasse. Eles mesmos tinham
escolhido os nomes a serem entrevistados. Vocês têm certeza que não pegaram o Veríssimo
errado? Não. Então vamos em frente.
Respondi que a linguagem, qualquer linguagem, é um meio de comunicação e que deve ser
julgada exclusivamente como tal. Respeitadas algumas regras básicas da Gramática, para evitar
os vexames mais gritantes, as outras são dispensáveis. A sintaxe é uma questão de uso, não de
princípios. Escrever bem é escrever claro, não necessariamente certo. Por exemplo: dizer
“escrever claro" não é certo, mas é claro, certo? O importante é comunicar. (E quando possível
surpreender, iluminar, divertir, mover... Mas aí entramos na área do talento, que também não
tem nada a ver com Gramática.) A Gramática é o esqueleto da língua. Só predomina nas
línguas mortas, e aí é de interesse restrito a necrólogos e professores de Latim, gente em geral
pouco comunicativa. Aquela sombria gravidade que a gente nota nas fotografias em grupo dos
membros da Academia Brasileira de Letras é de reprovação pelo Português ainda estar vivo.
Eles só estão esperando, fardados, que o Português morra para poderem carregar o caixão e
escrever sua autópsia definitiva. É o esqueleto que nos traz de pé, certo, mas ele não informa
nada, como a Gramática é a estrutura da língua, mas sozinha não diz nada, não tem futuro. As
múmias conversam entre si em Gramática pura.
Claro que eu não disse tudo isso para meus entrevistadores. E adverti que minha
implicância com a Gramática na certa se devia à minha pouca intimidade com ela. Sempre fui
péssimo em Português. Mas – isso eu disse – vejam vocês, a intimidade com a Gramática é tão
indispensável que eu ganho a vida escrevendo, apesar da minha total inocência na matéria. Sou
um gigolô das palavras. Vivo às suas custas.[...]
VERRÍSSIMO, Luis Fernando. O gigolô das palavras. In:____ . Para gostar de ler: Luis Fernando
Verissímo: o nariz e outras crônicas. 10 . ed. V. 14. São Paulo: Ática, 2002. P. 77-78.
“Vocês têm certeza que não pegaram o Veríssimo errado?”(1º parágrafo). Se observado à luz do novo acordo ortográfico, o termo em destaque autoriza a seguinte leitura:
Quando um texto faz referência explícita ou implícita, total ou parcial de outro texto, temos a ocorrência da intertextualidade. É uma “conversa” entre textos, quando um retoma partes de outro. Indique abaixo a resposta certa que enumera os principais tipos de intertextualidade:
A respeito da aprendizagem de escrita de textos: “Tornando-nos leitores atentos de bons textos, assumindo uma postura crítica ante os vários textos que se apresentam em nosso cotidiano, dominando alguns recursos linguísticos básicos, refletindo sobre a realidade, é possível, ao longo do tempo, aprimorar a qualidade de nossos textos.” Indique abaixo a resposta CORRETA que complementa esse pensamento citado acima.
Um dos defeitos apresentados em um texto, quando o redigimos é a capacidade de utilizar mais palavras do que o necessário para exprimir uma ideia. É alongar-se, e não ir direto ao assunto. É “encher linguiça”. Isso é o antônimo de concisão e objetividade. A essa característica (que deverá ser evitada a todo custo) no gênero escrito damos o nome de... Indique abaixo a resposta CORRETA que completa a questão acima proposta.
Para comunicar-se, o homem dispõe, de uma série de recursos: palavras, gestos, expressões fisionômicas, símbolos, sinais e sons. A esse sistema organizado de sinais que serve como meio de comunicação entre os indivíduos, dá-se o nome de... Indique abaixo a resposta CORRETA que completa o parágrafo acima.
A coesão textual pode ser entendida como o fenômeno que diz respeito ao modo como os
elementos linguísticos presentes no texto encontram-se interligados entre si, por meio de
recursos também linguísticos, formando sequências veiculadoras de sentidos. A esse respeito,
analise as afirmativas a seguir.
Estão CORRETAS, apenas, as afirmações constantes nos itens
O TEXTO 04 refere-se a uma das novas regras de acentuação instituída a partir do último
acordo ortográfico que se tornou obrigatório no Brasil a partir de 01 de janeiro de 2016 . A
respeito dessa regra, marque a única alternativa CORRETA.
Introdução, desenvolvimento e conclusão é a estrutura clássica do gênero... Aponte abaixo a resposta CORRETA que apresenta o gênero de texto que se enquadra na citação acima citada.
É abrangente em seu significado, quando
tomamos os seguintes termos: veículo e carro.
Veiculo é mais abrangente, pois em seu
significado está contido o significado de carro.
Essa é a definição de:
Observe o seguinte exemplo: O interior de São Paulo está coberto por doces mares, donde se extrai o açúcar. Esse é um exemplo de qual figura de linguagem? Aponte abaixo a resposta CORRETA.
Sobre o uso correto do hífen, assinale a alternativa CORRETA.