Considerando os processos de formação de palavras em português relacionados ao texto, analise as afirmativas seguintes.
I. A forma “desache" foi formada por derivação prefixal, processo que possibilita a mudança de classe da palavra.
II. A forma “desache" foi criada porque houve exigência do sistema linguístico, uma vez que se necessitou empregar um item lexical de uma classe em outra.
III. A criação da nova forma “desache" se relaciona às rupturas de pensamento relacionadas às transformações do mundo, à função de rotulação, por sua vez, relacionada com o aspecto semântico.
IV. A criação de novas formas acontece relacionada às mais diversas modalidades: coloquial, culta, literária, técnica, científica, de propaganda, conforme se pode comprovar com a forma “desache".
Estão corretas as afirmativas:
Observe as frases seguintes.
I. Faz cinco meses que não vou ao cinema.
II. Alguém havia aberto a porta.
III. Esperança haverá sempre.
IV. Gritaram o meu nome por aí.
V. Não encontraram o corpo do rapaz afogado.
Assinale a alternativa que apresenta o comentário CORRETO.
Das afirmações seguintes:
I- O humor da tira é construído a partir de um malentendido entre as duas personagens, causado pela dupla possibilidade de segmentação da sequência sonora ASSINA.
II- Pode-se afirmar que o cliente compreende claramente as perguntas do funcionário no último quadrinho.
III- A intenção do funcionário era que o cliente assinasse a ficha preenchida.
Entre as frases a seguir, há apenas uma em que o diminutivo não dá ideia de afetividade. Qual é ela?
Das afirmações seguintes:
I- As formas verbais do 1º quadrinho se encontram, respectivamente, no pretérito perfeito do subjuntivo e futuro do presente do indicativo.
II- A forma verbal omitida nas falas do 4° quadrinho encontra-se no futuro do pretérito do indicativo.
III- O motivo dado pela ratinha em querer ser cobra, provoca o humor da tira.
Das afirmações seguintes:
I- A relação semântica estabelecida no poema entre o sujeito da forma verbal “mostravam", o eu lírico, o interlocutor do eu lírico e o restante do mundo é de independência, pois a morte de uma pessoa ou a tristeza de outra não impedem a alegria no mundo.
II- A palavra “ALEGREMENTE" produz no poema o efeito de contraste entre o estado de tristeza do eu lírico e a vida e, ao mesmo tempo, o de independência da vida do mundo em relação às pessoas.
III- “As pedras e as nuvens e as árvores" é o núcleo do sujeito da forma verbal “mostravam".
Tomando o 1° verso – “É preciso casar João” – como se classifica a oração “casar João”?
Das afirmações seguintes:
I- É possível afirmar quanto ao verso final, que o mundo, da forma como se apresenta, não é viável. É preciso destruí-lo para que, quem sabe, surja da destruição uma realidade diferente.
II- Para o eu lírico, a realidade e a vida presentes são incompletas, insatisfatórias, pois sempre falta algo para que a felicidade seja alcançada.
III- A oração “é preciso" situa-se temporariamente no presente, mas projeta a necessidade para um plano hipotético e futuro.
Para referir-se a crimes e hostilidades contra imigrantes, judeus e negros, o texto empregou, respectivamente, os termos:
Assinale a alternativa cujo acento indicador de crase foi empregado de forma incorreta.

A respeito de aspectos linguísticos do texto CG2A1BBB, julgue o próximo item.
O autor do texto optou pela utilização de um nível de linguagem predominantemente informal como estratégia para atrair o interesse dos leitores.

Acerca das ideias e de aspectos linguísticos do texto CG2A1CCC, julgue o seguinte item.
No texto, a palavra “adstrito" (l.11) tem o mesmo sentido de limitado.
Do texto, é correto concluir que
Levando em conta suas características, é correto afirmar que o texto
Os verbos destacados no texto estão todos no