Considere o seguinte trecho:
Marcar encontros para ver os amigos pode virar um problema quando a agenda já está cheia. Nesses momentos, cancelar o compromisso, na certa, nos dá um certo alívio.
Os termos sublinhados indicam, respectivamente:
Com relação às ideias e a aspectos linguísticos do texto CG2A1AAA, julgue o item subsequente.
A correção gramatical e o sentido original do texto seriam mantidos caso a forma verbal “aconteceram" (l.9) fosse substituída por ocorreu ou por ocorreram.

A respeito de aspectos linguísticos do texto CG2A1BBB, julgue o próximo item.
A vírgula logo após Prezado(a) Senhor(a) foi empregada para isolar um vocativo.

A respeito de aspectos linguísticos do texto CG2A1BBB, julgue o próximo item.
A correção gramatical do texto seria mantida com a substituição da preposição para pela preposição a, em para participar da solenidade de lançamento do Projeto Parceiros da Paz e da Campanha Maranhão na Prevenção às Drogas.
Analise as afirmações abaixo, considerando o emprego de algumas palavras e expressões no poema: I- A expressão “de quando em quando” equivale a “de vez em quando”. II- Na segunda estrofe, a palavra “após” poderia ser substituída por “depois de”. III- O cartão ao qual se refere o eu lírico na terceira estrofe é o cartão utilizado para registrar o horário de saída e de chegada no trabalho. IV- A terceira estrofe é iniciada com uma conjunção que indica “condição”. Estão corretas:
Das afirmações seguintes
I- O cartunista constrói o humor da tira a partir de uma situação absurda no mundo real.
II- Na manchete “Cientistas salvam baleia encalhada" o verbo destacado está na voz passiva
III- Em “Cientistas salvam baleia encalhada" a predicação do verbo destacado é transitiva indireta.
A palavra “engavetamento", empregada no texto, nasceu da forma verbal ENGAVETAR. Como devemos denominar o processo de formação da palavra “ENGAVETAR"?
Releia o trecho a seguir.
“Quando analisado de perto, o preconceito linguístico deixa claro que o que está em jogo não é a língua, pois o modo de falar é apenas um pretexto para discriminar um indivíduo [...]"
O conectivo destacado confere ao trecho um sentido:
Releia o trecho a seguir.
“[...] mesmo sem nenhum fundamento real, já se solidificaram como estereótipos."
Assinale a alternativa em que o verbo destacado está no mesmo tempo verbal daquele destacado nesse trecho.
Analise as afirmativas a seguir.
I. Fatores externos ao sistema linguístico são determinantes para caracterizar uma língua.
II. Os linguistas reconhecem a imprecisão existente para caracterizar uma língua.
III. Fatores internos ao sistema linguístico são determinantes para caracterizar uma língua.
De acordo com o texto, estão corretas as afirmativas:
Releia o trecho a seguir.
“Nenhuma delas, porém, se sobrepõe a outra em importância."
Assinale a alternativa cuja palavra destacada não pertença à mesma classe gramatical da palavra destacada nesse trecho.
A palavra “engavetamento”, empregada no texto, nasceu da forma verbal ENGAVETAR. Como devemos denominar o processo de formação da palavra “ENGAVETAR”?
De acordo com a leitura do texto, analise as afirmativas a seguir.
I. A autora é uma dessas mães que já esperaram em vão para que os filhos arrumem os brinquedos.
II. Os pais devem quebrar algum brinquedo para que as crianças passem a guardá-los depois de brincar.
III. As crianças sempre deixam os brinquedos espalhados depois de brincarem com eles.
Estão incorretas as afirmativas:
Releia o trecho a seguir.
“[...] não enxergará nem o Hulk gigante ou o pogobol trambolhosamente nostálgico."
A adição do sufixo “–mente" à palavra “trambolho" cria uma nova palavra que pertence à classe dos:
A principal característica que faz desse texto um artigo de opinião é o(a):