Há vários momentos do texto 1 em que se juntam termos de valor substantivo e valor adjetivo; o par abaixo em que NÃO ocorre mudança de significado em caso de troca de posição é:
Na fala do personagem-pai na charge há um erro de acentuação no vocábulo “quê”; a frase em que ocorre o mesmo erro ortográfico é:
As funções da linguagem expressam as intenções dos falantes da língua e representam as variadas formas da comunicação linguística, contudo, assinale a alternativa correta referente as funções da linguagem: emotiva ou expressiva, referencial, metalinguística, poética e apelativa.
I) Recorde-se que o Real foi lançado há mais de 20 anos, mais precisamente em julho de 1994. (Referencial).
II) Escolha no jornal um artigo do tamanho que você deseja dar a seu poema. (Metalinguística).
III) Nós te amamos! (Emotiva ou expressiva)
IV) Não perca a chance de ir ao cinema pagando menos! (Apelativa).
Assinale a alternativa CORRETA, referente ao diminutivo e aumentativo.
Assinale a alternativa CORRETA referente a linguagem verbal e não verbal.


segunda imagem demonstra uma placa de sinalização, entretanto e considerada uma linguagem não verbal.
Assinale a alternativa CORRETA, referente aos fenômenos semânticos: sinonímia, homonímia, antonímia, paronímia, hiponímia, hiperonímia, ambiguidade, polissemia e conotação.
I - Ele abriu mão dos seus direitos.
II - Ela tem um coração de pedra.
III - A menina de azul foi a praia.
Analise as afirmações apresentadas a seguir.
I. Em “Existe alguma hora que não seja de relógio?", a oração sublinhada é uma oração subordinada adjetiva explicativa.
II. Em “[...] tem surgido, cada vez mais frequente, o diminutivo do gerúndio.", a expressão destacada atua como sujeito da locução verbal “ter surgido".
III. “Não pense que para por aí [...]", a oração sublinhada é uma oração subordinada substantiva objetiva direta.
IV. Em “[...] se te chamarem de 'queridinho', querem é que você exploda.", a oração destacada é uma oração subordinada adverbial causal.
Estão corretas apenas as afirmativas
Em: “Você é tapeado por si mesmo.” (linha 01), o vocábulo mesmo tem a mesma classificação morfológica que tem na frase da alternativa:
Releia: “Mais de 40 milhões de brasileiros moram em residências sem acesso a água potável, mesmo estando no país com as maiores reservas de água doce do mundo." (linhas 01-02). O vocábulo mesmo classifica-se como:
O fragmento Também compuseram o estudo perguntas como quantas pessoas não curtem se arrumar para sair (22%)... (3º parágrafo) fica corretamente reescrito de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa, sem prejuízo do sentido, com a substituição do trecho destacado por:
Poderia até se pensar que é um parque mais apropriado para crianças, mas logo se percebe que encanta mais os adultos pela perfeição e cenários realísticos do pequeno mundo aí representado. (2º parágrafo)
Nesse fragmento, a oração iniciada pela conjunção mas expressa, em relação à oração que a antecede, a ideia de
“Alguns locais são impróprios para a construção de moradias. Os morros são um exemplo, porque a inclinação do terreno dificulta a construção das casas e pode colocar em risco a vida dos moradores".
O segundo período desse segmento do texto, em relação ao primeiro, mostra a função de
O texto emprega alguns vocábulos formados com o sufixo –ção. Os dois vocábulos abaixo que mostram processo de formação exatamente idêntico são:
Assinale a opção que indica o pensamento que pode ser interpretado como uma defesa do meio ambiente.
O texto lido pertence ao modo argumentativo. O argumento básico do texto se apoia